Tudo sobre corrimento: entenda os tipos e seus significados | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Tudo sobre corrimento: entenda os tipos e seus significados

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, corrimento não é sinônimo de doença. Trata-se, na verdade, da eliminação de fluidos pela vagina. Existem diversos tipos de corrimento, e muitos deles indicam o período menstrual em que a mulher se encontra, por exemplo.

 

Porém, há também alguns tipos de corrimento que são indicativos de doenças na região íntima feminina, nesses casos, é preciso uma maior atenção, além, é claro, de aconselhamento médico quanto antes.

 

Para saber se o seu corrimento é normal ou não fique atenta às suas características de cor, textura e cheiro. São elas que vão indicar se o seu corrimento é natural ou corresponde a algum problema vaginal.



Entendendo um pouco mais sobre a fisiologia feminina

Para entender melhor de onde vem o corrimento vaginal, é preciso ter um pouco mais de clareza da anatomia do sistema reprodutor feminino.

 

A parte externa feminina, aquela que é visível, é chamada de vulva. A vagina, na verdade, é um canal interno que termina no útero. Da parte de fora só é possível ver seu orifício externo, e é por ele que o corrimento sai. Ele geralmente é formado no canal vaginal, mas pode ser originário também do útero.



Tipos de corrimento

Corrimento vaginal fisiológico

Esse tipo de corrimento é considerado normal ou fisiológico, sendo formado pela mistura de células mortas, bactérias próprias da flora vaginal e de muco. Ou seja, é uma secreção eliminada naturalmente pelo próprio organismo feminino.

 

Tal corrimento é comum em todas as mulheres em idade reprodutiva, já que é estimulado pelo hormônio estrogênio. Quando há uma maior estimulação desse hormônio, como durante a gravidez, com o uso de anticoncepcionais e antes da menstruação ou da ovulação, o volume desse corrimento tende a aumentar.

 

Sua aparência pode variar um pouco, mas suas características tendem a ser as mesmas. Ele pode ter uma textura elástica, aquosa ou espessa, coloração branca, leitosa ou transparente, e ou tem cheiro suave, ou praticamente não tem cheiro.

 

O que mais diferencia esse corrimento dos demais é que, além de não ter cheiro forte, ele não causa coceira, ardência ou dor na região vaginal.



Corrimento vaginal patológico

Também chamado de leucorreia, o corrimento vaginal patológico ou anormal é aquele que indica a presença de alguma infecção ou doença no canal vaginal, podendo ter causas distintas e características bem específicas.



Candidíase

É uma das doenças mais comuns e corriqueiras na vida de muitas mulheres. Isso porque a Candida é um tipo de fungo que habita a flora natural da vagina, pele e intestinos.

 

Porém, quando acontece qualquer tipo de desequilíbrio no organismo, seja pelo excesso de antibióticos, doenças imunossupressoras ou mesmo estresse, esse fungo pode se multiplicar rapidamente, gerando o incômodo corrimento espesso com aspecto de leite coalhado.

 

O principal sintoma, no entanto, é a coceira (prurido) na região vaginal e/ou sensação de ardência na vulva. Além disso, a candidíase pode causar dores na hora de urinar e durante as relações sexuais. O tratamento deve ser indicado pelo ginecologista, mas geralmente é feito à base de remédios antifúngicos.



Tricomoníase

Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. O corrimento, no caso da tricomoníase, é amarelo-esverdeado e tem um odor forte, lembrando o cheiro de peixe.

 

Além do corrimento propriamente dito, outros sintomas são o ardor e a dor ao urinar e durante o ato sexual. O tratamento também é feito com remédios antifúngicos.



Gonorreia e Clamídia

Essas são outras duas DSTs relativamente comuns. Ambas são causadas por bactérias, respectivamente, Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis. Elas, porém, além de apresentar um corrimento anormal, amarelo turvo, e sintomas como ardência e dor, tendem a causar infecção no colo do útero, a chamada cervicite.

 

Para o tratamento de ambas as doenças, o ginecologista deve prescrever tratamentos à base de antibióticos.



Outros tipos de corrimento

Há ainda alguns tipos de corrimentos que também são, relativamente normais, e indicam, por exemplo, alguma fase do momento reprodutivo da mulher.

Corrimento transparente

O corrimento que lembra uma clara de ovo, sendo, portanto, líquido e transparente, é um indicativo de que a mulher está no seu período fértil. Esse é o momento ideal para quem deseja ter filhos e dura, em média, seis dias.

Corrimento marrom

Esse tipo de corrimento lembra muito uma borra de café, tendo uma aparência amarronzada. Geralmente, aparece no final do ciclo menstrual ou no início de uma gravidez, como indicativo de que seu organismo está eliminando coágulos de sangue antigos.

Corrimento rosado

É um dos indicativos para o início de uma gravidez, podendo ser causado pela fecundação do óvulo. O corrimento rosado pode ocorrer até três dias depois do ato sexual e pode vir acompanhado de leves cólicas abdominais que acabam passando com o tempo.

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 27 a 2 de junho

  • Coroa - 27 a 2 de junho

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) A semana pede mais equilíbrio nas questões financeiras, mais força  e dedicação nas questões profissionais enfim é hora de focar mais em seus objetivos, se desprender dos seus medos e encarar uma nova jornada com mais coragem arriscando um pouco mais. No amor a semana é bem tensa e será preciso manter a calma ao conversar, saber que nem sempre você tem razão e passar por cima de certas situações que possam vir a causar o término do seu relacionamento.

  • Candeias - 27 a 2 de junho

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) Momento de recomeço, fase de paz interior enfim você busca uma nova jornada muito mais positiva, fugindo assim de situações que até a pouco tempo te atrapalhavam e muito. Você quer uma vida nova e a partir dessa semana vai mudar o que for preciso em seus caminhos, você reflete sobre tudo o que está por vir porém já tomou a decisão de arriscar, só está esperando uma resposta que durante os dias da semana com certeza aparecerá.

  • Roda - 27 a 2 de junho

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Uma fase de luz e conhecimento, momento de recomeços e muita paz espiritual. Você se desapega de preocupações banais, vai ao encontro da evolução e quer mais equilíbrio em todos os sentidos, sente que está na hora de rever seus conceitos e desapegar de situações que na verdade só trouxeram dores de cabeça. Este é o seu momento, é hora de viver a sua vida, curtir o seu romance e se desapegar de preocupações familiares.

  • Sino - 27 a 2 de junho

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Mude o que for preciso, mas saiba verificar cada fato, entenda que tudo o que você precisa é ser coerente diante das situações, muitas vezes você  tem razão  mas devido às explosões e falta de paciência você acaba mudando tudo e infelizmente acaba desfavorecendo a sua palavra. No amor é hora de tomar decisões sérias em seus caminhos, sair de cima do muro que tanto atrapalha a sua vida e seguir com fé e boas decisões.

  • Moedas - 27 a 2 de junho

    MOEDAS - (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) A sabedoria do tempo resolve tudo inclusive as questões mais difíceis, durante a semana você terá boas respostas relacionadas a isso, e terá a certeza de que está bem perto de resolver tudo de maneira positiva. Bom momento de luz e alegrias , você se sente mais forte diante das boas decisões e se sente mais firme nas questões pessoais. No amor é questão de paciência e fé,a pessoa amada terá muitos motivos para te elogiar.

  • Adaga - 27 a 2 de junho

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO)  A semana traz muito raciocínio lógico e você consegue dar a volta por cima diante de todas as questões. Chegou a hora de avaliar tudo de maneira positiva, colocar em ordem seus pensamentos e sentimentos e focar mais em seus objetivos. Momento de renovação, de fé e boas energias, fim de uma fase de indecisões, você toma a iniciativa diante dos fatos e vai ao encontro da luz desejada para os seus caminhos.

  • Ferradura - 27 a 2 de junho

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Muitas vezes você perde grandes oportunidades pela sua teimosia, acaba deixando de lado aquilo que muito te interessa só por manhas pessoais que não te levam a lugar algum, é preciso raciocinar sobre a sua vida e suas decisões, você sempre acaba tendo certas dores de cabeça por ser tão desorganizado(a) e por não ter coragem de tomar a iniciativa. Seja forte, a semana pede isso de você, vai em frente com as suas boas decisões.

  • Taça - 27 a 2 de junho

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) A semana traz ações, você vai ao encontro de respostas positivas que fazem mais sentido em sua vida, transforma os seus caminhos de maneira positiva, segue com fé e entusiasmo diante de tudo e acredita no seu potencial. No amor saiba entender os fatos e siga com fé essa nova jornada, mesmo estando com certas dúvidas o que tem de ser e o que tiver de acontecer vai acontecer não adianta tentar supor nem tomar providências sem saber ao certo no que vai dar.

  • Capela - 27 a 2 de junho

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Tudo o que você precisa na verdade é saber lidar com todas as situações, mudar aquilo que tanto te incomoda de maneira positiva e buscar a paz acima de tudo mantendo assim o equilíbrio para os seus dias. Infelizmente muitas vezes você toma atitudes impensadas e comete grandes erros irreparáveis, mas sempre está disposto a mudar e corrigir os fatos, isso favorece os seus dias, te traz mais conforto diante das situações.

  • Punhal - 27 a 2 de junho

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Fase de buscas, momento de reflexões sobre tudo enfim você quer mudar o que for preciso mas ainda não sabe por onde começar. As questões ficam mais claras pra você, mesmo não concordando com muitas a sua decisão será seguir em frente, pois o que deseja mesmo é progresso e fim de situações que não te trazem proveito algum. No amor depois de uma conversa franca tudo fica bem e se você souber manter essa energia da paz isso vai durar muito tempo.

  • Estrela - 27 a 2 de junho

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Momento de renovação, de bons sentimentos, de pensamentos fortes e decisivos, muitas questões sendo resolvidas quer sejam familiares, trabalhistas e até mesmo amorosas, a semana traz muitas respostas pra você. Chegou a hora de focar melhor em seus objetivos, fazer a escolha certa e tomar as atitudes mais adequadas. No amor seja coerente, entenda a pessoa amada e fuja de desconfianças que só atrapalham o seu romance.

  • Machado - 27 a 2 de junho

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) A semana oportuna, a hora da reviravolta, o momento de recomeçar enfim depois de muitos imprevistos ao seu redor chegou a resposta para muitas das suas questões porém cabe à você tomar a decisão ideal, a que te trará a verdadeira paz e também o equilíbrio necessário para os seus dias. Respostas amorosas e financeiras surgem juntas te trazendo a alegria e também fortalecendo o seu astral. Momento de muita dedicação à sua fé, isso te fortalece e muito!