Evento de Stand Up Paddle pretende chamar atenção para balneabilidade no Itaguá | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Evento de Stand Up Paddle pretende chamar atenção para balneabilidade no Itaguá


23 de março de 2012 às 13:25
Por Costa Norte

O Ubatuba Convention & Visitors Bureau, com apoio da prefeitura local, vai realizar sábado (24), o ‘1º Itaguá de Dia’, evento de Stand Up Paddle. A modalidade esportiva é realizada com pranchas de fibra, onde o praticante permanece em pé e se utiliza de um remo para efetuar o deslocamento.

A prática, antes restrita a algumas localidades, virou moda e hoje em dia já possui milhares de adeptos no país.

 

Foco principal

O evento tem como foco principal chamar a atenção para a praia do Itaguá, que é um dos melhores locais para a prática do Stand Up Paddle, mas recebe frequentemente bandeira vermelha da Cetesb, o que indica a balneabilidade imprópria. “O evento foi idealizado no sentido de levantar a importância de se permitir ações na região que levem à despoluição desta, que é considerada uma das mais belas vistas de todo o Litoral brasileiro”, explica Luiz Felipe Azevedo, presidente do Ubatuba Convention & Visitors.

 

Detalhes

Nesta semana, estiveram reunidos representantes das Secretarias de Esporte e Lazer, Turismo, Meio Ambiente, Coordenadoria de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Latitude 23, SUP e UCVB para acertar os detalhes do evento.

As atividades começam às 8h, com aula de ioga e alongamento para os inscritos. Em seguida haverá uma clínica de Stand Up Paddle com especialistas e corrida de duplas em canoa de voga.

 

Em 2 partes

As competições serão divididas em duas partes: por equipes (quatro pessoas tipo revezamento, usando a mesma prancha) e sprint (competição de mil metros individual, masculino e feminino). A premiação para o 1º colocado será de R$ 2 mil na competição por equipes, e R$ 300 mais kit para a competição sprint.

Haverá ainda ações ambientais e distribuição de mudas.

 

Itaguá Azul

Paralelamente ao evento de Stand Up Paddle, vai acontecer a Campanha Itaguá Azul, da ONG Appru (Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba), que em conjunto com alguns moradores e comerciantes está iniciando uma ação para que a praia do Itaguá volte a ser própria para banho.

 

Ações

A campanha aborda a conscientização para que seja realizada a ligação do esgoto no sistema de coleta da Sabesp, visita a imóveis com ligações factíveis, limpeza da praia e do jundu e distribuição de adesivos e camisetas para serem usados por pessoas que defendem esta causa.

Mais informações no link www.facebook.com/itaguaazul

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral