Conheça as origens incomuns dos refrigerantes que você toma | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Conheça as origens incomuns dos refrigerantes que você toma

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

A origem da popular bebida nos leva a milhares de anos atrás e um sabor bem diferente do seu refrigerante preferido de hoje. No século 4 a.C., Hipócrates, um dos nomes mais importantes da história da medicina, aconselhava que as pessoas tomassem banhos em fontes de água gasosa.

Entretanto, o público só mudou de hábito por volta do século 6, em um pequeno vilarejo belga chamado Spa. Por lá, havia a chamada água carbonatada natural em fontes. O produto começou a fazer tanto sucesso que começou a ser vendido para outros países.

Com tamanho rebuliço, a ciência começou a tentar reproduzir o líquido em laboratório. Contudo, isso só foi possível após o trabalho de Antoine Lavoisier e Joseph Priestley, em 1772. Ambos desenvolveram, independentemente, uma bomba para fixar o gás na água. Graças ao trabalho desenvolvido, Thomas Henry conseguiu produzir água carbonatada em 1782.

O produto foi se tornando mais diversificado ao ganhar sabores, os primeiros foram de gengibre e limão. Surgiu nas farmácias dos Estados Unidos a chamada soda fountain (fonte de soda), que produzia a bebida em vários sabores.

Com gosto doce e agradável, a ideia foi adotada pela indústria alimentícia e passou a ser produzida em grande escala. Confira como surgiram alguns dos refrigerantes mais populares do mundo:

 

Coca-Cola

A bebida mais famosa do mundo foi criada por John Stith Pemberton (1831-1888), um farmacêutico natural de Atlanta, nos Estados Unidos. Ele já havia inventado um drink alcoólico de água tônica e folhas de coca chamado Pemberton’s French Wine Coca.

Pemberton queria criar uma bebida que aliviasse os problemas de digestão e desse energia. Como resultado, em 1886 surgiu a primeira versão do produto, sendo vendido ao público por 5 centavos de dólar por garrafa.

O sucesso econômico começou em 1891, com o contabilista Frank Robinson, criando a The Coca-Cola Company. Seu nome foi dado devido à mistura de extrato de “coca” (cocaína) e “cola” (cafeína, extrato de noz-de-cola).

 

Fanta

Apesar de pertencer à Coca-Cola, a bebida surgiu de maneira independente na Alemanha nazista em 1941. Na época, havia a proibição da entrada de produtos no país, impedindo a fábrica alemã da empresa norte-americana de receber os ingredientes para a produção do refrigerante.

Para garantir uma opção aos alemães, a filial passou a produzir um novo produto, de cor amarelada e sabor de maçã, chamado Fanta (do alemão “phantastischen”, que significa fantástico). Com forte propaganda nazista, logo se tornou sucesso entre a população.

Em 1955, após o fim da Segunda Guerra Mundial, o refrigerante passou a ser comercializado em outros países. Foi na Itália que o sabor mudou para uma mistura de laranja e malte. Hoje, a marca possui mais de 90 sabores espalhados ao redor do mundo.

 

Guaraná Antarctica

A tradicional bebida surgiu aqui no Brasil em 1921, sendo produzida pela Companhia Antarctica Paulista. Pelo sabor diferente e devido ao fato de não haver a concorrência de outras grandes marcas, o produto começou a fazer sucesso rapidamente.

O guaraná é uma fruta bastante usual dentro de diferentes culturas indígenas, e muitos nativos contavam histórias sobre seus inúmeros benefícios, com isso, impressionaram o público. No início, recebeu o nome de Guaraná Champagne Antarctica, pela espuma semelhante à da bebida fermentada.

Até hoje o guaraná é plantado e colhido de forma artesanal pelos produtores. Uma das principais cidades que fornecem a fruta é Maués, no Amazonas, com cerca de 300 toneladas por ano.

 

Pepsi

A segunda marca de refrigerantes mais comercializada do mundo nasceu em 1898, nos Estados Unidos, com Caleb Bradham. Ele tinha uma farmácia chamada Bradham Drug Company, que possuía uma fonte de soda. Após misturar baunilha, alguns óleos e extrato de noz-de-cola, foi criado a Brad’s Drink, mas depois ele a renomeou para Pepsi-Cola.

Seu nome vem da palavra “pepsina”, principal enzima do processo de digestão e que estava presente na fórmula do produto. Assim como a Coca-Cola, o propósito da Pepsi era minimizar os problemas de digestão.

Seu logo é uma referência ao feng shui e às cores da bandeira dos Estados Unidos.

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.