Campeonato Bertioguense de Futebol tem partida clássica | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Esportes

Campeonato Bertioguense de Futebol tem partida clássica


27 de maio de 2016 às 16:21
Por Costa Norte

*Foto: Mayumi Kitamura

 
Por Mayumi Kitamura

A abertura do Campeonato Bertioguense de Futebol reuniu dois times históricos, na manhã de domingo, 22. O Bertioga Futebol Clube e o Itatinga Atlético Clube, constituídos na década de 1920, deram início às partidas do campeonato no campo do Bertioga, no Centro. Todos os jogos da data foram amistosos.

O presidente da Liga de Futebol Amador de Bertioga, Manoel Fernandes, fala sobre a ideia de iniciar os jogos com o resgate da história do esporte no município: “Fizemos questão de abrir o campeonato no campo do Bertioga porque é onde tudo começou. Com isso, criamos o Clássico Vovô, entre o Bertioga Futebol Clube, de 1920, e o Itatinga Atlético Clube, de 1928. Conseguimos reunir os caiçaras antigos, que construíram a história de Bertioga. Isso foi fantástico!”.

A partida dos antigos caiçaras foi acirrada, mas não deixou de lado o clima de amizade entre os jogadores. Entre uma marcação de bola e outra, o sorriso foi constante no amistoso e, exceto por um desentendimento em campo de um goleiro com o juiz, o Clássico Vovô encerrou nos 3x3 como um exemplo de espírito esportivo.

Os demais jogos repetiram as partidas do ano passado, conforme explicou Manoel Fernandes, para efetuar a entrega dos troféus rotativos. “No ano passado, iniciamos com os troféus rotativos que homenageiam os grandes caiçaras que jogaram bola no nosso futebol, como Ondino, Miltinho, Quita, Neguinho, Pupuca, Davinil e Godô. Eles são rotativos porque, conforme os times ganham, eles levam para suas sedes e, posteriormente, repassam, até que ganhem por três vezes, momento em que o troféu fica definitivamente”.

Essas partidas foram disputadas entre o Vila Tupi e o Gaivota, que levou a melhor no 1x0, na categoria veteraníssimo; na veterano, a partida do Gaivota contra o União encerrou no 0x0 e precisou ser definida nos pênaltis, com 5x4 para o Gaivota;  já pela amador (principal), o Indaiá levou a melhor e ganhou por três a zero do União.

O início dos jogos valendo pontos acontece em 5 de junho. Os horários, locais e partidas ainda não foram divulgados. A competição contará com doze rodadas, e a previsão é que seja encerrada no final de setembro.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral