Conheça 5 investimentos mais rentáveis que a poupança | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Conheça 5 investimentos mais rentáveis que a poupança

De tudo um pouco

Sempre ouvimos que é importante guardar dinheiro e, em geral, as pessoas falam especificamente sobre guardá-lo na poupança. Porém, apesar de ser uma maneira segura, ela não é rentável, você só está poupando. Por isso, vamos falar sobre cinco formas de investir e ter um retorno maior.

Se o seu objetivo é investir em um negócio, por exemplo, é importante buscar maneiras de fazer o seu dinheiro aumentar. E, além de trabalhar para arrecadar mais, você pode pegar a renda que já tem e investir. 

O investimento é uma aplicação que produz um retorno no futuro. Ou seja, você estará trabalhando com a ideia de ganho ou resultados específicos. Ao contrário de quando se fala em poupar, que significa que você está apenas guardando o dinheiro.

E, aqui, vale um adendo. Para investir você não precisa de altos valores, como muitos acreditam. Em alguns casos, é possível iniciar com 30 reais. Separamos cinco formas de investir com baixo risco e que rendem mais que a poupança.

É importante analisar se o seu investimento é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Ele garante ressarcimento de até 250 mil reais ao investidor caso haja algum problema com a instituição.

Tesouro direto

Investir no tesouro direto significa que você está comprando títulos públicos que são garantidos pelo Tesouro Nacional. Na prática, você está emprestando dinheiro ao governo. 

Após o vencimento do título, o dinheiro aplicado é devolvido com uma remuneração (que é a quantidade que ele rende). Essa remuneração pode ser prefixada ou pós fixada. Para investir no tesouro direto, você precisa de no mínimo 30 reais.

Apesar de não ter a garantia do FGC, o tesouro direto conta com uma garantia do próprio Governo Federal. Portanto, é um investimento seguro.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Este é um título emitido pelos bancos. Você empresta dinheiro para o banco e ele devolve com um rendimento. Aqui, vale a pena prestar atenção no prazo de vencimento, que vai definir a porcentagem dessa remuneração. Em geral, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, maior o retorno no final.

Os valores pré-fixados deixam claro o quanto você vai receber quando o título vencer. Se ele é fixado em 10%, você sabe que irá render 10% ao ano e é esse o valor que terá em mãos.

Já nos casos em que o valor é pós-fixado, o valor pode variar. Pode-se utilizar o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) como base para o CDB. O valor do CDI é medido de acordo com o valor médio diário de empréstimo de dinheiro entre os bancos.

Então, na hora de escolher um CDB pós-fixado é importante ver a porcentagem do CDI que ele paga. Por exemplo, um CDB que paga 90% do CDI, em que o CDI paga 10% ao ano, significa que você receberá 9% ao ano. Além disso, o CDI pode variar entre um ano e outro. 

Por isso, não esqueça de checar a porcentagem relacionada ao CDI, porque em alguns casos o valor final pode ser semelhante a uma poupança. O CDB conta com o Fundo de Garantidor de Crédito.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Como diz o nome, esse título está ligado ao mercado imobiliário. Ele é de renda fixa e ajuda a financiar projetos no setor. Então, quem compra uma LCI empresta dinheiro para esse mercado e recebe juros.

Em geral, o investimento em LCI tem uma data específica para o retorno do dinheiro. Na prática, significa que você não poderá contar com o dinheiro investido até que o título venca. Um ponto positivo é que ele é livre do imposto de renda. A LCI tem garantia do FGC e é um investimento seguro.

Debêntures

As debêntures são títulos de dívidas de empresas privadas ou públicas. Nesse caso, ao comprar uma debênture, você está assumindo um papel de credor e ajudando a empresa a financiar projetos e investimentos.

Como nos casos anteriores, essa ajuda gera juros, que é o rendimento do seu dinheiro. Porém, as debêntures não contam com FGC, por isso a rentabilidade costuma ser maior, assim como o risco.

CRI’s e CRA’s

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI’s) e Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRA’s) são títulos de instituições securitizadoras. Ao emprestar dinheiro para construtoras e para o agronegócio, você recebe juros em troca.

Em geral, os certificados têm rentabilidade maior que do CDI e não há taxa de administração. Porém, assim como as debêntures, esse é um investimento de risco médio e não é garantido pelo FGC. O resgate com os juros aplicados acontece quando o título vence e aqui é preciso investir um valor maior de entrada.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.