Vantagens e desvantagens dos sistemas de segurança em ambientes residenciais | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Vantagens e desvantagens dos sistemas de segurança em ambientes residenciais

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Já faz algum tempo que a segurança é preocupação fundamental quando se pensa em onde morar. E não é por acaso: a crise econômica pela qual o país tem passado nos últimos anos é mesmo um alerta para os índices de violência.

 

Fato é que todo mundo quer viver em um lugar onde se sinta seguro e, por isso, muitas famílias escolhem morar em um apartamento ou em um condomínio, pois esses locais possuem sistemas mais elaborados de segurança para diminuir a vulnerabilidade a criminosos.

 

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), é crescente o número de brasileiros que investem em soluções para a segurança residencial, como alarmes, controle de acesso e videomonitoramento.

 

A última pesquisa do órgão mostra que locais que são monitorados têm 3 vezes menos roubos e até 10 vezes menos objetos roubados, quando comparados a locais sem nenhum monitoramento. O estudo também mostra que mais de 90% das tentativas de furtos em locais com alarme não foram bem-sucedidas.



Por que eu deveria investir nisso?

Os números ressaltam o quanto pode ser uma boa ideia investir nesse tipo de solução. Afinal, a tecnologia é, sem dúvidas, uma grande aliada para prevenir os crimes. A seguir, listamos as principais vantagens de contar com ela no seu dia a dia.

Monitoramento 24 horas

Há vários sistemas de alarme e vídeo que acompanham tudo o que acontece dentro e fora da casa em tempo real. Dessa maneira, fica muito mais fácil identificar qualquer movimentação suspeita e agir a tempo.

 

Controle de acesso

Saber quem entra e quem sai da sua casa ou condomínio é importante não só para garantir a sua privacidade, mas, principalmente, para assegurar a segurança de toda a família. Com os modernos sistemas, é possível fazer esse acompanhamento, mesmo que você não esteja em casa, pelo computador ou celular.

Flexibilidade e autonomia

Muitos aparelhos modernos não possuem fios, o que possibilita que sejam instalados mesmo em locais de difícil acesso e, por isso mesmo, mais perigosos. Além disso, eles possuem baterias com grande vida útil e costumam ser fáceis de mudar de lugar, caso seja necessária alguma adaptação na casa, por exemplo.



Com a tecnologia, estarei totalmente seguro?

Várias notícias de roubos em prédios e condomínios extremamente equipados com alta tecnologia levantaram a discussão de que os sistemas, na verdade, chamariam mais a atenção dos criminosos, que, por conta de todo o arsenal, saberiam estar diante de locais com vários objetos de valor.

 

A resposta para isso é que, infelizmente, nunca estaremos totalmente seguros. Já que, à medida que a tecnologia avança, as estratégias dos criminosos também. E eles estão pensando em planos cada vez mais complexos para conseguir burlar os sistemas, como clonar placas de veículos e controles, por exemplo.

 

Muitos especialistas afirmam que o isolamento realmente pode gerar uma falsa sensação de segurança e acabar facilitando roubos. Muros muito altos, por exemplo, dão privacidade ao morador, mas também evitam que alguém que esteja passando veja o ladrão ou um movimento estranho dentro da casa.

 

A tecnologia, no entanto, não pode ser culpada por isso. Além do isolamento de muitos condomínios — que é sim um fator de risco a mais —, muitas pessoas acham que estão totalmente seguras por conta dos equipamentos e deixam de tomar atitudes preventivas. E é aí que mora o perigo.

 

É preciso lembrar que os sistemas de segurança são sim grandes aliados, mas que, para que eles sejam eficientes, é preciso haver um monitoramento adequado, com uma equipe capacitada, e procedimentos preventivos, que devem ser seguidos não só pelos funcionários, mas também pelos moradores.

 

Além disso, os sistemas cada vez mais modernos, são uma segurança a mais. O acesso pela via digital, por exemplo, é muito mais seguro do que por controle remoto, por exemplo. Com atualização constante e trabalho conjunto, a tecnologia tem tudo para deixar qualquer um mais tranquilo em casa.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!