Confira os temas das principais escolas de samba no Carnaval 2020 | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Confira os temas das principais escolas de samba no Carnaval 2020

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

O Carnaval já começou no Brasil há algumas semanas. É claro que estamos falando do Carnaval de rua e de seus milhares de bloquinhos e blocões espalhados pelas principais capitais brasileiras. Do Nordeste ao Sul: muitos brasileiros ainda estão se divertindo ao som de marchinhas, sambas e funks.

 

Mas, se para muitas pessoas os principais problemas são retocar o glitter e levar cerveja gelada no bloquinho, para milhares de componentes das escolas de samba, o Carnaval significa um período de muito estresse e preocupação, já que é a reta final de um trabalho que durou o ano todo.

 

No Rio de Janeiro e em São Paulo, onde ficam algumas das principais escolas de samba do Brasil, a tensão e a expectativa foram grandes. Com temas politizados e irreverentes, as escolas das duas cidades aqueceram os tamborins para os desfiles que começaram na sexta-feira, dia 21, e foram até a madrugada da terça-feira, dia 25.

 

Escolas de samba do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade sede de algumas das escolas de sambas mais tradicionais do Brasil: Estácio de Sá, Portela, Mangueira, Salgueiro e Viradouro são algumas delas. As agremiações cariocas costumam desfilar entre o domingo e a madrugada da terça-feira de Carnaval.



Estação Primeira de Mangueira

A Verde e Rosa carioca, uma das escolas mais importantes e renomadas do Brasil, foia a campeã do Carnaval 2019. E, este ano, tentando defender o campeonato, a escola do eterno Cartola falou sobre uma possível volta de Jesus à Terra.

O carnavalesco — e já multicampeão — Leandro Vieira quis mostrar que, se retornasse à vida humana, Jesus seria mais um dos marginalizados da sociedade brasileira, assim como os negros, as mulheres, as crianças, os idosos e os pobres.

 

Estácio de Sá

Considerada a primeira escola de samba do Brasil, a Estácio de Sá foi a campeã do grupo de acesso e, por isso, voltou à elite do Carnaval carioca. Em 2020, a escola fundada por Ismael Silva falou sobre a pedra, material que é de fundamental importância para a humanidade.

A carnavalesca multicampeã Rosa Magalhães, considerada por muitos como a maior carnavalesca do Brasil, está à frente da escola nesse seu retorno à elite do Carnaval. Sua intenção foi falar sobre as diversas pedras e a relação com o desenvolvimento econômico e social dos homens.



Viradouro

Consagrada como a grande vencedora do Carnaval carioca, além de ser vice-campeã em 2019, a Viradouro, escola de Niterói, homenageou o grupo baiano Ganhadeiras de Itapuã, que, como o nome já indica, são do litoral baiano.

É válido lembrar que o Ganhadeiras é composto por mulheres que, além do ofício de lavadeiras, levam adiante os cantos e as tradições desse grupo tão importante para a economia e a cultura local.



Portela

Outra importante escola do Rio de Janeiro, a Portela, que fica no bairro de Madureira, tentou o título em 2020 com o enredo Guajupiá, terra sem males!.

A intenção dos carnavalescos Renato e Márcia Lage foi falar sobre a população indígena que habitava as terras de São Sebastião do Rio de Janeiro antes da chegada dos colonizadores portugueses, os quais, como se sabe, foram verdadeiros exterminadores de diversas etnias indígenas.

 

Escolas de samba de São Paulo  

E quem pensa que em São Paulo não tem samba, é válido lembrar algumas das escolas mais tradicionais da cidade, como X-9 Paulistana, Rosas de Ouro e Águia de Ouro. Na capital paulista, as agremiações desfilaram entre a noite de sexta-feira e a madrugada do domingo de Carnaval.



X-9 Paulistana

A escola de samba do bairro de Santana falou durante o desfile sobre os diversos batuques presentes na cultura brasileira. Sonoridades que vêm de diversas regiões do país, mas que também revelam as diferentes religiões presentes na cultura dos brasileiros.



Águia de Ouro

Proclamada, pela primeira vez, como a grande campeã, a escola de samba do tradicional bairro da Pompéia, na Zona Oeste paulistana, entrou no Anhembi para falar sobre o poder da educação. Dando destaque a todas as formas de transmissão do conhecimento, a escola ressaltou o poder libertador e encantador da educação.



Rosas de Ouro

Outra escola da Zona Oeste paulistana, a Rosas de Ouro entrou na avenida com um desfile tecnológico e inovador. O tema escolhido pelo carnavalesco André Machado foi a quarta revolução industrial, período que vivemos na atualidade, com diversas máquinas e tecnologias “invadindo” a produção fabril no mundo.

Um dos destaques do desfile foi o primeiro sambista robô que a Roseira levou para o Carnaval neste ano.  

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo cigano - de 1 a 8 de abril

  • Coroa - 1 a 8 de abril

    COROA_ Fase de reorganização pessoal, você busca uma nova resposta diante de um determinado assunto, vai atrás dos seus objetivos com força e determinação. Apesar de certos problemas particulares tudo tende a se resolver com o passar dos dias, o mais importante é manter o foco dos seus projetos e não se deixar levar pelos imprevistos e por questões banais. No amor a semana promete ser positiva e de também de momentos felizes ao lado da pessoa amada.

  • Candeias - 1 a 8 de abril

    CANDEIAS_ Momento onde você se dedica a cuidados pessoais, tanto em questões de saúde como em questões espirituais. Depois de analisar a sua vida ao todo você consegue tomar importantes decisões que realmente farão a diferença em seus caminhos. No amor o segredo é ter muita paciência e saber lidar com o temperamento da pessoa amada, você sabe como colocar fim a certas situações desagradáveis e com certeza vai conseguir transformar os momentos ruins em dias melhores.

  • Roda - 1 a 8 de abril

    RODA_ Vibrações positivas para o amor, uma fase de luz e bons presságios onde você consegue manter a paz acima de tudo. Semana favorável para a reflexão onde você consegue organizar a sua vida pessoal e a sua vida profissional, os dias que se seguem trarão as respostas ideais para o trabalho, algo que estava te atrapalhando já não te incomodará mais e você segue com mais alegria e entusiasmo, apostando mais na sua criatividade.

  • Sino - 1 a 8 de abril

    SINO_ Algumas indecisões acabam surgindo em seus caminhos, esta é uma fase de mudanças onde tudo pode acontecer de uma maneira diferente da qual você planejou, este não é um bom momento para encarar certas situações desagradáveis, vá em busca de dias melhores e deixe de lado certas situações que não te favoreceram em nada. Chegou a hora de mudar para melhor, e a oportunidade surgirá em seus caminhos dentro em breve transformando os seus dias.

  • Moedas - 1 a 8 de abril

    MOEDAS_ Dias de respostas positivas onde você consegue colocar tudo no lugar, chegou a hora de analisar todas as questões, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos, alcançar maiores níveis profissionais pois a sua alma pede progresso neste período e você segue com garra e determinação em busca de respostas favoráveis. No amor você tranquiliza o seu coração e segue com mais alegria e otimismo na certeza de que tudo ficará bem daqui pra frente.

  • Adaga - 1 a 8 de abril

    ADAGA_ Chegou a hora de arriscar mais, de ir ao encontro de respostas positivas que trarão a paz ideal para os seus caminhos. Com o passar dos dias tudo tende a acontecer de uma maneira diferente, você começa a organizar a sua vida e foge do comodismo indo ao encontro de respostas favoráveis em todos os sentidos. Na busca de dias melhores você se depara com situações que te favorecem e com propostas quase que irrecusáveis, porém a decisão fica em suas mãos.

  • Ferradura - 1 a 8 de abril

    FERRADURA_ Você busca a paz interior, está atravessando uma fase bem delicada onde a sua vontade é jogar tudo para  alto e seguir uma nova vida. Com o passar dos dias tudo tende a ser melhor pois o raciocínio lógico fará com que você desperte para a realidade mostrando que há novas oportunidades sempre, e que nem tudo está perdido diante das situações e a semana trará uma importante resposta que fará você acreditar mais na sua força pessoal.

  • Taça - 1 a 8 de abril

    TAÇA_ Uma nova fase onde você se dedica mais às questões profissionais, tenta manter o equilíbrio em todos os sentidos e vai em busca de novidades que mudarão a sua rotina. Os dias que se seguem trarão boas oportunidades em seus caminhos e também uma surpresa amorosa que vai mexer e muito com você. Em questões familiares não se preocupe tanto, tudo tem o tempo certo para acontecer e você vai conseguir ajudar da maneira que você deseja.

  • Capela - 1 a 8 de abril

    CAPELA_ Dias de respostas positivas que farão mais sentido em seus caminhos, uma fase de alegria e otimismo diante das situações. No amor uma nova resposta equilibra o seu astral e você segue uma fase mais tranquila ao lado da pessoa amada. Um pequeno imprevisto trabalhista pode surgir mas você conseguirá colocar tudo no lugar em breve, apenas não se deixe levar por questões banais que possam atrapalhar o bom andamento de seus planos.

  • Punhal - 1 a 8 de abril

    PUNHAL_ A semana promete ser positiva em questões profissionais, período onde você se destaca pela sua dedicação e também por ter pulso firme diante das questões. No amor a semana vai ser bem agitada e você terá alguns desentendimentos com a pessoa amada, mas com o passar dos dias vocês conseguem chegar a um acordo, mas tente conversar antes de tomar conclusões precipitadas para não causar maiores transtornos.

  • Estrela - 1 a 8 de abril

    ESTRELA_ Fase complicada onde você decide mudar algumas questões pessoais, vai em busca de dias melhores e tenta manter a calma diante de certas situações. No amor a semana será meio complicada é preciso ter cuidado para não jogar tudo pro alto. Em questões profissionais você aposta em sua capacidade e arrisca um pouco mais diante das situações, e apesar de certos confrontos com supostos concorrentes tudo tende a acontecer de maneira positiva.

  • Machado - 1 a 8 de abril

    MACHADO_ Você atravessa uma fase bem delicada em questões amorosas, será preciso manter a calma para não ofender a pessoa amada, pois seu limite de paciência se esgotou diante de certas situações, chegou a hora de mudar e apesar de estar atravessando uma fase de indecisões o progresso trabalhista está batendo à sua porta e é preciso aproveitar todas as oportunidades que surgirem mantendo o foco dos seus objetivos.