Ilhabela recebe Campeonato Brasileiro de Vela a partir de sábado | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes
Foto: Divulgação

Ilhabela recebe Campeonato Brasileiro de Vela a partir de sábado

Competição deve atrair mais de 200 barcos no arquipélago


02 de janeiro de 2019 às 11:58
Por Da Redação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ilhabela recebe entre 5 e 15 de janeiro, o 47° Campeonato Brasileiro de Optimist, um dos principais eventos da agenda nacional da vela, que promete reunir no arquipélago mais de 200 barcos. A disputa, com sede na Escola Municipal de Vela “Lars Grael”,  será composta por atletas ranqueados, representantes dos diversos estados participantes. 


A classe Optimist é considerada a iniciação na vela. É um barco monotipo, com apenas um velejador, com idade entre 7 e 15 anos. Grandes nomes surgiram na vela a partir dessa classe.


Nos dois primeiros dias, a programação será de reuniões técnicas e confirmações das inscrições. Na segunda-feira, 7, às 19 horas, estão previstos a cerimônia de abertura e o desfile oficial do campeonato no Centro Histórico da cidade. Na terça-feira, 8, às 13h, começam as regatas que contam pontos para o campeonato, que será encerrado no dia 15.

 

A escolha de Ilhabela como sede ocorreu após uma disputa com Brasília, por meio de uma assembleia, realizada no Yacht Clube da Bahia. O secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, comentou: “Nossa cidade tem condições favoráveis ao esporte náutico: o vento, águas quentes, estrutura para sediar campeonatos de grande porte como este, que trará cerca de 200 barcos ao canal. Além disso, é uma oportunidade para os nossos alunos colocarem em prática todo o aprendizado oferecido”.


São Sebastião

Entre as cidades que marcarão presença no campeonato está a vizinha São Sebastião. Segundo a Divisão de Esportes Náuticos da SEESP, a cidade será representada por sete atletas, de 10 a 14 anos, alunos da Escola Municipal de Vela de São Sebastião.

 

Para o chefe da Divisão de Esportes Náuticos, Ubiratan Mourão, é importante para os atletas participarem da competição. Disse ele: “Esse é o evento mais importante da classe para nós, e a participação nas principais competições mostra a estruturação da nossa Escola de Vela de São Sebastião”.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral