São Sebastião e Ilhabela sediam os Jogos Regionais | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes
Vôlei de Praia é uma das modalidades disputadas nos Jogos Regionais
Vôlei de Praia é uma das modalidades disputadas nos Jogos Regionais Foto: Divulgação/PMI

São Sebastião e Ilhabela sediam os Jogos Regionais

Evento com 24 modalidades reunirá cerca de oito mil pessoas, entre atletas, comissões técnicas e familiares


20 de julho de 2018 às 16:00
Por Reginaldo Pupo

Pela primeira vez na história dos 62 anos de existência do evento esportivo, duas cidades sediarão os Jogos Regionais, realizados em diversas regiões do estado de São Paulo; eles estão em disputa desde a última quinta-feira, 19, em São Sebastião e Ilhabela. Dessa edição,  participam 38 municípios do litoral norte, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Grande São Paulo, região Mogiana e ABC Paulista, que pertencem à 2ª Região Esportiva do Estado. Ao menos 24 modalidades esportivas estão sendo disputadas. O evento reunirá cerca de oito mil pessoas, segundo as duas prefeituras, entre atletas, comissões técnicas e familiares.

As cidades de São José dos Campos, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Pindamonhangaba são as que mais conquistaram os títulos de campeãs dos Regionais. Passada essa fase, algumas cidades passam a disputar os Jogos Abertos do Interior, que, nesse ano, serão disputados de 17 a 19 de setembro, em Rio Claro.

Na última quarta-feira, 18, foi realizada, em Ilhabela, a cerimônia oficial de abertura. Os prefeitos Márcio Tenório (Ilhabela) e Felipe Augusto (São Sebastião) enfatizaram a importância da parceria entre os dois municípios para a concretização dos jogos. Disse Tenório, durante a abertura: “É uma honra para Ilhabela, em parceria com a nossa irmã São Sebastião, ser parte desse grande evento. Trabalhamos muito, num esforço conjunto, para prepararmos os equipamentos esportivos onde estão sendo realizadas as competições e, assim, oferecemos condições adequadas para um evento de alto nível”.

Felipe Augusto, por sua vez, disse: “Para nós, é um orgulho muito grande compartilhar esta experiência inédita em recepcionar tantas cidades, atletas e participantes, em um dos mais tradicionais celeiros esportivos do estado de São Paulo. Tradicionalmente, os Jogos Regionais permitem a interação e confraternização dos atletas de uma forma sadia e prazerosa”. 

São Sebastião participa com 260 atletas

A delegação de São Sebastião compete com cerca de 260 atletas, em 21 das 24 modalidades que compõem os Jogos. A Escola Municipal Henrique Botelho, no centro da cidade, será o local do alojamento de parte da delegação sebastianense. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes (Seesp), como São Sebastião é um município extenso, decidiu-se que os atletas residentes nas extremidades municipais ficassem no alojamento destinado à equipe sebastianense, por causa da logística dos jogos, que acontecerão, em sua maioria, na região central e em Ilhabela nos mais variados períodos.

De acordo com o chefe da delegação, Júlio Frazão, a expectativa de medalhas e colocação é boa. “Nós vamos competir bem, essa é nossa intenção, estamos em formação nos últimos dois anos, reestruturando nossa base, tanto é que participamos, no ano passado, em peso nos Jogos da Juventude sub-16 e sub-19 e esse trabalho irá colher frutos em torno de três a quatro anos. Então,  entramos com a maioria dos nossos atletas com até 19 anos de idade; estamos competindo e preparando nossos atletas para o futuro”.

Caraguatatuba disputa com esportistas locais

Em anos anteriores, Caraguatatuba tinha a fama de disputar os Jogos Regionais com a contratação de atletas de outros municípios. Nesse ano, a prefeitura informou que todos os esportistas são da própria cidade, que  compete em 20 das 24 modalidades, com 366 atletas.

Algumas equipes passaram por treinamentos intensos e, para os professores, a competição nesse ano será bastante desafiadora. Na capoeira, que contará com quatro atletas no masculino e três no feminino, o mestre Manoel Fala Pouco, auxiliar técnico do mestre Arthur Zumbano, afirma que os Jogos Regionais proporcionam sempre os melhores níveis de competição. “Na capoeira, especificamente, eles são bastante exigentes. Mas nós iremos competir com 100% dos atletas de Caraguatatuba, graças ao apoio do secretário de Esportes Edvaldo da Silva, que valorizou cada atleta da cidade, e ao prefeito Aguilar Júnior, que vem tendo uma visão única do esporte, valorizando atletas locais”.

No ciclismo, a formação de atletas também foi 100%. A modalidade compete com 19 deles no ciclismo estrada; cinco representantes do mountain bike; e três representantes no BMX. Para o técnico da equipe de ciclismo, Pascoal Martinez, o desafio será ficar entre os 10 primeiros. “Se ficarmos entre os 10, já será muito bom, pois será uma competição acirradíssima, composta somente por atletas de ponta”.

293 atletas representam Ubatuba 

Ubatuba será representada por uma delegação de aproximadamente 293 atletas, que vão disputar as modalidades capoeira; badminton; basquetebol; futebol masculino; tênis de quadra; vôlei de praia; judô; skate; tênis de mesa; natação; bocha; ciclismo; futsal; ginástica artística; voleibol masculino e feminino; ginástica rítmica; caratê; atletismo; e biribol; além das modalidades extras: beach soccer; futebol de mesa; futevôlei; jiu-jítsu e surfe.

O chefe da delegação Nicrano Gomes Júnior destacou que essa é a maior delegação que a cidade leva a uma edição de Regionais, nos últimos quatro anos. “Estamos prestigiando e valorizando os atletas da cidade, e isso é muito positivo. Além disso, após a mudança do regulamento/estatuto, que permite que os quatro primeiros colocados de cada modalidade e gênero sejam classificados para os Jogos Abertos, a expectativa é levar o maior número de competidores para os Jogos Abertos". O secretário da pasta, Richard Ricardo dos Santos, reafirma: "O objetivo não é o título em si, mas premiar os atletas com a participação na competição e conquistar essa classificação para os Jogos Abertos”.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral