Jogos e festividades indígenas acontecem na Aldeia Nhamandu Mirim | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Jogos e festividades indígenas acontecem na Aldeia Nhamandu Mirim


20 de abril de 2012 às 13:45
Por Costa Norte

Uma ação conjunta entre o Departamento de Esporte e Lazer de Peruíbe e a Aldeia Nhamandu Mirim, localizada na Estância Santa Cruz, Terra Indígena Piaçaguera, irá proporcionar neste fim de semana (21 e 22) a realização dos ‘I Jogos e Festividades Indígenas de Peruíbe’. O evento contará com torneio esportivo e manifestações culturais de tradição indígena, com a participação de aldeias indígenas da capital, Litoral e Vale do Ribeira.
A iniciativa do município ainda contemplou o campo de futebol da aldeia, que está recebendo o beneficiamento de duas traves novas em ferro galvanizado que irá estimular ainda mais a prática do futebol nessa comunidade e a oportunidade de receber equipes visitantes.

Doações
As equipes de futebol da Aldeia Nhamandu Mirim também estarão sendo beneficiadas com a doação de três jogos de camisas, calções e meiões. A aldeia tem uma equipe principal masculina, uma juvenil e uma equipe feminina. “A aldeia estará recebendo também bolas e cones para que o monitor da própria aldeia, o cacique Domingos possa passar o ensinamento da modalidade para todos os interessados”, declarou Washington Luiz Jesus dos Reis, diretor de Esporte e Lazer.

Programação
A programação prevê para as 9h do sábado (21), abertura cultural com a entrada da bandeira do Brasil, roda de confraternização de todas as aldeias com benção do txeramõe e canto coletivo musical. Haverá em seguida, falas do cacique e líderes. A abertura do torneio acontece com guerreiras da aldeia Nhamandú disputando o Cabo de Guerra. O sorteio das chaves e início dos torneios masculino e feminino de futebol serão realizados ainda entes do almoço, previsto para o horário das 12h às 13h.

Tarde e noite
Às 13h30 acontece o torneio de arqueiros do Nhamandú Miriim, assim como a continuação da 1ª fase do torneio de futebol e, na seqüência, homenagens diversas. Uma programação cultural acontece após o jantar, às 19h0, com apresentação do DVD ‘Fortalecendo as raízes culturais Aldeia Nhamandú Mirim’, e se estende com fogueira, apresentações artísticas e baile dançante até a 0h.

Para domingo
No domingo (22), a programação começa com o café da manhã, seguida da apresentação do Cabo de Guerra masculino - guerreiros do Nhamandú Mirĩ. A seqüência traz uma Roda de Confraternização, com a música ‘Imagem da Selva’. Será observado após a fala do cacique, 1 minuto de silêncio em homenagem aos grandes líderes que fizeram parte das grandes conquistas do povo local. Ainda pela manhã, a final do torneio de futebol masculino e feminino. O evento será encerrado com a premiação das competições e manifestações finais dos participantes.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral