Tudo sobre corrimento: entenda os tipos e seus significados | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Tudo sobre corrimento: entenda os tipos e seus significados

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, corrimento não é sinônimo de doença. Trata-se, na verdade, da eliminação de fluidos pela vagina. Existem diversos tipos de corrimento, e muitos deles indicam o período menstrual em que a mulher se encontra, por exemplo.

 

Porém, há também alguns tipos de corrimento que são indicativos de doenças na região íntima feminina, nesses casos, é preciso uma maior atenção, além, é claro, de aconselhamento médico quanto antes.

 

Para saber se o seu corrimento é normal ou não fique atenta às suas características de cor, textura e cheiro. São elas que vão indicar se o seu corrimento é natural ou corresponde a algum problema vaginal.



Entendendo um pouco mais sobre a fisiologia feminina

Para entender melhor de onde vem o corrimento vaginal, é preciso ter um pouco mais de clareza da anatomia do sistema reprodutor feminino.

 

A parte externa feminina, aquela que é visível, é chamada de vulva. A vagina, na verdade, é um canal interno que termina no útero. Da parte de fora só é possível ver seu orifício externo, e é por ele que o corrimento sai. Ele geralmente é formado no canal vaginal, mas pode ser originário também do útero.



Tipos de corrimento

Corrimento vaginal fisiológico

Esse tipo de corrimento é considerado normal ou fisiológico, sendo formado pela mistura de células mortas, bactérias próprias da flora vaginal e de muco. Ou seja, é uma secreção eliminada naturalmente pelo próprio organismo feminino.

 

Tal corrimento é comum em todas as mulheres em idade reprodutiva, já que é estimulado pelo hormônio estrogênio. Quando há uma maior estimulação desse hormônio, como durante a gravidez, com o uso de anticoncepcionais e antes da menstruação ou da ovulação, o volume desse corrimento tende a aumentar.

 

Sua aparência pode variar um pouco, mas suas características tendem a ser as mesmas. Ele pode ter uma textura elástica, aquosa ou espessa, coloração branca, leitosa ou transparente, e ou tem cheiro suave, ou praticamente não tem cheiro.

 

O que mais diferencia esse corrimento dos demais é que, além de não ter cheiro forte, ele não causa coceira, ardência ou dor na região vaginal.



Corrimento vaginal patológico

Também chamado de leucorreia, o corrimento vaginal patológico ou anormal é aquele que indica a presença de alguma infecção ou doença no canal vaginal, podendo ter causas distintas e características bem específicas.



Candidíase

É uma das doenças mais comuns e corriqueiras na vida de muitas mulheres. Isso porque a Candida é um tipo de fungo que habita a flora natural da vagina, pele e intestinos.

 

Porém, quando acontece qualquer tipo de desequilíbrio no organismo, seja pelo excesso de antibióticos, doenças imunossupressoras ou mesmo estresse, esse fungo pode se multiplicar rapidamente, gerando o incômodo corrimento espesso com aspecto de leite coalhado.

 

O principal sintoma, no entanto, é a coceira (prurido) na região vaginal e/ou sensação de ardência na vulva. Além disso, a candidíase pode causar dores na hora de urinar e durante as relações sexuais. O tratamento deve ser indicado pelo ginecologista, mas geralmente é feito à base de remédios antifúngicos.



Tricomoníase

Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. O corrimento, no caso da tricomoníase, é amarelo-esverdeado e tem um odor forte, lembrando o cheiro de peixe.

 

Além do corrimento propriamente dito, outros sintomas são o ardor e a dor ao urinar e durante o ato sexual. O tratamento também é feito com remédios antifúngicos.



Gonorreia e Clamídia

Essas são outras duas DSTs relativamente comuns. Ambas são causadas por bactérias, respectivamente, Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis. Elas, porém, além de apresentar um corrimento anormal, amarelo turvo, e sintomas como ardência e dor, tendem a causar infecção no colo do útero, a chamada cervicite.

 

Para o tratamento de ambas as doenças, o ginecologista deve prescrever tratamentos à base de antibióticos.



Outros tipos de corrimento

Há ainda alguns tipos de corrimentos que também são, relativamente normais, e indicam, por exemplo, alguma fase do momento reprodutivo da mulher.

Corrimento transparente

O corrimento que lembra uma clara de ovo, sendo, portanto, líquido e transparente, é um indicativo de que a mulher está no seu período fértil. Esse é o momento ideal para quem deseja ter filhos e dura, em média, seis dias.

Corrimento marrom

Esse tipo de corrimento lembra muito uma borra de café, tendo uma aparência amarronzada. Geralmente, aparece no final do ciclo menstrual ou no início de uma gravidez, como indicativo de que seu organismo está eliminando coágulos de sangue antigos.

Corrimento rosado

É um dos indicativos para o início de uma gravidez, podendo ser causado pela fecundação do óvulo. O corrimento rosado pode ocorrer até três dias depois do ato sexual e pode vir acompanhado de leves cólicas abdominais que acabam passando com o tempo.

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.