Campeonato de vela chega ao fim com 15 classificados para o sul-americano | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Campeonato de vela chega ao fim com 15 classificados para o sul-americano

Da Redação
17 de janeiro de 2019 às 14:00
Foto: Aline Bassi

Foto: Aline Bassi

Foto: Aline Bassi

Foto: Aline Bassi

O 47º Campeonato Brasileiro da classe Optimist encerrou com recorde de participantes, com 220 no total, entre os estreantes e os veteranos, de nove estados e do Chile. A competição, sediada na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, contou com Gustavo Glimm, do Veleiros do Sul, e Gabriela Vassel, da flotilha Borrachudo, de Ilhabela, que garantiram o título geral e feminino, respectivamente, por antecipação e nem precisariam velejar, mas ainda assim foram para a água.


Ivo Leite, diretor da Escola de Vela Lars Grael, comenta que o campeonato foi uma grande experiência para a unidade. "Tivemos que preparar a nossa sede com alojamento, espaço para os barcos e velas e a equipe trabalhou dia e noite para que tudo desse certo. Competimos com 12 atletas e conseguimos colocar quatro entre os 20 primeiros, incluindo o título feminino, um resultado excelente se comparado ao ano passado. Contratamos o Alexandre Paradeda como técnico e com certeza estamos no caminho certo para levar a flotilha para frente!”.

 

O evento movimentou ainda mais a ilha neste início de ano, com a presença não só dos velejadores, mas também dos pais e dos técnicos, que se hospedaram na região do Pequeá, em hotéis e casas alugadas. Diariamente, cerca de 500 pessoas passaram pela Escola em dez dias de competição. Foram gerados 55 empregos diretos, entre os funcionários da escola, as pessoas responsáveis pelas regatas em água (comissão de regata, juízes e botes de apoio), pessoal da cozinha e apoio de terra.

 

Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas, comentou sobre a organização do campeonato: “Ilhabela no verão é uma cidade bem cheia, então é um fator que dificulta um pouco, mas o evento superou minhas expectativas. Tivemos uma quantidade de barcos muito maior do que esperávamos, estávamos contando com no máximo 200 velejadores e chegamos em 220. Mas, temos um super apoio da Prefeitura e dos funcionários da Escola de Vela Lars Grael, então deu tudo certo”.

 

O 47º Brasileiro de Optimist teve outros dois eventos em paralelo: a Copa Brasil de Estreantes, vencida por Erik Scheidt, filho de Robert Scheidt, e o Campeonato Brasileiro por Equipes, vencido pela equipe Rio de Janeiro 1, do Iate Clube do Rio de Janeiro, ambos encerrados no dia 11.

 

Os resultados podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS). As fotos estão disponíveis na fanpage da Fevesp no Facebook.

 

O 47º Campeonato Brasileiro tem a realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, organização da Fevesp, Escola de Vela Lars Grael e Mídia Certa Ilhabela Brasil e apoio Institucional CBVela e ABCO.


Além do campeonato brasileiro, também estavam para ser definidas 15 vagas para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril. As vagas são distribuídas para os 11 primeiros meninos e para as quatro primeiras meninas. O evento serviu também como primeira etapa da seletiva para o Mundial, Europeu e Norte-Americano. A segunda etapa será realizada em Vitória, em fevereiro.


Resultados:

Veteranos

1. Gustavo Glimm, VDS, 44 pontos perdidos (pp)

2. Bernardo Martins, ICRJ, 64 pp

3. Erick Carpes, 67 pp

4. Gabriela Vassel, Ilhabela, 79 pp

5. Miguel Machado, ICES, 92 pp

 

Feminino:

1. Gabriela Vassel, Ilhabela, 79 pontos perdidos (pp)

 

Infantil:

1. Miguel Machado, ICES, 92 pp

 

Mirim:

1. Vitória Lima, ICB, 457 pp

 


Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.