Olimpíada Estudantil de Guarujá será aberta pela Fofão do vôlei | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Olimpíada Estudantil de Guarujá será aberta pela Fofão do vôlei

Da Redação
03 de agosto de 2018 às 11:16

Mais de mil alunos da rede pública de Guarujá participarão da 1ª Olimpíada Estudantil Municipal, que será aberta na próxima terça-feira, 7, pela campeã olímpica e mundial de vôlei, Hélia Rogério, popularmente conhecida como 'Fofão'. A ação é uma das primeiras realizadas após a unificação de pastas que formou a Secretaria de Educação, Esportes e Lazer (Sedel).

A cerimônia de abertura ocorrerá no Centro Esportivo Duque de Caxias (Praça Horácio Lafer, s/nº - Jardim Tejereba), a partir das 14 horas. Na ocasião, a ex-atleta comentará a sua trajetória esportiva, além de abordar a importância da integração entre a escola e o esporte, deixando uma mensagem de incentivo aos alunos guarujaenses.

A solenidade terá ainda o desfile das unidades escolares e hinos cantados pelo coral das escolas Ivonete da Silva Câmara (Jardim Conceicãozinha), Benedito Cláudio (Jardim Santa Maria) e Lúcia Flora (Jardim Progresso). Os espectadores também assistirão a um show de habilidades e enterradas de basquete, apresentação de dança e show de embaixadinhas. Na ocasião, a Sedel ainda apresentará o mascote da Olimpíada: o dragão Mobrý – desenvolvido pela aluna Yuli Rodrigues Ikehara, do 9º ano da EM Lucimara de Jesus (Santa Rosa).

A cerimônia contará ainda com o primeiro jogo da Olimpíada Estudantil, que será na modalidade futsal masculino, pela categoria sub15, em uma partida entre as escolas Dirce Valério (Jardim Tejereba) e Francisco Figueiredo (Santa Clara).

O festival, que mobilizará 26 unidades do Ensino Fundamental I e II, subdividirá os estudantes conforme a sua respectiva faixa etária. A prefeitura informou que as atividades ocorrerão em etapas. A primeira, que se estende até 29 de agosto, é direcionada aos 850 alunos do Ensino Fundamental II, que corresponde às turmas do 6º ao 9º ano – compostas por jovens de 11 a 15 anos.

Estes disputam os jogos de basquetebol, voleibol, futsal, handebol, futebol, xadrez e tênis de mesa. Além disso, também podem participar da Modalidade Demonstrativa – onde os estudantes podem realizar apresentações esportivas e culturais. São apresentações de dança, capoeira e afins. 

Intitulada Festival Esporte-Recreativo, a segunda etapa ocorre em outubro e terá a participação dos 400 estudantes do Ensino Fundamental I.  Na oportunidade, as crianças que têm entre 8 e 10 anos poderão participar de uma série de atividades recreativas, incluindo mini-atletismo, xadrez e futebol. A iniciativa será realizada no Forte dos Andradas (Rua Horácio Guedes Barreiros, S/N – Tombo/Jardim Guaúba).

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer de Guarujá, Renato Pietropaolo, a união das pastas amplia as possibilidades de desenvolvimento dos alunos da rede municipal. Disse ele: “O esporte também é uma forma de educar e fortalecer os potenciais das crianças e adolescentes, que vão desde habilidades físicas a psicológicas, sociais e culturais. A Olimpíada Estudantil está apoiada em três princípios humanos essenciais: alegria, cooperação e respeito às diferenças. E o objetivo da prefeitura é cada vez mais incentivar o esporte entre nossos alunos”.

A Olimpíada Estudantil é instituída em cumprimento da Lei Municipal nº 4159, resultante do projeto de lei nº 097/2014, que prevê a realização anual do evento esportivo - agregando a participação dos alunos 1º ao 9º ano do Ensino Municipal. O festival também obtém a ação Desafio Independente Lacre Alegria.

De acordo com a coordenadora de Educação Física do Ensino Fundamental, Juliana Leão, a iniciativa ocorre em prol do bem comum, da cooperação e da visão humanista do esporte. “É a alegria da união entre todas as unidades. As escolas vão arrecadar lacres de latinhas, que posteriormente serão revertidas em cadeiras de rodas. Elas serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá”, ressaltou.

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.