Esporte: Fortes emoções marcam a final dos Jogos Estudantis | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Esporte: Fortes emoções marcam a final dos Jogos Estudantis

Mayumi Kitamura
12 de novembro de 2018 às 16:01
Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

Foto: Diego Bachiéga/PMB

A final do 16º Jogos Estudantis de Bertioga, ocorrida no sábado, 10, proporcionou fortes emoções no Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves. Além das disputas pelas primeiras colocações, o evento contou também com homenagens a pessoas que contribuíram para o andamento e conclusão dos jogos.


Saiba primeiro! 📲 Participe do nosso grupo de WhatsApp: https://bit.ly/2NlExy3


Desde o dia 16 de outubro, os alunos de 27 escolas do município, entre municipais, estaduais e particulares, competiram em 11 modalidades esportivas: atletismo; damas; xadrez; judô; caratê; tênis de mesa; futsal; queimada; câmbio; vôlei e handebol. O encerramento foi marcado pelas finais de futsal.


Pelo sub 8 feminino, o José de Oliveira venceu o Inácio Hora por 1x0. Radiante com a vitória, a capitã do time, Larissa Santos do Nascimento, de 8 anos, comentou: “A gente trabalhou muito para conseguir. Eu estou muito feliz com essa vitória”. A técnica do time, a professora de Educação Física da escola, Michele Santos, acredita que um dos motivos para a equipe conquistar o título seja a inauguração da quadra, ocorrida na metade do ano, já que as crianças têm mais oportunidade de aprender o esporte. Disse ela: "É demais, não pela escola em si só, mas pelas crianças. Elas esperam muito esse dia, e elas vieram contentes, dispostas a jogar. Elas deram tudo de si, e agora a alegria é para sempre. Elas terão esse momento no coração delas até o último dia".


Pelo sub 12 feminino, o troféu de primeiro lugar foi para o Metodista, que fez dois gols, contra um do Belegarde. A alegria pela vitória ficou estampada no rosto das alunas e, a capitã do time, Laura Coelho Ramos, de 12 anos, conta que, nos Jogos Estudantis anteriores, o grupo não foi longe, por isso, ganhar teve um gosto especial. "Foi sensacional porque no ano passado, perdemos de primeira, e esse ano eu posso ver como a gente evoluiu porque a Elaine nos treinou muitas vezes. Eu só tenho a agradecer".


A Elaine Barcelar Gaia, citada por Laura, é a professora de Educação Física, do Metodista, que lembrou toda a trajetória dos alunos durante a realização do evento esportivo. Ela destacou: “Foi suado! Mas a dedicação das meninas e dos meninos da categoria, e de todas as modalidades, fez a diferença. Apesar de eu estar com 30 anos de profissão, é extremamente emocionante”.

As finais também contaram com as vitórias: do Willian Aurelli pelo sub 14 feminino, por 4x0 contra o Maria Celeste; do Belegarde sobre o Willian Aurelli pelo sub 14 masculino, por 5x1; do Belegarde sobre o Caiçara pelo sub 12 masculino, por 2x1; do Genésio sobre o EMEIF Boracéia no sub 12 feminino, por 1x0; do Delphino sobre o Viver, no sub 10 masculino, por 3x0; e do Buzinaro sobre o Hilda, no sub 8 masculino, por 2x0.


Esporte pela educação

Muito além de competição, os Jogos Estudantis buscam colaborar com o aprendizado dos alunos, conforme apontaram os organizadores do evento, da prefeitura de Bertioga. Para o prefeito Caio Matheus, a inclusão, socialização e entusiasmo das crianças e adolescentes foi o principal troféu do município. Ele comemorou: "Foi um sucesso, e está melhor a cada ano. Logo quando assumimos, no ano passado, resgatamos os Jogos Estudantis, que haviam sido esquecidos, estavam há anos parados, e do ano passado para cá foi só crescimento".


Na opinião do secretário de Educação do município, Rubens Mandetta, as competições têm reflexo positivo na escola com a valorização da unidade pelos resultados obtidos e a autoestima dos alunos. Além de tudo isso, ele destaca o processo de aprendizagem por meio do esporte. Ele destaca o trabalho em equipe, o saber perder e o companheiros como alguns aspectos absorvidos pelos alunos por meio das disputas. 


O diretor de Esportes, Danilo Lerne, destacou outros aspectos: “Dá para perceber na cara das crianças, a emoção, a valorização. E hoje estamos preocupados não com o atleta, mas com a formação da criança. Estamos muito felizes com o que está sendo realizado”. 


Homenagens 

Durante a cerimônia foram entregues homenagens à pessoas que colaboraram com a realização dos Jogos Estudantis, entre elas, ao motorista que, com uma manobra, evitou um acidente enquanto transportava alunos da EM José Carlos Buzinaro, que voltava de um jogo.


No dia 7 de novembro, ao retornar do Ginásio Municipal, o motorista de ônibus Milton Batista de Aguiar foi surpreendido por um caminhão que, ao realizar uma ultrapassagem, quase causou uma tragédia. Para evitar uma colisão, o motorista do ônibus escolar saiu bruscamente da pista e parou no acostamento, onde atolou no gramado. O caminhoneiro não parou para prestar socorro e, apesar do susto, ninguém ficou ferido. Por evitar um grave acidente, o motorista recebeu homenagem dos alunos da EM José Carlos Buzinaro. Emocionado, após receber a placa pelos estudantes, o motorista comentou estar "de pernas moles", pois não fazia ideia da homenagem. 


Ele contou da apreensão no dia do acidente: "Na hora, a primeira coisa que fiz foi ver se as crianças estavam bem e, graças a Deus, estavam todas bem. Na verdade, elas nem perceberam, porque não teve impacto, nem balançou, de maneira a assustar as crianças. Quando elas viram, nós já estávamos parados no mato. Graças a Deus ninguém se machucou".


Além do motorista Milton Batista, recebeu homenagem das crianças, como Professor Destaque dos Jogos Estudantis, Adriana Leal, por levar seus alunos a todas as etapas do Circuito Bertioga de Tênis de Mesa, Copa Cidade de Bertioga de Futebol Society e, por fim, aos Jogos Estudantis. Também foram homenageados o secretário de Educação Rubens Mandetta e o prefeito de Bertioga Caio Matheus, pelo empenho e incentivo ao esporte.

 


Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!