Prova Maresias-Bertioga é o desafio final da Team PHenomenal Hope | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Prova Maresias-Bertioga é o desafio final da Team PHenomenal Hope


14 de outubro de 2016 às 12:06
Por Costa Norte

Foto Divulgação

Após 11 meses de projeto, o Team PHenomenal Hope Brasil, equipe de quatro atletas que percorre o Brasil, para chamar a atenção da área médica e população sobre a grave doença que é a hipertensão pulmonar, chega ao desafio final, a travessia solo Maresias-Bertioga, de 75km, que acontece no próximo dia 22 de outubro. Com o lema Um novo fôlego pela hipertensão pulmonar, além de conscientizar a população, o objetivo do Team PHenomenal Hope também é recolher assinaturas para um abaixo-assinado, que visa requerer melhorias junto ao governo e Ministério da Saúde com relação ao tratamento da doença. A meta é coletar 50 mil assinaturas até dezembro e, até o momento, mais de 50% do objetivo foram  atingidos.

Em Bertioga, a equipe terá um estande para orientar sobre a doença e recolher assinaturas.  A iniciativa, iniciada em dezembro de 2015, envolve cerca de 200 pessoas, entre voluntários e pacientes, que não só ajudam a disseminar a causa da hipertensão pulmonar, como também recolheram assinaturas para o abaixo-assinado. Neste período, o Team PHenomenal Hope percorreu dez estados, com um total de 16 provas de corrida nas cidades de São Paulo, Curitiba, Passa Quatro, Rio de Janeiro, Brasília, Bertioga, Florianópolis, Joinville, Cuiabá, Salvador, Uberlândia e Recife.

Paula Menezes, líder da equipe e presidente da Abraf (Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar), diz:  “Estamos extremamente felizes e realizados com o sucesso da iniciativa do Team PHenomenal Hope, no Brasil. Conseguimos apoiar centenas de pacientes, disseminando a causa e as dificuldades de que quem sofre da doença e, ainda, continuamos persistindo no objetivo de angariar as 50 mil assinaturas para o abaixo-assinado”.

Hipertensão pulmonar é o termo abrangente e inclusivo, para um grupo de várias doenças crônicas que afetam os pulmões e o coração. Estima-se que, no mundo, existam cerca de 25 milhões de pessoas com a doença, e mais de 60 mil só no Brasil.

Embora seja mais comum em adultos jovens e em mulheres, a HP também ocorre em pessoas de diferentes idades. Infelizmente, os sintomas da hipertensão pulmonar, que podem incluir falta de ar, fadiga, tontura e episódios de desmaio, variam de paciente para paciente e, normalmente, não ocorrem até a doença ter progredido, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento.

O Team PHenomenal Hope Brasil é primeiro braço internacional da organização  criada nos EUA por uma médica. Lá, uma equipe atravessou o país de bicicleta, para mobilizar a sociedade e levantar fundos para a pesquisa sobre hipertensão pulmonar, arrecadando mais de 100 mil dólares para a causa. No Brasil, a iniciativa não envolve fins financeiros, mas, sim, um apelo popular que ajude a pressionar os órgãos governamentais, para realizarem mudanças efetivas no panorama da doença. O desafio final da equipe, a prova de revezamento de 75km Maresias-Bertioga, também contará com a participação de três membros da equipe Team PHenomenal Hope EUA.

Assine e divulgue a petição: https://goo.gl/TCS2b9

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral