Fornecer um imóvel como garantia de pagamento é uma boa opção? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Fornecer um imóvel como garantia de pagamento é uma boa opção?

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Quem está precisando de uma linha de crédito de forma rápida em momentos importantes pode resolver esse problema recorrendo ao refinanciamento de imóvel. Confiável, essa alternativa permite que as pessoas utilizem o dinheiro liberado para pagar dívidas ou fazer investimentos.


A opção ainda é pouca explorada no Brasil, e consiste em um banco fornecer um empréstimo à pessoa, recebendo como garantia algum bem, como imóveis ou veículos. Essa opção tem ajudado muita gente a sair do aperto e reorganizar as finanças domésticas.


Nesse acordo, o banco passa a deter a posse do bem, até que o refinanciamento seja abatido pela pessoa. Uma vantagem dessa opção é que o dinheiro pode ser utilizado de maneira livre, sem haver a necessidade de explicar seu uso para o banco. Porém, caso a dívida não seja acertada, existe o risco do banco confiscar o bem.

Quem pode fazer?

Algumas exigências devem ser cumpridas por aqueles interessados em fazer um refinanciamento. O bem oferecido como garantia deve estar no nome da pessoa e totalmente quitado. É preciso, também, que não haja restrições ao CPF do cliente como no serviço de proteção ao crédito (SPC), essa exigência é uma forma de assegurar que não se trata de um inadimplente.


A pessoa também deve comprovar que sua renda mensal é o suficiente para pagar as parcelas estabelecidas pelo banco. Esses requisitos são avaliados pelo financiador antes da autorização do empréstimo. Contudo, existem situações em que o empréstimo é concedido mesmo com alguma restrição ao nome, devido à garantia oferecida.


Existem situações, também, em que o empréstimo pode ser concedido mesmo sem que o bem oferecido esteja totalmente quitado. Nesses casos, é preciso que a maioria das parcelas do imóvel ou do veículo já estejam quitadas. Isso porque o novo financiamento não pode cobrir 100% do valor do bem.


Alguns documentos são solicitados na hora do selar o refinanciamento. O interessado deve levar RG, CPF, comprovante de residência, de estado civil e de renda, além da matrícula do imóvel. Pessoas casadas precisam levar a assinatura e os documentos do cônjuge.

Como comprovar a renda?

A pessoa deve apresentar sua renda para que o banco aprove o empréstimo. Em casos como esse, o interessado não pode utilizar a conta poupança como uma forma de comprovação de renda.


Mais documentos são exigidos pelo banco nos casos de empresários. Eles devem fornecer extratos da conta corrente, tanto da pessoa física quanto da jurídica, além do faturamento e imposto de renda da empresa.

Vantagens e riscos

Garantir um imóvel como forma de pagamento tem algumas vantagens, mas o sujeito também deve estar ciente que corre alguns riscos ao fazer esse negócio. 


Um dos grandes trunfos do refinanciamento é que é possível conseguir empréstimo de valores mais altos, ao mesmo tempo que os juros são mais baixos que o empréstimo pessoal. Também é possível negociar um tempo mais longo para pagar, já que o banco tem uma maior garantia do pagamento.


Por outro lado, antes de concretizar o acordo, a pessoa precisa estar ciente dos riscos desse tipo de negócio. Se o empréstimo não for quitado, o banco pode tomar o bem e levá-lo a leilão. Portanto, caso tenha dificuldades em pagar as parcelas, vá ao banco e discuta possibilidades para diminuir os juros ou aumentar o prazo para pagamento.


Para evitar esse tipo de problema, uma questão crucial envolvendo esse assunto é analisar bem quando fazê-lo, já que ele é útil e vantajoso em algumas situações como nos casos de utilização do dinheiro no abatimento de dívidas mais caras. Isso é bom, pois a pessoa troca uma dívida mais cara e com juros maiores por uma mais fácil de pagar.


Se o cliente estiver fazer uma reforma ou ampliação em seu imóvel, esse tipo de empréstimo também é vantajoso. Sobretudo porque existem vários casos em que as reformas são inesperadas e emergenciais. Assim, o dinheiro do empréstimo consegue cobrir todos esses gastos de uma só vez.


O dinheiro também pode ser usado para impulsionar o seu próprio negócio. Ele permite que a pessoa tenha acesso a um capital de giro que pode ser aplicado rapidamente, iniciando um novo empreendimento ou ampliando um já estabelecido.


Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.