Estado aprova mais de 100 projetos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Estado aprova mais de 100 projetos


24 de setembro de 2011 às 08:22
Por Costa Norte

Por Ana Cláudia Gomes

 Este ano, mais de 100 projetos esportivos do Estado foram contemplados com o programa ‘Bolsa Talento Esportivo’. A informação foi passada pelo secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Benedito Fernandes, em entrevista à TV Costa Norte – Canal 48 UHF, essa semana.  “Esses novos projetos contemplados serão divulgados ainda este mês”, afirmou Fernandes. Segundo ele, o programa é um grande instrumento do Governo do Estado para fomentar os esportes em todas as modalidades. O atleta, em fase juvenil, recebe R$ 400 de bolsa e o valor chaga a R$ 2,4 mil para atletas de nível internacional.

Legislação

Além dessa ferramenta, o Governo conta com leis de incentivos fiscais que fazem com que a capacidade das atividades esportivas seja incrementada. A desburocratização, segundo o secretário, torna as exigências fáceis de serem atendidas, contemplando entidades esportivas sem fins lucrativos. “O poder público também pode ser contemplado, tanto na manutenção de atividades esportivas, quanto para implantação de equipamentos, como quadras e ginásios esportivos”, detalhou. Pela legislação, o contribuinte do ICMS pode disponibilizar até 3% do que é recolhido anualmente para o Estado, para as atividades esportivas.

Centros de Excelência

O secretário ainda destacou os CEEs (Centros de Excelência Esportiva) que estão sendo instalados. Os equipamentos proporcionam condições de treino aos atletas em várias modalidades. Este ano, a Baixada Santista foi contemplada com 17 Centros. Santos receberá 7; São Vicente 5; Cubatão e Guarujá, 2, cada; e Praia Grande ganhará 1.

Para Fernandes, os CEEs irão formar atletas de ponta para competições como as Olimpíadas. “Nas últimas Olimpíadas, SP colaborou com 37% das medalhas que o Brasil ganhou, somente em competições individuais. Se incluirmos as coletivas, esse percentual sobe para 63%. Por isso, queremos dar todo apoio ao esporte”, finalizou.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral