5 perguntas para se fazer antes de colocar o DIU | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

5 perguntas para se fazer antes de colocar o DIU

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

O DIU é um dispositivo intrauterino utilizado como método contraceptivo. Ele possui um dos menores índices de falha dentre as opções existentes. Por extinguir a necessidade de pílulas anticoncepcionais diárias, ele contribui positivamente para a saúde sexual e reprodutiva da mulher. 


Ele é composto por uma haste pequena, geralmente, em formato de Y ou T, que é inserida dentro do útero. Por estar se tornando cada vez popular entre as brasileiras, há muitas dúvidas sobre o dispositivo. A seguir, confira as 5 principais perguntas e suas respectivas respostas acerca da colocação do DIU.

  1. Quais são os tipos de DIU?

Nos dias de hoje, há três tipos de DIU: hormonal (Mirena), cobre e prata. Suas diferenças não se limitam ao seu material de composição e se estendem ao funcionamento. Cada um deles se adapta mais a um perfil específico de mulher. 

Hormonal (Mirena ou SIU)

Também chamado de SIU e de Mirena, o DIU hormonal possui uma haste que contém o hormônio progesterona em sua composição, além de criar reações inflamatórias no útero. 


Esse hormônio é liberado gradativamente no decorrer de sua utilização e somente uma pequena parte é absorvida pela corrente sanguínea. Entretanto, de forma geral, a atuação do dispositivo é semelhante a do DIU de cobre — ocasionando mudanças no útero que impedem a concepção.


Ademais, duas entre três mulheres que utilizam o DIU de Mirena têm sua menstruação bloqueada. Portanto, esse é considerado como um efeito colateral do dispositivo.


Por outro lado, as chances de gravidez com esse método contraceptivo são de 0,2%. Ademais, ele é recomendado como tratamento nos casos de adenomiose, endometriose e mioma uterino.

Cobre

A haste do DIU de cobre é composta pelo mesmo metal que o nomeia. No decorrer do seu funcionamento, ele libera quantidades mínimas do elemento no útero. Ao longo de sua utilização, ele causa modificações na motilidade das trompas, no endométrio, tecido que envolve o órgão internamente, e no muco.


Assim, uma reação inflamatória, que não prejudica o corpo, ocorre. Ela transforma a região, tornando-a avessa ao espermatozoide e, consequentemente, evita a gravidez. 


As chances de engravidar fazendo uso do DIU de cobre são de 0,7% e ele permanece no corpo pelo período de até 10 anos. Em relação aos efeitos colaterais, o mais recorrente é a intensificação do fluxo menstrual.

Prata

O DIU de prata é mais moderno, porém menos conhecido. Ele une cobre e prata em sua formação e possui formato de Y. O efeito produzido no útero é o mesmo dos outros tipos: ele impede que os espermatozoides fecundem os óvulos. 


A grande diferença que ele possui é que o adicional de prata ameniza o aumento do fluxo menstrual e as cólicas, se comparado com o DIU de cobre. Também reduz as chances da haste de cobre oxidar dentro do organismo, tornando o dispositivo mais eficiente. Ademais, sua duração é de até 5 anos.

  1. Como é feita a colocação?

O DIU só pode ser colocado por um ginecologista. Antes da inserção do aparelho, são pedidos exames ginecológicos a fim de descartar problemas na região, como infecções e modificações anatômicas. Na maioria das vezes, a colocação é realizada no próprio consultório médico, por meio de procedimentos indolores e simples. 


O resultado é que a principal haste do dispositivo é inserida dentro do útero e uma cordinha bem fina, conectada à parte de baixo do aparelho, é posta dentro da vagina, com o objetivo de funcionar como suporte quando o DIU for extraído. 

  1. Quando o DIU pode ser colocado?

A inserção do DIU pode ser realizada em qualquer etapa do ciclo menstrual, caso haja certeza de que a paciente não está grávida.


Porém, é normal que ele seja inserido durante o período de menstruação, pois, nessa fase, o colo do útero está mais dilatado e torna a colocação mais fácil. 


Vale a pena salientar que a eficácia do dispositivo é instantânea e independente da etapa do ciclo menstrual. 

  1. Quem pode fazer uso do dispositivo?

Basicamente, mulheres com mais de 14 anos, que não possuam inclinações para doenças pélvicas inflamatórias e tenham vida sexual ativa podem usar o aparelho. O DIU de Mirena é o mais recomendado para mulheres em período pós-menopausa e que tenham endometriose.

  1. O DIU prejudica as relações sexuais?

Não é esperado que haja qualquer interferência do DIU durante a relação sexual. Em caso de dores ou da sensação de presença do dispositivo, o indicado é interromper a relação e consultar o ginecologista para assegurar que o aparelho está posicionado da forma correta. 


Em pouquíssimos casos, o DIU de Mirena pode provocar o ressecamento vaginal, dificultando a penetração. Para resolver o problema, a indicação é fazer uso de lubrificantes que sejam à base de água.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - De 25 de junho a 1° de julho

  • COROA - 25 de junho a 1° de julho

    (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) - Os dias que se seguem serão de bons planos pessoais e voltados aos estudos e aprendizados, você quer o progresso e começa a somar os seus objetivos, raciocina diante das situações e busca novas respostas em seus caminhos. No amor o jogo será duro por estes dias, não será fácil lidar com as indecisões da pessoa amada, procure acalmar-se diante de tudo e deixe que o tempo se encarrega de mudar o que for preciso.

  • CANDEIAS - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) - Momento de luz e novidades ,fase de determinação e fé. Você muda o que for preciso e segue com mais decisões e acordos que favorecem o lado trabalhista. Muitas mudanças acontecem sim mas são para melhor, e até mesmo questões que antes te traziam muitas dúvidas nessa semana tudo se esclarece e você consegue dar importantes passos ao progresso pessoal.Questões familiares são resolvidas e no amor a paz reina esta semana.

  • RODA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) - Dias de luz e alegrias, momento de paz e determinação, fase favorável para a sua criatividade e o destino avisa que é hora de explorar seus conhecimentos e focar em dias melhores buscando a paz interior acima de tudo. No amor uma nova luz traz a paz para o seu coração, você busca o equilíbrio diante das situações e procura entender a pessoa amada. Não se deixe levar pelo medo ou ansiedade, tudo ficará bem dentro de alguns dias.

  • SINO - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) - Com o tempo tudo começa a se resolver, você consegue esclarecer os assuntos e o que antes era complicado ganha uma nova resposta. Não é fácil lidar com algumas situações porém você pode vencer os seus medos encarando as situações. Agora é o momento de reorganizar a sua vida e transformar os seus dias em situações melhores. No amor evite complicar os seus caminhos, tente entender a pessoa amada e fuja de complicações.

  • MOEDAS - 25 de junho a 1° de julho

    (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) - Não se deixe levar pelo momento, existe uma luz alternativa em seus caminhos, procure focar em seus objetivos e acalme o seu coração. Com o passar dos dias tudo será esclarecido e você volta a ganhar a confiança de sempre. Conquiste o seu espaço com garra e determinação pois a sua capacidade permite isso, mas é preciso se desapegar de certas situações e focar em seus objetivos maiores buscando a luz e a espiritualidade.

  • ADAGA - 25 de junho a 1° de julho

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) - Fase de respostas positivas, de questões familiares favoráveis e muitos esclarecimentos, momento de desapego de certas questões, você volta a acreditar na sua capacidade e busca dias melhores em todos os sentidos. Mudanças acontecem no meio do caminho e você encontra a paz interior. No amor é hora de tomar uma decisão mais favorável, os dias se passam rapidamente e demorar pode atrasar a sua sorte nessa questão.

  • FERRADURA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) - Chegou  a hora de avaliar todas as questões, de mudar o que for preciso e seguir com fé e entusiasmo diante das situações. Vire a página, busque na sua fé as suas respostas, muitas vezes você encontrou dias melhores em seus caminhos quando se dedicou mais ao seu lado espiritual. Conquiste novamente o seu espaço, faça valer as suas palavras e tente reverter algumas situações. O seu destino pede progresso.

  • TAÇA - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) - Uma nova luz favorece o seu astral e você começa a tomar importantes decisões em seus caminhos. Controle os seus impulsos, vá ao encontro da luz e da determinação, nunca se deixe levar pela indecisão, pelos imprevistos busque sempre manter o seu foco, fazer com que tudo possa ser diferente em seus caminhos. Conquiste a sua paz novamente, você é capaz de mudar o que for preciso, é capaz de renovar os seus planos.

  • CAPELA - 25 de junho a 1° de julho

      (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) - Refaça os seus planos, invista em seu potencial, os dias que se seguem pedem mais determinação de sua parte, então é preciso fortalecer os seus caminhos, colocar em ordem os seus objetivos, favorecer o seu astral buscando a luz de sua espiritualidade. No amor uma nova resposta favorece os seus dias porém será necessário entender a pessoa amada, saber lidar com tudo de maneira positiva sem se prender a certas situações.

  • PUNHAL - 25 de junho a 1° de julho

    (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) - Momento de reorganização pessoal, você começa a pesar os prós e os contras de todas as situações, busca o equilíbrio acima de tudo e quer uma nova oportunidade nas questões profissionais. Bom momento para voltar-se ao lado espiritual onde seus caminhos ganham forças pois a sua Fé somada ao seu talento transforma os seus dias. No amor uma nova luz surge e te deixa mais tranquilo(a) diante das situações.

  • ESTRELA - 25 de junho a 1° de julho

    (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) - Fase de renovação e muita Fé, momento de luz e novidades que transformam os seus dias, infelizmente algumas mudanças mexeram um pouco com o seu astral, mas com o passar dos dias tudo volta ao normal. A sua capacidade de se reorganizar diante dos fatos mais uma vez te surpreenderá. Só tome cuidado para não misturar os setores da sua vida. Busque a paz em questões familiares, evite opinar em assuntos polêmicos.

  • MACHADO - 25 de junho a 1° de julho

    ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) - Fase de boas decisões, de momentos de otimismo e muita fé, você se depara com questões que favorecem o seu coração, muda o que for preciso e encara uma nova jornada com mais equilíbrio e força. No amor uma nova resposta alegra o seu coração, te enche de esperança e otimismo. Os dias que se seguem serão marcados por novas respostas e também muito foco em seus objetivos, você conseguirá dar a volta por cima diante de uma importante questão.