Mônica Colaço é a primeira bertioguense no solo Maresias-Bertioga | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Mônica Colaço é a primeira bertioguense no solo Maresias-Bertioga

Costa Norte
04 de novembro de 2016 às 19:06

Foto Arquivo pessoal

Região

Marina Aguiar

Com 39 anos, Mônica Cristina Colaço já enfrentou muitos desafios, mas nenhum como correr os 75 quilômetros da Maratona de Revezamento Maresias-Bertioga. A monitora turística já havia participado da prova em equipe duas vezes e sua distância mais longa foi 12km. No dia 22 de outubro, Mônica superou mais do que um desafio pessoal: foi a primeira mulher bertioguense a completar o percurso sozinha.

A prova é ladeada por lindas paisagens, mas traz, no pacote, subidas, descidas e curvas perigosas. Entretanto, a maior dificuldade são as muitas horas de corrida, que se tornam exaustivas. A atleta da prefeitura de Bertioga destacou os treinos com Everdan Riesco como essenciais para a corrida. “Treinada eu estava, só precisava ter um bom psicológico para cruzar a linha de chegada”.

Nesta edição, o percurso foi invertido, tendo como largada a praia de Maresias, em São Sebastião, e chegada ao lado do Forte São João, em Bertioga. Desta forma, o trecho de serra foi feito no início, mas Mônica sofreu mesmo no final, quando uma dor no tornozelo quase a desanimou. “Senti o tornozelo assim que entrei na praia do Indaiá. Tive que administrar a dor por mais 11km até a chegada. É o nosso psicológico que comanda nessas horas”, desabafou.

A areia fofa da praia de Maresias também foi um empecilho vencido com a ajuda de um amigo e da irmã. “Eles foram o meu apoio, senão a gente não se alimenta, não toma água. Eles me incentivaram o tempo todo”. Foram 9 horas, 26 minutos e 23 segundos de corrida, mas Mônica não reclama. “Eu, hoje, prefiro fazer de novo sozinha. Não dependemos de outras pessoas, é só você. Você se programa ‘praquilo’ e administra o seu tempo, fica mais fácil”.

A motivação para completar a prova veio de outra competição. Mônica realizou a Maratona Aquática 14 Bis, em 2015. “Foram 24km de natação, e eu fui também a única mulher de Bertioga na prova. Faço sempre, representando a cidade, de verdade”. A corredora não tinha a Maratona de Revezamento como meta, foi o treinador Everdan Riesco quem a incentivou.

Completar a prova é considerada uma vitória para a atleta. “Foi muito legal, com isso, eu incentivo, pelo menos, as mulheres aqui de Bertioga. Eu recomendo que todas as mulheres da cidade que correm passem por essa experiência. É gratificante”.

No masculino, quatro bertioguenses completaram a prova solo: Rodrigo Torres Garcia (6h26m52s), que ficou em 4º lugar no geral; Valdinei Alves (8h41m14s); Leônidas dos Santos Silva (9h12m21s); e Marcio Zitei da Silva (10h15m6s).

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.