Conheça 5 investimentos mais rentáveis que a poupança | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Conheça 5 investimentos mais rentáveis que a poupança

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Sempre ouvimos que é importante guardar dinheiro e, em geral, as pessoas falam especificamente sobre guardá-lo na poupança. Porém, apesar de ser uma maneira segura, ela não é rentável, você só está poupando. Por isso, vamos falar sobre cinco formas de investir e ter um retorno maior.

Se o seu objetivo é investir em um negócio, por exemplo, é importante buscar maneiras de fazer o seu dinheiro aumentar. E, além de trabalhar para arrecadar mais, você pode pegar a renda que já tem e investir. 

O investimento é uma aplicação que produz um retorno no futuro. Ou seja, você estará trabalhando com a ideia de ganho ou resultados específicos. Ao contrário de quando se fala em poupar, que significa que você está apenas guardando o dinheiro.

E, aqui, vale um adendo. Para investir você não precisa de altos valores, como muitos acreditam. Em alguns casos, é possível iniciar com 30 reais. Separamos cinco formas de investir com baixo risco e que rendem mais que a poupança.

É importante analisar se o seu investimento é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Ele garante ressarcimento de até 250 mil reais ao investidor caso haja algum problema com a instituição.

Tesouro direto

Investir no tesouro direto significa que você está comprando títulos públicos que são garantidos pelo Tesouro Nacional. Na prática, você está emprestando dinheiro ao governo. 

Após o vencimento do título, o dinheiro aplicado é devolvido com uma remuneração (que é a quantidade que ele rende). Essa remuneração pode ser prefixada ou pós fixada. Para investir no tesouro direto, você precisa de no mínimo 30 reais.

Apesar de não ter a garantia do FGC, o tesouro direto conta com uma garantia do próprio Governo Federal. Portanto, é um investimento seguro.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Este é um título emitido pelos bancos. Você empresta dinheiro para o banco e ele devolve com um rendimento. Aqui, vale a pena prestar atenção no prazo de vencimento, que vai definir a porcentagem dessa remuneração. Em geral, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, maior o retorno no final.

Os valores pré-fixados deixam claro o quanto você vai receber quando o título vencer. Se ele é fixado em 10%, você sabe que irá render 10% ao ano e é esse o valor que terá em mãos.

Já nos casos em que o valor é pós-fixado, o valor pode variar. Pode-se utilizar o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) como base para o CDB. O valor do CDI é medido de acordo com o valor médio diário de empréstimo de dinheiro entre os bancos.

Então, na hora de escolher um CDB pós-fixado é importante ver a porcentagem do CDI que ele paga. Por exemplo, um CDB que paga 90% do CDI, em que o CDI paga 10% ao ano, significa que você receberá 9% ao ano. Além disso, o CDI pode variar entre um ano e outro. 

Por isso, não esqueça de checar a porcentagem relacionada ao CDI, porque em alguns casos o valor final pode ser semelhante a uma poupança. O CDB conta com o Fundo de Garantidor de Crédito.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Como diz o nome, esse título está ligado ao mercado imobiliário. Ele é de renda fixa e ajuda a financiar projetos no setor. Então, quem compra uma LCI empresta dinheiro para esse mercado e recebe juros.

Em geral, o investimento em LCI tem uma data específica para o retorno do dinheiro. Na prática, significa que você não poderá contar com o dinheiro investido até que o título venca. Um ponto positivo é que ele é livre do imposto de renda. A LCI tem garantia do FGC e é um investimento seguro.

Debêntures

As debêntures são títulos de dívidas de empresas privadas ou públicas. Nesse caso, ao comprar uma debênture, você está assumindo um papel de credor e ajudando a empresa a financiar projetos e investimentos.

Como nos casos anteriores, essa ajuda gera juros, que é o rendimento do seu dinheiro. Porém, as debêntures não contam com FGC, por isso a rentabilidade costuma ser maior, assim como o risco.

CRI’s e CRA’s

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI’s) e Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRA’s) são títulos de instituições securitizadoras. Ao emprestar dinheiro para construtoras e para o agronegócio, você recebe juros em troca.

Em geral, os certificados têm rentabilidade maior que do CDI e não há taxa de administração. Porém, assim como as debêntures, esse é um investimento de risco médio e não é garantido pelo FGC. O resgate com os juros aplicados acontece quando o título vence e aqui é preciso investir um valor maior de entrada.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - de 12 a 18 de dezembro

  • Coroa - de 12 a 18 de dezembro

    COROA_ Fase de luz e Fé, você se volta ao aprendizado e quer progredir no ramo profissional, as oportunidades surgem porém é preciso seguir com fé e determinação. Pequenos imprevistos em questões amorosas podem surgir, mas com o passar dos dias tudo tende a ser melhor, a semana requer mais equilíbrio principalmente em questões financeiras pois não é um bom momento para altos investimentos. Algumas questões familiares podem vir a te preocupar porém, você resolverá tais assuntos.

  • Candeias - de 12 a 18 de dezembro

    CANDEIAS_ Momento oportuno para o trabalho onde novas oportunidades surgem até mesmo trabalhos extras podem aparecer em seus caminhos fortalecendo sua renda pessoal. O desafio da semana será falta de tempo, organizar tudo não será uma tarefa fácil pra você que está iniciando uma nova fase em sua vida, porém as respostas te animam e você não medirá esforços para alcançar os seus objetivos. Em questões amorosas tudo tende a ficar bem depois de uma conversa franca com a pessoa amada.

  • Roda - de 12 a 18 de dezembro

    RODA_ Fase de muitas lutas, será preciso manter a calma principalmente para lidar com assuntos familiares, pois muitas questões não te agradam no momento, mas é necessário manter a ordem dos pensamentos, saber conversar antes de agir. Apesar da semana trazer certos desafios e algumas notícias não muito favoráveis a sua força e sua capacidade profissional trazem ótimas resoluções trazendo mais equilíbrio ao seu astral.

  • Sino - de 12 a 18 de dezembro

    SINO_ Chegou o momento de reorganizar a sua vida pessoal, virar o jogo e lutar a favor dos seus bons planos. Desprenda-se dos seus medos e encare as situações, você pode resolver certos assuntos sem maiores problemas, principalmente em questões amorosas chegou a hora de colocar um fim a certas brigas desnecessárias e criar um ambiente mais agradável, deixar os dias melhores junto da pessoa amada. Basta você querer e tudo fica diferente.

  • Moedas - de 12 a 18 de dezembro

    MOEDAS_ Fim das preocupações, momento de respostas positivas enfim a semana traz a alegria em questões trabalhistas, resoluções e acertos que te deixarão mais tranquilo. Os dias que se seguem serão bem positivos, você sente a necessidade de mudar algumas coisas em sua vida e passa a colocar em prática tais mudanças, começando pelas amizades e até mesmo com alguns parentes que perderam a sua confiança.

  • Adaga - de 12 a 18 de dezembro

    ADAGA_ Apesar de alguns imprevistos amorosos tudo tende a acontecer de uma maneira diferente em seus caminhos. Esta é uma fase de mudanças de pensamentos e sentimentos e será difícil pra você administrar este período. Com o passar dos dias tudo pode acontecer de uma maneira diferente basta você querer, você vem buscando respostas a alguns dias e elas começaram a aparecer e no momento o que você deve fazer é seguir em frente sem medo de errar.

  • Ferradura - de 12 a 18 de dezembro

    FERRADURA_ Semana de bons presságios, momento de luz e sabedoria onde você busca na espiritualidade a sua paz interior, explora a sua fé e volta a ter equilíbrio em todos os sentidos. Esta é uma fase de boas realizações, e você consegue dar a volta por cima em diversas situações, consegue vencer seus medos e encara uma nova jornada mais positiva. Bom momento para cuidar também da sua saúde que requer mais atenção neste período.

  • Taça - de 12 a 18 de dezembro

    TAÇA_ Chegou a hora de dar um basta em determinadas questões, colocar em prática os seus bons planos e seguir novamente com fé, você desistiu no meio do caminho e não deveria ter feito isso, agora é hora de buscar soluções e criar novas oportunidades. Capacidade você tem só se deixou levar por sentimentos ruins, dê um basta em tudo isso e busque focar na sua paz interior, em breve tudo vai ficar bem basta você querer e acreditar.

  • Capela - de 12 a 18 de dezembro

    CAPELA_ Uma nova luz surge em seus caminhos, esta é uma fase de respostas principalmente em questões profissionais, você consegue as respostas que desejava porém não deve arriscar muito, deixe o tempo colocar tudo no lugar. Uma fase mais tranquila no amor, novas respostas trazem o equilíbrio ideal e tudo fica bem entre você e a pessoa amada. Bom momento para cuidar da sua saúde, pois num ritmo mais acelerado tudo precisa de mais atenção.

  • Punhal - de 12 a 18 de dezembro

    PUNHAL_ Momento de boas realizações,fim de um período de muitas dúvidas, chegou a hora de partir para o ataque, ir ao encontro das boas oportunidades e fazer o seu jogo, o destino pede ação de sua parte portanto segue com fé e determinação que a semana promete ser bem agitada porém muito proveitosa em todos os sentidos. No amor apesar de certos embaraços pessoais tudo tende a acontecer de uma maneira mais tranquila nessa semana.

  • Estrela - de 12 a 18 de dezembro

    ESTRELA_ Fase de luz e raciocínio, momento onde você começa a pensar melhor em todos os assuntos ao seu redor, consegue mudar o que for preciso e vence com sabedoria todas as questões, foge de problemas desnecessários e começa a evitar determinadas pessoas que só atrapalham os seus caminhos. No amor o segredo é ter um bom diálogo amigo com a pessoa amada, esclarecer certos assuntos pendentes e criar um clima mais agradável.

  • Machado - de 12 a 18 de dezembro

    MACHADO_ Semana trabalhista bem proveitosa, momento bem favorável até mesmo para as questões financeiras. No amor tudo fica bem também, pois você deixa de lado certos medos e passa a encarar a realidade do relacionamento, resolve de maneira positiva com uma boa conversa e  consegue entender a pessoa amada. Muita disposição e otimismo, isso te dará grandes respostas em todos os sentidos, segue com fé que tudo tende a acontecer.