Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa dia 1º | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa dia 1º


17 de junho de 2016 às 11:31
Por Costa Norte

*Foto Silas Azocar/PMI

O arquipélago prepara-se para receber a 43ª Semana Internacional de Vela. As competições de monotipos vão de 1º a 3 de julho, com sede na Escola Municipal de Vela de Ilhabela Lars Grael, no Saco da Capela. Já as regatas de vela oceânica, organizadas pelo Yacht Club Ilhabela, serão realizadas de 2 a 9 de julho.

A abertura oficial será na sexta-feira, 1º de julho, às 20h, no palco da Vila, centro histórico. A prefeitura de Ilhabela anunciou que prepara uma extensa programação de shows e atrativos culturais todas as noites na Vila, que será divulgada em breve.

 

Monotipos

A competição de monotipos é organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica-, e está aberta aos velejadores das classes star; laser (standard, radial masculino, radial feminino e 4.7); snipe; hobie cat 16 e 14; optimist; holder; 420; byte; fórmula windsurf; fórmula one design; kitesurf; tornado; nacra 20; dingue; open bic; a-class; 29Er; e windsurf slalon.

A programação tem início no dia 1° de julho, às 9h, com a inscrição dos velejadores na sede da Escola de Vela. Em seguida, às 11h, haverá a Reunião de Comandantes e, às 13h, as regatas do dia.

No sábado, 2, às 11h, as embarcações partem para as regatas do dia. Já no domingo, 3, último dia das competições de monotipos, as regatas do dia começam às 11h e, em seguida, será realizada a premiação para todas as classes.

O prefeito de Ilhabela Toninho Colucci disse: “Mais uma vez promovemos a Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela, da qual já saíram diversos campeões nacionais e mundiais. As classes de monotipos são a base para qualquer velejador e fazemos questão de fomentar estas modalidades em sua totalidade. Sem dúvida será mais uma edição de sucesso, e desta vez já na nova Escola de Vela”.

A 43ª Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela conta com o apoio do Yacht Club de Ilhabela, autorização da Federação de Vela do Estado de São Paulo, da Confederação Brasileira de Vela e das associações das classes convidadas.

Os competidores elegíveis poderão se inscrever, solicitando o Aviso de Regata e a ficha de inscrição pelo e-mail: inscrição.vela@ilhabela.sp.gov.br. A entrega da ficha deverá ser feita pessoalmente no primeiro dia e local do evento, até as 9h30.

Este ano, a inscrição será solidária: para cada inscrição, deverá ser entregue um kit de alimento com 5kg de arroz; 3kg de feijão; 2kg de açúcar; 3 litros de leite; 2 litros de óleo de soja; 12 garrafas de 510 ml de água mineral sem gás; e 12 unidades de barra de cereal. Vale destacar que os alimentos devem estar dentro do prazo de validade a, no mínimo, três meses do vencimento. Os velejadores de projetos sociais, bem como a Marinha do Brasil estão isentos da taxa de inscrição.

Vela oceânica

No dia 1° de julho também terá início o maior evento de vela oceânica da América Latina, a 43ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A sede é o Yacht Club de Ilhabela, organizador das regatas.

Os principais nomes da modalidade, como Torben Grael e Lars Grael, já confirmaram interesse em participar desta tradicional competição, que será realizada de 1º a 9 de julho. Serão mais de 150 barcos de 13 classes diferentes. Entre as equipes, atletas da Rio 2016, como Samuel Albrecht, campeões pan-americanos como Maurício Santa Cruz, e outros mil velejadores, profissionais e amadores.

A regata é a consagração da vela brasileira de oceano, mas a sua fórmula fundamental é colocar em um mesmo evento desde a elite da vela até os competidores de fim de semana. Mais informações no site oficial:www.svilhabela.com.br

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral