Oficial! Conmebol declara Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Oficial! Conmebol declara Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016


05 de dezembro de 2016 às 14:48
Por Costa Norte

Foto: Divulgação Conmebol

Agora é oficial. Após inúmeras mensagens e manifestações de torcedores de todas as partes do mundo pedindo que o Chapecoense recebesse o título de campeões da Copa Sul-Americana 2016, a Conmebol declarou na tarde desta segunda-feira, dia 5, oficialmente, o time brasileiro como campeões do torneio. A equipe enfrentaria o Atlético Nacional, da Colômbia, na final da Copa, mas o acidente aéreo impossibilitou a realização da disputa. "A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que o conselho da Conmebol, em sua qualidade de autoridade permanente encarregada de cumprir os Estatutos da Instituição decidiu declarar a Associação Chapecoense de Futebol campeã da edição 2016 da Copa Sul-Americana", informou a entidade.

Com o título, a Chape, agora, conquista uma vaga na fase de grupos da Libertadores do próximo ano e arrecada prêmio de 2 milhões de dólares, cerca de R$ 7 milhões. Além disso, também garante vaga para a disputa da próxima Recopa Sul-Americana, na qual enfrentara o Atlético Nacional.

 

Pedido

O Atlético nacional, que seria o rival da Chape nos gramados, foi um dos primeiros a solicitar o título entregue ao time brasileiro e, para a Conmebol, o pedido da equipe colombiana foi decisiva. “Além de estarmos muito preocupados com o lado humano, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional convida a Conmebol para que entregue o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense como uma homenagem à sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas fatais do acidente que deixa nosso esporte de luto. Da nossa parte, para sempre, Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de 2016", dizia o comunicado do time colombiano.

Devido aos tributos oferecidos pelo Atlético Nacional, a Conmebol também informou que lhe entregará o prêmio "Centenário Conmebol de Fair Play", que vale um milhão de dólares (aproximadamente R$ 3,5 mi).

 

Acidente

O acidente aconteceu na noite da segunda-feira, dia 28 de novembro, próximo ao aeroporto de Medellín, na Colômbia. O acidente aéreo, ainda investigado se foi ocorrido por uma pane seca, ou seja, por falta de combustível, resultou na morte de 71 ocupantes, dos 77 passageiros a bordo, dentre jogadores, comissão técnica e jornalistas. A equipe enfrentaria o Atlético Nacional em sua primeira final internacional.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral