Vai curtir o Halloween? Veja quais comidas preparar para a festa | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Vai curtir o Halloween? Veja quais comidas preparar para a festa

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Até poucos anos atrás, o Halloween passava batido no Brasil. Com a popularização das escolas de idiomas, a festividade tornou-se parte do nosso calendário e já é aguardada com ansiedade por muitas escolas, condomínios e até danceterias.

Mesmo quem tem pouco tempo pode se antecipar e preparar deliciosas receitas de doces para o Dia das Bruxas e, assim, não ser pego desprevenido na hora em que a criançada bater à porta.

Mas, o que é Halloween?

Muito famosa nos Estados Unidos, a festa do Dia das Bruxas tem origem europeia, na Grã-Bretanha, onde países celtas pagãos celebravam o Samhain, festival que marcava o fim do verão, a última colheita antes do inverno e o início de um novo ano.

 Há historiadores que defendem que a origem da festa é cristã e faz parte de um festival de três dias que honra os mortos. Até por isso, ela é celebrada na véspera do Dia de Todos os Santos — data que antecede o Dia de Finados.

 O nome Halloween, inclusive, vem de uma expressão escocesa que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”: All Hallow’s Eve .

 Tradições

Foram os colonizadores ingleses que levaram o costume de celebrar o Dia das Bruxas para os Estados Unidos e, de lá pra cá, algumas tradições se mantiveram, como usar fantasias para que as almas não o levem para o inferno; decorar a casa para espantar os maus espíritos e a brincadeira do “Doces ou Travessuras”.

 Outro costume é colocar na porta de casa uma abóbora esculpida com uma vela dentro. Essa decoração remete à lenda do Jack O’Lantern (lanterna do Jack), originária da Irlanda e que usava um nabo no lugar da abóbora.

 Segundo contam, Jack era um bêbado que foi procurado pelo diabo e conseguiu enganá-lo por três vezes, evitando sua morte. Mas, quando morreu, sua entrada foi negada no céu e também no inferno. O diabo, ainda sentindo-se humilhado, deu ao Jack uma vela para que ele pudesse iluminar seu caminho no purgatório. Para fazer a chama durar mais, ele colocou a vela acesa dentro de um nabo e ficou conhecido como Jack O’Lantern. 

 Na América, as abóboras eram mais abundantes do que os nabos e podiam ser esculpidas. Dessa forma, os imigrantes optaram por adaptar a lenda, e o costume segue até hoje.

Doces ou travessuras

A brincadeira de pedir doces ou fazer uma travessura também é norte-americana, mas com raízes europeias. Na Idade Média, as crianças tinham o costume do souling, que consistia em bater de porta em porta pedindo o soul’s cake (bolo das almas). Segundo a tradição, as crianças que ganhavam o doce rezavam pela alma dos finados da família que as presentearam, ajudando a alma penada a encontrar o caminho do céu.

 E o bolo das almas, acredite, nem é assim tão gostoso: consistia em um pedaço de pão mais duro, como a ciabatta, embebido em groselha.

 Decoração e culinária

 Para decorar a casa, basta lançar mão de abóboras esculpidas, toalha de mesa, guardanapo, copos e louças nos tons laranja, preto e roxo, além de enfeites de aranhas, teias, caldeirões e outros que remetem ao lúgubre.

 Para comer? Ah, aí as delícias são um capítulo à parte! Algumas ideias que podem agradar adultos e crianças são: 

      1. Maçã do amor: experimente colocar dentinhos de vampiro sobre a cobertura vermelha do caramelo. Vai ficar incrível;
  1.  Popcake temático, banhado em fondant colorido: o popcake é feito com farelo de bolo e cream cheese. Com criatividade e o fondant colorido — que pode ser comprado pronto —, é possível criar os mais variados monstrinhos;
  2. As mexericas têm formato que lembra muito o das abóboras. Para uma opção mais light, é possível decorá-las com olhinhos e boca — de papel ou de glacê — para remeter às lanternas de abóbora;
  3. Também é possível comprar balas e jujubas nos formatos de dentaduras, olho, minhoca, etc. e espalhar pela casa em potes transparentes para ajudar a criar o clima de Dia das Bruxas;
  4. Bastante divertidas são as salsichas em tirinhas enroladas em massa folhada. Depois de assadas, elas podem ser enfeitadas com olhinhos artificiais para imitar “múmias” deliciosas;
  5. As azeitonas pretas chilena e portuguesa também são muito usadas para fazer aranhas que descansam sobre minipizzas;
  6. Outra ideia bonitinha é fazer brigadeiro de copinho — mousse de chocolate — ou pavê de chocolate, dependendo da habilidade e disponibilidade de tempo do chef — e, por cima, colocar meia bolacha de maisena com a sigla R.I.P., que significa “descanse em paz” em inglês,
  7. Seringas com suco de tomate ou groselha também são shots divertidos para todos.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 15 a 22 de novembro

  • COROA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    COROA - Nem sempre bater de frente com certas questões é a melhor maneira de resolvê-las, muitas vezes é preciso desviar de certos assuntos e pessoas, livrar-se de tudo o que possa atrapalhar os seus bons planos. No amor uma nova fase mais tranquila se segue, é hora de organizar seus pensamentos de maneira positiva, filtrar seus sentimentos e saber separar o seu lado amoroso do seu lado profissional, pois dessa maneira tudo estará bem em ambas as partes.

  • CANDEIAS - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    CANDEIAS - Momento de luz, fase de paz e alegrias enfim chegou a hora de viver seus bons planos, você começa a reorganizar os seus dias tanto no amor como em todos os setores. Você atravessa uma fase de mais otimismo e fé, encontra boas respostas em seus caminhos e busca direcionar seus bons pensamentos de maneira positiva. No amor a fase é tranquila e você busca entender a pessoa amada e até se surpreende com as boas atitudes da pessoa.

  • RODA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    RODA - Você busca melhorias em todos os sentidos, segue com mais entusiasmo diante das questões, vibra com mais positividade no ramo profissional e as respostas são bem positivas e a semana ganha forças com seus bons atos. Vibrações positivas para o lar enfim uma fase muito tranquila se segue, chegou a hora de virar o jogo com sabedoria e muita fé. Você tem uma maneira mágica de resolver as questões amorosas, busque essa sabedoria para lidar com tais questões.

  • SINO - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    SINO - Os dias que se seguem são mais positivos, momento de muita luz e raciocínio onde você consegue resolver certas questões que estão ao seu redor. Novidades podem te surpreender, mas será preciso ter calma ao tentar resolver certas questões amorosas, pois lidar com seus próprios pensamentos não é fácil, é preciso ter o equilíbrio ideal para não sufocar a pessoa amada. Você tem a capacidade de colocar tudo no lugar, mas será preciso usar o que você tem de melhor, que é a sua Fé.

  • MOEDAS - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    MOEDAS - Momento de luz, fase de paz e raciocínio onde você direciona seus pensamentos aos seus bons planos, se desprende de situações desagradáveis e segue com mais fé e entusiasmo diante das boas questões. Chegou a hora de colocar tudo no lugar, buscar a paz interior e viver da melhor maneira possível. O seu coração antes duvidoso agora segue com mais sabedoria e muita fé, entendendo o que realmente será bom em seus caminhos, seguindo um novo rumo de pensamentos e sentimentos.

  • ADAGA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    ADAGA - Momento de luz e alegrias, fase de paz e equilíbrio onde você consegue determinar os seus bons planos, seus pensamentos se direcionam para dias melhores, seus objetivos são maiores e dentro de alguns dias tudo estará resolvido da melhor maneira possível. O seu coração antes duvidoso agora enfrenta uma fase de otimismo e fé, encontra dentro de si uma porcentagem de forças que te ajuda a resolver importantes questões.

  • FERRADURA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    FERRADURA - Fase de paz e sabedoria, momento de organização pessoal onde você busca melhores respostas em todos os sentidos. Algo que você tinha dado por perdido ganha um novo sentido em sua vida, ressurge de uma maneira meio que inesperada surpreendendo os seus dias. A semana promete ser de novidades quentes e de respostas que realmente trazem um novo sentido em seus caminhos, apenas siga em frente que as boas respostas chegam em breve pra você.

  • TAÇA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    TAÇA - Dias de luz e sabedoria, fase de paz enfim você deixa de lado certos extremismos e opta por seguir uma vida mais tranquila, mais focada em seus objetivos. Momentos de muita sabedoria e discernimento, chegou a hora de seguir com fé em todos os sentidos, desprendendo-se dos seus medos, buscando mais solidez aos seus pensamentos. No amor uma nova resposta surpreende o seu coração, você vira a página e segue com mais foco em seus objetivos.

  • CAPELA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    CAPELA - Dias de luz e iluminação, fase de paz e raciocínio lógico onde tudo acontece de maneira positiva em seus caminhos. Uma nova fase mais tranquila, você se desprende de questões negativas que antes te traziam muitas dores de cabeça, e busca focar em seus objetivos maiores deixando de lado tudo o que for prejudicial, questões que te atrapalharam de uma certa forma, buscando melhorias em todos os sentidos. Momento de luz e determinação, a semana será quente porém de respostas.

  • PUNHAL - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    PUNHAL - Fase de raciocínio lógico, momento de luz e estabilidade financeira, resoluções de problemas que antes te preocupavam e muito, chegou a hora de deixar de lado tudo o que amarra seus caminhos e seguir com seus novos projetos, conquistar novamente o seu espaço com luz, garra e determinação. Mantenha o seu foco que tudo tende a dar certo, a semana promete ser de boas resoluções e até mesmo questões judiciais se resolverão da melhor maneira possível.

  • ESTRELA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    ESTRELA - Uma nova luz se segue, os bons momentos direcionam seus pensamentos a novidades maiores, você consegue sim resolver certas questões e coloca tudo no lugar , o que antes te atrapalhava agora serve como ponte para dias melhores, sim a vida surpreende a muitos e com você não seria diferente, é hora de buscar as suas boas respostas, tanto amorosas como profissionais, pois enfim chegou a hora de estar bem em todos os sentidos.

  • MACHADO - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    MACHADO - Novas respostas surpreendem o seu coração, os seus caminhos ganham luz e sabedoria, chegou o momento de reorganizar a sua vida pessoal, você está jogando fora muitos pensamentos que antes te atrapalhavam de uma certa forma, buscando sentimentos maiores focando mais em seus objetivos enfim as mudanças vieram para melhorar o seu astral, para que o seu lado profissional seguisse um novo rumo mais positivo e a sua vida amorosa tivesse mais sentido.