Aloha Spirit completa 11 anos em Ilhabela | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes
Foto: Ale Socci e Carla Falleiros

Aloha Spirit completa 11 anos em Ilhabela

Evento é considerado um dos maiores festivais de esportes de praia


26 de março de 2019 às 14:54
Por Da Redação
Foto: Ale Socci e Carla Falleiros

Foto: Ale Socci e Carla Falleiros

Foto: Ale Socci e Carla Falleiros

Foto: Ale Socci e Carla Falleiros

O Aloha Spirit 2019, que celebra 11 anos como um dos maiores festivais de esportes de praia do mundo, será aberto em Ilhabela de 12 a 14 de abril. A Praia do Perequê, tradicional 'palco' do evento, reunirá nove modalidades em disputa, sendo a maioria no mar, além de várias ações socioambientais no Espaço Conexões, reunindo em um mesmo local, discussões sobre esportes, arte e cultura.

 

Os atletas competirão na va’a, modalidade conhecida como canoa havaiana ou polinésia, em equipes, duplas e individual, stand up paddle (SUP), surfski, paddleboard, waterman e natação em águas abertas; também haverá prova de apneia estática e beach run, corrida de montanha, e o remo indoor.

 

Além das competições, o evento promoverá vasta programação, que inclui festival de cinema, aulas de yoga, slackline, espaço kids, shows musicais, feira de artesanato e de produtos esportivos. No Espaço Conexões, além das rodas de conversa, haverá a palestra da médica de aventura Karina Oliani, a mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest e também a primeira mulher sul-americana a escalar o Everest por suas duas faces, além de ser bicampeã brasileira de wakeboard, snowboard e recordista em mergulho livre (apneia).

 

O Aloha Spirit 2019 contará com três etapas, e os campeões serão anunciados após a soma dos resultados da temporada. O Circuito prosseguirá em Brasília (DF), nos dias 21, 22 e 23 de junho, no Pontão do Lago Sul, e a final está marcada para 22, 23 e 24 de novembro, na Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ).

 

Quem ainda não se inscreveu para a etapa de Ilhabela pode garantir participação pelo site alohaspirit.com.br. O atleta pode optar por correr duas provas com o valor da taxa reduzido.

 

Aloha Spirit 

O evento começou a ser realizado em Ilhabela, em 2009, apenas com as disputas de canoa havaiana, reunindo 60 atletas. Com o passar dos anos e com o aumento das categorias esportivas, foi ganhando corpo e reunindo mais de seis mil esportistas.

 

“Esse evento fecha um primeiro ciclo, que é ter tornado o Aloha um dos maiores eventos do mundo e, já internacional, abre um novo ciclo, que é continuar sendo uma referência em competições”, afirma o criador e diretor do Aloha Spirit, João Castro. A expectativa é de que o número de inscritos seja ainda maior na cidade do que no ano anterior. 

 

Castro também fala sobre as novidades esportivas para 2019. “A corrida de montanha não é esporte aquático, mas atende amigos, familiares, acompanhantes, que por vários anos fizeram essa solicitação. Muitos correm, pois não fazem nada na água, seja por medo ou por não nadarem. O remo indoor surgiu para inserir atletas do remo olímpico. Mas com essa nova modalidade, atraímos atletas de crossfit e que serão muito bem-vindos. Estou certo que muitos vão olhar para as modalidades no mar é iniciar em alguma delas”.

 

No ano passado, um dos grandes destaques do Aloha Spirit foi o paulista Rogério Mendes, campeão nas modalidades waterman e va’a individual e a baiana Sinara Pazos Britto, que faturou quatro títulos, no waterman paddleboard e na natação no mar nos 1.500 e nos 3.800 metros. Outros atletas conhecidos também garantiram títulos como: Luiz Guida, o Animal, e Lena Guimarães, ambos no sup race e no sup técnico.

 

O Aloha Spirit 2019 tem os patrocínios de Corona (Ambev) e prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

  

Mais sobre o Aloha Spirit pode ser conferido no site oficial alohaspirit.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBR, instagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral