Garotas de Bertioga sagram-se campeãs brasileiras de karatê | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Garotas de Bertioga sagram-se campeãs brasileiras de karatê

Costa Norte
18 de outubro de 2017 às 11:55
O próximo desafio é conseguir patrocínio para disputar lugares na seleção brasileira


Treinadas por Ticiano Lacerda Lima, da academia Katsuo Karatê, quatro adolescentes de Bertioga fizeram bonito no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado em Lauro de Freitas, na Bahia, de 11 a 15 de outubro. Elas também brilharam no Campeonato Brasileiro Escolar, disputado paralelamente.

No Brasileiro, Maria Eduarda Costa Peres, de 15 anos, foi a campeã na categoria cadete (14/15 anos) com mais de 54 kg. Catarina Costa Peres, de 12 anos, foi a campeã na categoria sub 14 (12/13 anos) com menos de 40 kg. E Ana Luísa Santos, de 12 anos, conquistou a medalha de bronze na sub 14 com menos de 45 kg.

No Brasileiro Escolar, Maria Eduarda foi campeã; Catarina foi vice; Ana Luísa ficou em terceiro lugar; e Amanda Sayuri Orikava, de 12 anos, terminou em quinto lugar na categoria sub 14 (12/13 anos) com mais de 45kg.

Maria Eduarda, Ana Luísa e Amanda começaram muito cedo. Treinam há seis anos. E Catarina treina há um ano e meio. A precocidade delas no preparo permite que se destaquem mais cedo. E com os resultados obtidos, têm chance de tentar um lugar na seleção brasileira de karatê. Para isso, precisam disputar e ter boas colocações em provas seletivas, que funcionam como uma espécie de passaporte para os campeonatos sul-americano e pan-americano de karatê.

A equipe bertioguense de karatekas contou apenas com apoio dos familiares para as competições na Bahia. A renda de convites de uma feijoada realizada com o apoio do Lions Club, que cedeu o espaço, pagou parte das passagens aéreas e da hospedagem.

Agora, o próximo desafio das atletas e do treinador é conseguir patrocínio para participar das seletivas. “Nosso plano era colocá-las no cenário nacional, onde já estão. Este foi o terceiro ano que elas conquistaram medalhas no Brasileiro. Agora temos que trabalhar para conseguir patrocinadores”, diz Ticiano.

Ana Luísa e Amanda foram vice-campeãs brasileiras em suas categorias em 2015 e campeãs em 2016. Maria Eduarda e Catarina participaram da competição pela primeira vez em 2016, terminando com medalhas de bronze.

Estela Craveiro

Foto: Divulgação

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 28 de agosto

  • Coroa -­ de 21 a 28 de agosto

    Tudo tem limite sim, inclusive este é o momento de decidir certas questões pessoais e colocar um fim a situações desagradáveis que estão atrapalhando os seus caminhos. Busque a paz acima de tudo, desapegue-se de pessoas que estão sugando as suas boas energias, o destino pede mudanças significativas e você pode estar perdendo tempo com questões banais. No amor novas respostas alegram o seu coração, novidades te surpreendem.

  • Candeias - de 21 a 28 de agosto

    Semana de bons pensamentos, você busca focar no progresso profissional, está prestes a arriscar um pouco mais em seus objetivos maiores, pensa em certas mudanças e tudo te favorece neste momento. Já no amor as guerras e desentendimentos continuam, será preciso ter muita paciência com a pessoa amada para não acabar tomando conclusões precipitadas. Bom momento para cuidar da sua saúde física e do seu estado emocional.

  • Roda - de 21 a 28 de agosto

    As questões que te rondam trazem certos resultados positivos nesta semana, as preocupações familiares começam a ganhar soluções favoráveis, enfim você busca o progresso financeiro para os seus dias, está em busca de melhores respostas porém deixa de lado certos sentimentos que te atrapalharam de certa forma, quer voltar-se mais às questões profissionais e buscar a paz mental. Semana muito voltada à sua Fé pessoal, onde você  encontra a paz!

  • Sino - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra a resposta ideal para os seus caminhos, vai ao encontro da paz e se desprende dos seus medos, tenta resolver da melhor forma as suas questões familiares e amorosas, enfim deseja focar mais em seus objetivos maiores e acima de tudo vencer todas as situações desagradáveis que atrapalharam a sua vida por um bom tempo. É hora de reverter todas as situações, tentar entender tudo de uma maneira mais favorável e agir de maneira amigável diante de certos assuntos.

  • Moedas - de 21 a 28 de agosto

    Esta fase de indecisões está te trazendo certas dores de cabeça, desprenda-se de  situações que só te trazem desânimo. Reaja diante dos fatos, vá em busca de melhores respostas e deixe de lado pessoas e assuntos que só atrapalham os seus bons planos. Chegou a hora de fazer uma faxina geral em sua vida, buscar a paz para os seus dias, deixar ir tudo aquilo que não te serve mais e abrir as portas para o novo, para as respostas que fazem mais sentido para você.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em todo os sentidos, mudança na sua maneira de pensar e de agir, é hora de reavaliar os seus planos, procurar agir com sabedoria diante de certos assuntos, evitar acusações desnecessárias que só complicam os seus bons projetos. No amor a semana pede calma para decidir certos assuntos, controlar os seus impulsos e resolver tudo de uma maneira mais tranquila, sem discussões e desacertos.

  • Taça - de 21 a 28 de agosto

    Você encontra motivos de sobra para lidar com certas situações, vai ao encontro da luz ideal se desprendendo dos medos e indecisões, favorece o seu astral por conseguir a liberdade para os seus caminhos, segue livre com seus pensamentos e sentimentos. No amor novidades trazem a alegria de recomeçar, de encontrar a paz para a sua vida, mudando aquilo que for necessário para que você possa ficar em paz.  

  • Capela - de 21 a 28 de agosto

    Liderança em questões profissionais, momento de luz e boas decisões que refletem de maneira positiva em seus caminhos, te trazendo o equilíbrio e a força ideal que a semana precisava. Uma nova resposta em questões financeiras chega no momento exato e você investe um pouco mais no ramo profissional. No amor novas respostas trazem a paz para os seus caminhos, boas decisões fazem com que você mude o que for preciso para estar bem com a pessoa amada.  

  • Punhal - de 21 a 28 de agosto

    Chegou a hora de encarar os fatos, seguir com fé diante dos seus objetivos maiores, enfrentar de vez as questões trabalhistas e tudo o que está ao redor, esclarecer e decidir pois enfim é o seu progresso que está em jogo. No amor muitas das questões começam a ser esclarecidas e você busca a paz para o seu relacionamento, faz de tudo para que a pessoa amada se sinta confortável ao seu lado enfim a semana te traz bons resultados.

  • Estrela - de 21 a 28 de agosto

    Uma fase positiva se inicia nesta semana onde você aposta mais nas questões profissionais, deixa de lado certos medos e anseios, tranquiliza o seu coração e vai em busca de dias melhores. No amor a semana será meio duvidosa devido a sua maneira de pensar e até mesmo de agir diante dos fatos, às vezes sem querer você fere a pessoa amada e depois encontra dificuldades para resolver as situações. Seja coerente e saiba reverter as situações.

  • Machado - de 21 a 28 de agosto

    Você decide ficar em paz em todos os sentidos, vence os seus objetivos com luz e alegrias, está numa fase de mudanças significativas e encontra boas respostas em todos os setores, quer seja nas questões profissionais como até mesmo no amor tudo tende a ficar melhor. A semana te abençoa com uma surpresa agradável que fará muito mais sentido dentro em breve, onde você vai encontrar a luz ideal para os seus caminhos.