Maresias recebe o projeto Onda Azul neste sábado | Sistema Costa Norte de Comunicação
|
Esportes
Foto: Divulgação/Instituto Gabriel Medina

Maresias recebe o projeto Onda Azul neste sábado

Projeto proporciona aulas de surfe para pessoas com transtorno do espectro autista

21 de fevereiro de 2019 às 13:16
Por Da Redação
Foto: Divulgação/Instituto Gabriel Medina

Foto: Divulgação/Instituto Gabriel Medina

A praia de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, recebe neste sábado, 23, às 9h, o projeto Onda Azul, que proporciona aulas de surfe para pessoas com transtorno do espectro autista. 


Esta será a primeira aula da iniciativa, que tem vagas abertas durante o ano inteiro. Para participar é necessário se inscrever na Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) ou pelo e-mail: ondaazulsaosebastiao@gmail.com. A prefeitura explica que, quando as vagas forem preenchidas, será aberta uma lista de espera. Para fazer a inscrição será necessário preencher um questionário, um termo de responsabilidade, assinar uma autorização para uso de imagem e entregar uma foto 3x4.


Uma das coordenadoras do Onda Azul em São Sebastião, Sandra Lamb, comentou da importância dele para o município. Ela completou: “Os objetivos propostos pelo projeto em sua origem tem sido alcançados além do previsto, é visível o desenvolvimento do surfista, a felicidade de todos eles, das famílias e dos voluntários. Agradeço o apoio de todos os nossos colaboradores e do meu parceiro e também coordenador do Onda Azul em São Sebastião, Ubiratan Mourão”.


Projeto

São Sebastião é uma das quatro cidades do Brasil a contar com o projeto idealizado e colocado em prática, em 2015, por cinco amigas que viviam em Florianópolis, em Santa Catarina. Elas viram no surfe uma ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação social, trabalhar aspectos sensoriais utilizando o ambiente da praia, articular ambientes e momentos de interação do autista com a sociedade e, com isso, colaborar para o desenvolvimento psicomotor através da prática esportiva e promover noções de educação ambiental para os autistas, famílias e a comunidade em geral.


A partir de 2017 o Onda Azul passou a ocorrer também em São Sebastião, com a parceria e apoio da prefeitura, do Instituto Gabriel Medina e do Instituto Esporte Educação e da Arte Sup; sempre com realização da Associação Onda Azul.


A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), está localizada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 812.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral