O que você precisa saber antes de adotar um animal? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

O que você precisa saber antes de adotar um animal?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Uma estimativa feita em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta para um número assustador de animais abandonados: cerca de 30 milhões, entre cães e gatos. Aqueles que são resgatados acabam sendo cuidados pelos Centros de Controle de Zoonoses e ONGs de proteção animal.

Adotar um animal abandonado é, portanto, um ato de amor. Mas é também uma grande responsabilidade, já que você terá que arcar com cuidados como vacinação, compra de remédio para pulgas, alimentação, passeios e, é claro, muito carinho.

Por isso mesmo, antes de tomar uma decisão como essa, é preciso refletir se você tem condições de oferecer um lar adequado ao bichinho.

Como é feita a adoção de animais?

Se você tem o intuito de adotar um animal, deve entrar em contato com alguma ONG de proteção animal ou com o Centro de Controle de Zoonoses mais próximo. Esses lugares abrigam tanto cães quanto gatos que são devidamente vacinados e vermifugados para só depois tornarem-se disponíveis para adoção.

Lá, vão perguntar o motivo da adoção, de forma a garantir que você tenha condições de abrigar o animal. Para adotar um bichinho é necessário ter mais de 21 anos, apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência.

Em alguns desses lugares é cobrada uma taxa relativa ao Registro Geral do Animal e um microchip de identificação.

No ato da doação, você vai assinar um termo no qual se compromete a cuidar bem do animal. Essa é uma forma de assegurar que você se responsabilize pela vida do pet e, em caso de maus tratos ou abandono, seja devidamente penalizado.

Considere as pessoas que moram com você

A sua decisão de adotar um pet deve considerar também as pessoas que moram com você, caso não more sozinho. Tem gente, por exemplo, que até gosta de animais, mas tem alergia ao pelo. E tem quem não goste de conviver com animais domésticos.

Ter em mente esse aspecto familiar é necessário para não criar problemas dentro de casa. Afinal de contas, de nada adianta levar um bichinho para sua morada se alguém da sua família não aceita conviver com o animal.

Considere o espaço onde o animal vai ficar

É preciso levar em conta também se onde você mora tem espaço suficiente para abrigar seu futuro companheiro canino ou felino. Animais maiores precisam de mais espaço, e às vezes o tamanho da sua moradia é incompatível com a necessidade dele.

Lembre-se que ele vai precisar de um lugar apropriado para dormir, como uma casinha ou uma cama própria, e um lugar para fazer suas necessidades fisiológicas. Definir bem esses ambientes ajuda o animal a se localizar e evita situações desagradáveis como encontrar coco ou xixi espalhados pela casa.

Prepare a casa para o “novo morador”

Se você já decidiu pela adoção, vale a pena providenciar algumas coisas antes de levar seu novo amigo para casa. É indispensável comprar uma ração adequada, de acordo com o porte físico e a idade do animal, além, é claro, de tigelas para por comida e água.

Tenha também um lugar onde o bichinho vai dormir. Pode ser uma casinha ou uma cama própria para animais. Quem quer gastar menos, pode usar um travesseiro, desde que ele esteja limpo e forrado.

Vale a pena comprar alguns brinquedos e acessórios para o pet. Para os gatos, invista em arranhadores, brinquedos com guizo e cordas com penas. Já para os caninos, a bolinha é sempre a escolha certa, mas há também outros brinquedos de plástico ótimos para morder — algo que eles adoram.

No dia em que for buscar o animal, leve uma coleira com guia, se for cachorro, e uma caixa ou gaiola, se for um gato.

Chegando em casa

Na chegada ao novo lar, o animal pode reagir de diferentes formas. Independentemente de qualquer coisa, tenha em mente que ele vai passar por um período de adaptação até entender que aquela é sua nova moradia e que ele vai ter, portanto, uma nova  rotina.

Logo que chegar em casa, ele vai fazer um reconhecimento do lugar. Por isso, permita que ele acesse todos os cômodos da casa, mas esteja sempre a seu lado.

Cães machos fazem xixi para demarcar seu território, o que pode ser bem desagradável caso ele urine fora do lugar. Tenha paciência: nada de bater ou brigar com o animal. Procure ensiná-lo onde fazer suas necessidades e, inicialmente, dê “recompensas”, como biscoitos ou ração, quando ele acertar o lugar. 

Se tiver alguma dúvida sobre cuidados com seu animal de estimação, procure sempre um veterinário. É ele quem vai orientar sobre as vacinas, o melhor tipo de ração, os remédios adequados em caso de doenças e até mesmo como educar o seu pet ou indicar um adestrador, caso seja necessário.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.