Domingo é dia de Travessia do Canal de Ilhabela | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Domingo é dia de Travessia do Canal de Ilhabela


03 de novembro de 2017 às 10:41
Por Estela Craveiro
Condições dos ventos determinarão praia da largada e o trajeto a ser percorrido por atletas de sete categorias, de menores de 19 a maiores de 70 anos


Neste domingo, 5, será realizada a quarta edição da Travessia do Canal de Ilhabela. O local da largada, em São Sebastião, será definido no sábado, conforme as condições de mudança de ventos, entre a Praia Porto Grande e a Praia Pontal da Cruz. A chegada será na Praia do Engenho D’água, em Ilhabela. A largada está prevista para as 8 horas. O tempo limite de prova será de 1h50.

Os nadadores competirão nas categorias feminina e masculina 19 menos, 20.29, 30.39, 40.49, 50.59, 60.69 e 70+. A idade mínima dos participantes é de 14 anos. O limite de participantes é de mil inscritos. Após a chegada do último atleta, será realizada a cerimônia de premiação dos cinco primeiros colocados em cada categoria.

As condições dos ventos também determinam o roteiro a ser utilizado. Nos últimos anos, a prova foi realizada no percurso leste, que tem cerca de 3, 8 quilômetros, e é escolhido quando o vento está forte de leste. O trajeto sul, de um quilômetro, é escolhido quando o vento está forte de sul. Há ainda o percurso alternativo de mau tempo, contornando a costa, jamais utilizado.

Os recordes a bater no percurso sul são de 2014. Rubiane Figueiredo Lima, de Curitiba, marcou 56m19s em 2014, e Samir Botelho Barel, de Campinas (SP), fez 47m07s. No percurso leste, os recordes são de 2016. Raquel Lury Goto, de Campinas, atravessou o canal em 56m29s e Samir Botelho Barel, em 47m05s.

A segurança do evento compreende 13 boias, distantes 300 metros umas das outras, três caiaques entre as boias, um a cada 75 metros, dez botes rápidos para retirada de atletas, seis motos aquáticas para abordagem de embarcações que eventualmente surjam no canal, de cinco a dez escunas que, depois de levar à praia de largada os atletas que estiverem na ilha, permanecerão ao longo do canal para receber atletas desistentes deixados pelos botes.

Apoiada pela Secretaria de Esporte e Lazer de Ilhabela, a prova terá escunas oficiais para transportar os atletas que estiveram na cidade da Praia do Engenho D’água até São Sebastião, às seis horas. Nenhuma outra embarcação poderá navegar no percurso da competição a partir deste horário até o encerramento da travessia.

Foto: Divulgação/PMI

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral