Vantagens e desvantagens de comprar um apartamento novo | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Vantagens e desvantagens de comprar um apartamento novo

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Varanda gourmet, metragem dos sonhos e até mesmo uma rede de serviços à disposição: não faltam atrativos nos lançamentos imobiliários que pipocam pelas grandes cidades, mascomprar apartamento novo, recém-saído da planta, ainda tem gerado muitas dúvidas em quem está à procura de um lugar para chamar de seu. 

 Porém, a situação do Brasil não tem ajudado nos últimos anos. Desde 2014 a população brasileira tem sofrido com as oscilações políticas, econômicas e — atualmente — com o desemprego. Diante desse quadro sobram mais dúvidas do que certezas sobre qual a melhor decisão a tomar. 

Sonhe, pense e planeje 

Afinal, na lista dos brasileiros, a compra da casa própria ainda é considerada uma das maiores despesas e, com certeza, vai consumir alguns anos de trabalho e dinheiro. Algo em torno de 30 anos para pagar por um sonho. 

 Mas, antes de tomar uma decisão como essa, é preciso avaliar os impactos que isso poderá causar no orçamento, além dos prós e contras sobre comprar um imóvel novo. 

Vantagens do apartamento novo

Comprar um imóvel ainda na planta tem suas vantagens. Uma delas é na hora de negociar e escolher o tipo de financiamento que pode ser feito fracionado, uma parte com a construtora e a outra com o banco. Nesse momento também pode-se planejar o número, valores e quantidades de anos do financiamento. 

 Outra vantagem decomprar apartamento novo é a qualidade do imóvel a ser entregue. Muitos já vêm prontos para morar ou quase isso. Não havendo a necessidade de reforma ou de adequações do imóvel às novas normas de segurança na distribuição de gás, por exemplo. 

 Nesse caso, a infraestrutura moderna é um diferencial que o comprador tem de levar em conta ao adquirir um apartamento novo.  

 Em muitos casos, antes mesmo da entrega do imóvel, é possível fazer algumas mudanças na planta do apartamento e deixar tudo com a “cara” do proprietário. 

 E se a infraestrutura interna promove benefícios, a área externa do apartamento não pode ficar de fora desse pacote. 

 Uma rede elétrica e hidráulica nova e em boas condições, materiais de última linha e um bom acabamento tornam o valor do condomínio mais atraente aos moradores ou investidores. 

 Por ser um imóvel novo, preocupações e problemas com infiltrações, rachaduras, elevadores com defeito ou desatualizados, portões velhos e demais problemas relacionados à manutenção do condomínio demorarão a aparecer. 

 Sem contar que os novos projetos ainda trazem áreas planejadas com um bom aproveitamento dos espaços, adequadas ao estilo de vida dos tempos atuais e de acordo com as necessidades dos moradores de hoje, trazendo, assim, mais conforto e praticidade para o dia a dia dos compradores. 

 Um item que faz uma enorme diferença, mas poucos compradores se atentam, é o valor de revenda do imóvel. Quanto mais novo for o empreendimento, melhor! O investimento em um apartamento na planta tende a valorizar e chega a ser bem maior do que o da compra.   

Desvantagens

Não se pode fechar os olhos para as possíveis desvantagens quando se compra um apartamento novo.

Um deles reflete diretamente no bolso quando se fala em financiamento. Ele até pode ser uma boa opção quando se consegue condições atraentes. Porém, é preciso prestar muita atenção nas taxas, pagamentos intermediários e juros previstos para os anos de investimento. Caso contrário, o comprador pode pagar mais pelo imóvel e, ao término do parcelamento, perceber que pagou por mais de um imóvel.

Uma outra dica importante aqui é tentar evitar financiamentos muito longos, ou então, dar uma entrada pequena demais que venha a sobrecarregar o valor das prestações. Se for necessário, pode-se investir o dinheiro durante algum tempo e dar uma entrada maior. Lembre-se: a ideia é comprar uma casa e não acumular dívidas. 

Outro ponto importante é não ter a percepção de espaço enganada. Ao comprar um imóvel na planta, o comprador acaba por não ver — ou entrar — no apartamento para saber se as medidas do imóvel vão ou não satisfazer as necessidades e desejos listados, e acabam comprando um imóvel de proporções diferentes das imaginadas.

Isso acontece porque algumas construtoras mostram a planta em uma escala e os móveis em outra. Então, é preciso ficar atento aos detalhes e, no caso de dúvida, ter à mão a velha e útil fita métrica. 

Atrasos na obra podem refletir na data de entrega do apartamento e causar outros problemas para o comprador. Então procure acompanhar a evolução da obra e, ao menor sinal de atraso, reavalie suas opções.

Vale lembrar que, segundo permitido por lei, a construtora pode prorrogar em 6 meses a entrega do imóvel. Mas, em alguns casos, a entrega demora mais tempo, prejudicando a vida do comprador. Nesses casos, inclusive, pode ser necessária a intervenção judicial e até processos. 

Após analisar todos os itens propostos aqui, fica mais fácil escolher entre o melhor tipo de investimento e imóvel.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.