Problemas de pele mais comuns em cães e como cuidar | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Problemas de pele mais comuns em cães e como cuidar

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Donos de cachorro têm uma grande preocupação com o bem-estar de seus animais. Cuidar da saúde deles é uma das principais prioridades dos proprietários, que procuram alimentá-los de forma saudável e levá-los regularmente ao veterinário.


Uma das preocupações mais comuns dos donos está relacionada às doenças e às irritações que aparecem na pele do bichinho. Quer saber mais sobre as principais e como tratá-las? Conheça, abaixo.

Parasitas (pulga e carrapato)

O problema de pele mais comum nos cães é causado pela presença de parasitas, como as pulgas e os carrapatos. Esses seres indesejados causam coceira, vermelhidão e pequenas feridas, além de sugarem o sangue do animal. Existem casos em que eles são ainda mais prejudiciais, podendo transmitir doenças e verminoses.


Para se livrar desse problema, é necessário dar um banho meticuloso no animal usando produtos específicos, que podem ser recomendados por um veterinário. Além disso, é necessário fazer uma limpeza caprichada na casa, eliminando a presença desses seres nos ambientes em que o cão convive.


O uso de remédios, coleiras especiais ou sprays antipulgas e carrapatos são algumas das maneiras de evitar que o cachorro sofra com este problema novamente.

Sarna

Provocada por um ácaro, a sarna tem dois tipos: a demodécica e a sarcóptica. A primeira não é transmissível para os humanos, sendo caracterizada pela perda do pelo próximo aos olhos do cão. Ela causa coceira e pode se espalhar para todo o corpo do cachorro.


Já a sarcóptica é um tipo mais grave da doença, tendo como sintomas: perda de pelo, coceira, vermelhidão pelo corpo e formação de crostas na pele. Ela é classificada como uma zoonose, sendo transmissível para os humanos, o que exige cuidado redobrado ao interagir com o animal.


Existem shampoos e sprays específicos que ajudam a tratar a sarna, assim como medicamentos que ajudam a combater a coceira e a dor sentida pelo cachorro. Procure um médico-veterinário para receber a instrução correta de como tratar o animal. A melhora da sarna costuma ser rápida, e o risco de sequelas em casos não graves é mínimo.

Dermatite alérgica

A dermatite alérgica pode ser causada por inúmeros fatores: picada de pulgas, problemas psicológicos, como ansiedade e estresse, ou reação aos produtos usados no banho. Os principais sinais de que o cachorro foi acometido pela doença são pele avermelhada, inflamações e coceira.


É recomendado que você consulte um veterinário para que ele faça a avaliação de qual é a causa da dermatite e, então, indique o tratamento mais apropriado. Caso o motivo seja os produtos utilizados no banho, por exemplo, substituí-los é uma forma de acabar com o problema.

Micose

Causado por um fungo, esse é um problema altamente contagioso, podendo afetar cães e humanos. A queda de pelos e o surgimento de manchas vermelhas na pele são os sintomas que caracterizam a doença. Ela inicia-se como uma lesão pequena, mas que, se não for tratada, estende para zonas próximas e pode passar para outros animais.


Para tratar do problema, a recomendação é utilizar cremes fungicidas e pomadas na região afetada. Para garantir que a doença foi embora, sugere-se usar estes medicamentos em todo o corpo do animal, impedindo que o fungo se espalhe para outro local.

Cistos

Os cistos são formados por um acúmulo inadequado de células em uma região do corpo. Eles são facilmente identificados pela formação de uma protuberância que surge na pelagem, mas não serão todos os casos em que é algo que cause sensibilidade no animal.


Ao perceber o cisto, é imprescindível que o dono procure um veterinário com urgência, pois ele pode ser um tumor benigno ou cancerígeno. O tratamento adequado e a necessidade de cirurgia dependerão do quadro de cada cachorro.

Seborreia

Este é um problema de inflamação que costuma aparecer na cabeça, no peitoral e nas patas do animal, sendo caracterizado pela produção excessiva de sebo. Os sintomas mais comuns são o surgimento de crostas, as caspas, e do mau cheiro.


Ela não causa grandes problemas, mas se não for tratada, pode permitir que infecções secundárias se desenvolvam no animal. É preciso procurar um veterinário para que ele identifique a causa da doença e faça o tratamento apropriado.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.