Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana completa 16 anos com recorde de equipes inscritas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Stories

Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana completa 16 anos com recorde de equipes inscritas

Da Redação
15 de março de 2019 às 09:45
Foto: Ivan Storti

Samu Team Brazil superou o próprio recorde com mais de 15 minutos de vantagem sobre a vice-campeã, Base Alpha
Samu Team Brazil superou o próprio recorde com mais de 15 minutos de vantagem sobre a vice-campeã, Base Alpha Foto: Neto Tuareg

Foto: Ivan Storti

Foto: Ivan Storti

Uma das provas mais emocionantes, disputadas e estratégicas da modalidade no Brasil, a Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana completa 16 anos com novo recorde de equipes inscritas. O evento está confirmado para o próximo dia 30, com largada e chegada em Santos, reunindo agora 38 canoas, cinco a mais do que em 2018, garantindo a maior largada já feita nesse tipo de esporte.


A expectativa é de que cerca de 700 pessoas estejam envolvidas e participando diretamente, no mar, da competição, entre atletas, apoios e organização, bem como Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos. Só de competidores serão 342.


As equipes estarão divididas nas categorias masculina, com maior participação, totalizando 15 canoas; feminina; mista; geral 40+; e geral 50+. Estarão presentes atletas de seis estados, da Bahia ao Rio Grande do Sul, além de um time do Chile, vindos de Maitencilillo, no Oceano Pacífico.


A prova, com patrocínio da DP World, por meio do Promifae/Semes, e Caiaques Opium, tem um percurso total de 75km de remadas, passando por toda a costa da Ilha de Santo Amaro, Guarujá, com a largada e chegada na Praia da Aparecida, em Santos. Os atletas remam em trechos de mar, com chances de ondulação, dificultando ainda mais o desafio, depois em rio, no Canal de Bertioga, e no estuário de Santos, passando pelo porto, o que exige grande preparo físico e estratégia de navegação.


Cada equipe é composta por nove atletas, sendo seis remando e três no revezamento, com as trocas feitas com a embarcação em movimento, trazendo ainda mais emoção à disputa. Por segurança, a canoa é acompanhada o percurso todo por um barco de apoio, onde estão os staffs, alimentação e os atletas que estão revezando.


 O organizador do evento e um dos maiores entusiastas do esporte, Fábio Paiva destaca: “A primeira fase já foi vencida, que é a organização da equipe, a preparação e a estrutura para enfrentar essa prova. Essa edição vai marcar a história no Brasil, será a maior largada de canoas havaianas”.


Todos os detalhes da prova, sobretudo a segurança de todos, serão esclarecidos no briefing oficial, na véspera do evento, na sexta-feira, 29, no Sheraton Santos Hotel, no bairro da Aparecida, bem próximo à área de largada e em frente ao Praiamar Shopping. “Estamos mudando algumas estratégias preventivas pela quantidade de gente no mar. O importante é a segurança de todos”, comenta Paiva.


No ano passado, a vitória geral ficou com a equipe Samu Team Brazil, estabelecendo o novo recorde do percurso, com 5h41s12, para baixar dez minutos a marca de 2017 e com mais de 15 minutos de vantagem sobre a vice-campeã, a Base Alpha, com 5h56min52s.


A hexacampeã TriboQPira foi a terceira com 5h59min46s. A primeira equipe mista foi a CPT (13ª geral), com 6h52min47s, enquanto que a campeã feminina foi a Mosaico, formada por atletas brasileiras, argentinas, chilenas e norte-americanas (19ª no total), com 7h17min29s.


A organização é da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.