Quem é e o que procura o consumidor 4.0? Entenda | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Quem é e o que procura o consumidor 4.0? Entenda

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

A quarta revolução industrial representa a transição dos processos logísticos tradicionais em direção a novos planejamentos técnico-científicos, concebidos mediante desdobramentos processuais da revolução digital. 

Transformação tecnológica e inovação são termos que regem comportamentos comerciais, seja no marketing, na gestão organizacional ou até mesmo no atendimento ao cliente. Atualmente, por exemplo, é impossível separar oconsumidor que compra online daquele que utiliza apenas meios físicos.

Há alguns anos, empreendimentos e compras onlines simplesmente não existiam, e programas de automação eram usados com exclusividade por poucas — e grandes — empresas. A metamorfose do mercado, porém, associada às transformações sociais, revela por meio das tendências um panorama para o amanhã.

A maneira operacional das indústrias mudaram, assim como lojas, necessidades e clientes. O domínio técnico de cada etapa compositora de um processo geral, vinculado à captação e processamento de dados, expõe a atual demanda de aprimorar experiências comerciais individuais e de focar no crescente segmento varejista.

Etapas do consumidor

Para compreender os aspectos gerais do consumidor atual devemos retroceder uma etapa: o consumidor 3.0.

Já apresentando níveis de exigências maiores, a demanda segmentada é conveniência obrigatória. As marcas sentiram nos números a real necessidade de conhecer e conquistar o público mais a fundo.

A busca era por inclusão e pertencimento. O cliente estava cada vez mais passível às campanhas publicitárias que assumiam opiniões e posições, expondo a personalidade da empresa — que seria, ou não, correspondida por determinados grupos alvos.

Consequentemente, as características organizacionais tenderiam ao alinhamento com o pensamento do consumidor — e vice-versa. A exigência dos clientes passou a moldar o marketing, e a propaganda passou a influenciar pensamentos.

Assim, o consumidor 3.0 mudou sua condição de receptor indiferente e passou a ser uma das partes essenciais no ciclo funcional das empresas.

Consumidor 4.0

O consumidor atual, 4.0, corresponde em seu aspecto a todas as características da geração anterior. Um elemento pertencente à categoria, porém, é fator diferencial: tecnologia.

A linhagem de comportamentos e demandas seguiu regularmente a tendência 3.0. No entanto, o acesso às tecnologias ocorre hoje de maneira ampla e ininterrupta. O acelerado progresso digital alterou as estruturas sociais e interpessoais, impactando, evidentemente, no consumo.

Além do posicionamento ideológico alinhado ao pensamento e a identificação de valores com a marca — construções incontestáveis —, o consumidor 4.0 exige alternativas, comunicações e relações convergidas ao universo digital.   

Trabalho, estudos, entretenimento, alimentação, transporte... Nos dias atuais, é impensável considerar uma rotina afastada de aplicativos e redes sociais. A maneira como consumimos conteúdos e materiais foi amplamente impactada pelos desdobramentos da internet, e essa relação modificou todos os campos de influência ao nosso redor.

Consumo direto e rápido

No intuito comercial, as empresas necessitaram se adequar à era digital. Mas era preciso ir além do perfil ativo nas redes sociais, exposição de produtos e publicidade engajada.

A presença nas redes deve compreender os mínimos fatores capazes de motivar transações comerciais. O consumidor 4.0, por exemplo, preza pelo atendimento qualificado, exigindo das lojas a implementação de canais digitais que atendam demandas específicas.

Simplicidade e conveniência são características fundamentais na prestação de serviços dessa etapa de consumo. O 4.0 é direto e até mesmo minimalista quando se trata de processos.

Assim, a exibição de produtos, serviços, preços e especificações devem ser francos e imediatos, bem como os meios de comunicação qualificados em resolver problemas rapidamente.

Se a internet é usada constantemente, é nela que deve se concentrar os principais processos de compra.

As demandas do novo consumidor

Ao navegar por sites de diferentes lojas, o usuário não se distingue como cliente. Não se trata, então, de abordar consumidores, mas sim de tratar pessoas. O social alterou atividades e hábitos, bem como a maneira de consumo.

Comprar tudo aquilo que se deseja sem precisar sair de casa, podendo buscar e comparar preços entre incontáveis estabelecimentos, são benefícios que o consumidor 4.0 busca.

Liberdade de escolha, variedade absoluta e comodidade para comprar e receber produtos e serviços são concepções ligadas à tecnologia que possibilitaram a modificação do mercado mundial.

É necessário, em meio ao universo comercial interconectado e extremamente múltiplo, atingir esse novo consumidor de alguma forma. Hoje, esse alcance ocorre por meio do acréscimo dos pontos de venda e contato, que busca tocar os clientes e melhor atendê-lo.

Múltiplos canais

Foi seguindo a necessidade de segurar o consumidor por algum lado que o omnichannel conquistou forças no mercado.

Podemos definir a expressão como uma estratégia de conteúdo entre os canais utilizados por uma companhia para melhorar a experiência do usuário. Nessa alternativa, os meios de comunicação e seus recursos de suporte são constituídos e administrados para cooperarem de maneira horizontal e conjunta.

O comportamento do consumidor 4.0 aponta para a importância do atendimento satisfatório que gera melhores experiências e, consequentemente, promove a fidelização e o aumento de vendas.

Presente e futuro

As exigências, hábitos e demandas do consumidor 4.0 são reflexos diretos do progresso tecnológico advindo da era digital. A internet e seus meios funcionais — aplicativos, sites, redes sociais — adquiriram as comodidades necessárias à liberdade identitária do novo consumidor.

Resultado de fragmentações técnico-científicas, o consumidor 4.0 é a tendência do hoje que influencia o amanhã.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.