Saúde sexual e reprodutiva em tempos de pandemia: por que as mulheres estão com dificuldades de acesso a contraceptivos? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Saúde sexual e reprodutiva em tempos de pandemia: por que as mulheres estão com dificuldades de acesso a contraceptivos?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Em meio à pandemia do vírus Covid-19, vários serviços foram paralisados, inclusive procedimentos eletivos, como a colocação do DIU (dispositivo intrauterino) no SUS (Sistema Unificado de Saúde). Para as mulheres, essa notícia traz preocupação, já que a suspensão do atendimento é indeterminada.


Além dos idosos acima de 60 anos e portadores de doenças cardíacas e respiratórias, as gestantes e as mulheres que estão no puerpério — 42 dias depois do parto — também fazem parte do grupo de risco. Por isso, cada vez mais é importante garantir os métodos anticoncepcionais em período de isolamento social.


Ademais, fora a suspensão de procedimentos eletivos, como a colocação do DIU, as mulheres que tomam contraceptivos controlados já não conseguem ser atendidas por seus médicos, que estão priorizando o atendimento aos infectados pelo coronavírus.


Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o artigo a seguir e veja o que está afetando o acesso aos contraceptivos em tempos de pandemia. Também confira  como driblar esses empecilhos para se manter saudável.


Gravidez durante o Covid-19

Para diversas mulheres, evitar uma gravidez em meio à pandemia do Covid-19 é sinônimo de buscar segurança. O Ministério da Saúde declarou que esta é uma decisão individual de cada mulher e sua respectiva família, e que não cabe ao Estado dar nenhuma recomendação desse tipo.


Contudo, autoridades afirmam que quem pretende seguir tentando engravidar durante a pandemia do coronavírus deve ter um acompanhamento antecipado, já que o risco do contágio é grande — determinando complicações na gestação.

Desabastecimento

Desde que o primeiro caso de coronavírus foi detectado, toda a atenção do sistema de saúde — público e privado — está concentrada no combate ao Covid-19. Consultas médicas ginecológicas, que haviam sido marcadas com dias e meses de antecedência, foram canceladas.


Em muitas unidades de saúde espalhadas pelo Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, como o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca (RJ), quase não é possível encontrar pílulas anticoncepcionais nem camisinhas, apesar da Secretaria Municipal negar o fato. Isso faz com que as brasileiras recorram às farmácias.


A obstetra e ginecologista Melania Amorim, pós-doutora em saúde reprodutiva pela Unicamp e OMS, diz que não adianta pedir para planejar uma gravidez em tempos de pandemia, se o sistema de saúde não consegue ofertar os recursos contraconceptivos.


A ONU (Organização das Nações Unidas) fez um alerta sobre o risco de desabastecimento de preservativos durante a pandemia devido às paralisações de fábricas e circuitos de distribuição no território brasileiro.


Cancelamento de procedimentos

A decisão do cancelamento geral de procedimentos para colocação de DIU começou no dia 23 de março. Este é o método contraceptivo mais eficaz disponível no SUS: se comparado com a camisinha, as chances de engravidar são 20 vezes menores, enquanto que, com a pílula, chega a 10 vezes.


Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 9 das 27 capitais do Brasil não oferecem o DIU como um serviço de atenção à saúde básica da mulher. No entanto, oferecem outros métodos contraceptivos.


Como ter acesso ao contraceptivo?

Em nota, o Ministério da Saúdedeclarou que os gestores possuem a obrigação de prover os métodos contraceptivos, embora eles tenham optado por adiar os atendimentos menos urgentes.


Sem receitas ou procedimentos simples, como injeção e DIU, o único caminho encontrado para as brasileiras manterem uma vida sexual segura é por meio de preservativos comprados em farmácias.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral