Dicas de dress code para os homens fazerem entrevista de emprego | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Dicas de dress code para os homens fazerem entrevista de emprego

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Nos últimos dias do mês de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que o desemprego no Brasil apresentou uma leve retração. De maio a julho havia 12,6 milhões de pessoas desempregadas no país, uma diminuição de 4,6% comparado ao trimestre anterior. 

Embora os dados pareçam animadores, o próprio IBGE indicou que o desemprego só diminuiu porque houve um aumento de brasileiros trabalhando na informalidade, em serviços como motoristas de aplicativos e outros trabalhos autônomos. 

Com a situação problemática do país, conseguir uma entrevista de emprego pode ser um bom motivo para renovar as esperanças. No entanto, na hora de ficar frente a frente com o recrutador sempre bate aquela insegurança. 

E um dos motivos que pode gerar mais desconforto são as roupas inadequadas. A depender da função a se desempenhar, ir à entrevista com uma camisa social lisa e uma calça jeans basta. No entanto, para empregos no setor jurídico ou corporativo, por exemplo, é interessante investir no traje social. 

Roupas mal escolhidas podem tirar pontos do candidato

Segundo alguns gestores de Recursos Humanos, embora não seja necessariamente determinante, a forma como a pessoa se veste durante a entrevista de emprego é sim percebida pelos recrutadores. Na maioria das vezes, no entanto, o visual só é considerado se estiver completamente inadequado. 

Ou seja, os entrevistadores não serão necessariamente influenciados pelos trajes dos candidatos. Os profissionais são treinados para avaliar a trajetória profissional dos postulantes e, na hora de bater o martelo e decidir pela contratação, é isso que levarão em conta.

No entanto, dependendo da área da vaga, as roupas podem ser consideradas aspectos negativos. Se o candidato concorre a uma vaga em uma grande empresa e aparece de calça jeans e tênis, provavelmente será notado, mas pelos motivos errados.

Isso significa que as roupas não geram pontos positivos com os recrutadores – a não ser que a vaga seja para o setor de moda –, mas podem representar pontos a menos para o candidato. 

Como se vestir na entrevista de emprego 

Para decidir qual o melhor look para uma entrevista de emprego, primeiro recomenda-se que o candidato pense na cultura da empresa para a qual ele está se candidatando. Fazer buscas na internet sobre o local e procurar por fotos do ambiente e dos funcionários podem ser boas soluções.

Dessa forma, é possível ter uma noção melhor de como as pessoas se comportam e qual é o dress code do lugar. Contudo, não basta encontrar as informações sobre o empregador, o candidato também deve considerar o próprio estilo de se vestir e tentar mesclar peças que gosta com outras que são condizentes com o ambiente no qual ele pretende trabalhar. 

Não adianta nada usar roupas muito diferentes das que está habituado porque, certamente, o recrutador vai perceber o desconforto e o próprio postulante à vaga corre o risco de se embaraçar na hora crítica da conversa com o RH.

Para ambientes mais informais

Se você conseguiu uma entrevista para uma empresa menor, como uma startup, considere se vestir de forma mais despojada porque esse ar mais leve certamente faz parte da cultura da empresa. Mas nada de ficar à vontade demais e colocar uma bermuda para a entrevista.

Uma calça jeans mais escura, um tênis e uma camisa em tecidos como o linho ou mesmo xadrez, por exemplo, são boas opções. 

Agora, se a empresa for pequena, mas atuar em uma área mais carrancuda, como a do direito, é melhor manter o ar mais sóbrio. Nesse caso, vá de calça jeans escura, mas, ao invés da camisa com estampa, pense em tons mais claros e sérios, como o azul e mesmo o preto. 


Para ambientes mais sérios 

Agora, se apareceu uma boa oportunidade de emprego, mas é para um escritório ou empresa mais séria, então é melhor investir em um visual mais compatível com o ambiente. 

Nesses casos, também é interessante perguntar ao recrutador o dress code. É melhor já esclarecer a dúvida do que aparecer por lá vestido de maneira inadequada.

Se não quiser investir em um terno completo, considere, pelo menos, a calça e a camisa mais sociais. Nos pés, também é mais apropriado pensar em sapatos mais formais, como os de couro.


Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 21 a 27 de fevereiro

  • Coroa - 21 a 27 de fevereiro

    COROA_ Os dias que se seguem serão mais positivos, onde você conseguirá resolver tudo de maneira tranquila, até mesmo questões familiares serão resolvidas da melhor maneira possível. Você terá bons motivos para seguir em frente com seus projetos, pois novos apoios surgem em seus caminhos. Com o passar dos dias tudo pode ser diferente, basta focar mais nos seus objetivos maiores e se desprender de questões banais que em nada acrescentam.

  • Candeias - 21 a 27 de fevereiro

    CANDEIAS_ Os dias prometem ser melhores, a semana trará importantes respostas principalmente em questões amorosas onde você acabou tendo grandes indecisões em seus caminhos. Mas você precisa agir de acordo com a sua intuição, às vezes é necessário mudar, livrar-se de teimosias que acabam impedindo a sua felicidade. Decida-se, vá ao encontro daquilo que te faz feliz, por que teimar com situações desagradáveis, você merece o que há de melhor.

  • Roda - 21 a 27 de fevereiro

    RODA_ Mudanças em seus caminhos, fase meio complicada em questões profissionais, é preciso ter calma para não julgar precipitadamente as situações. Apesar de a semana não ser muito favorável em questões trabalhistas, no amor tudo acontece de maneira positiva e você consegue equilibrar o seu astral. Em questões familiares não adianta tentar resolver tudo de uma vez, deixe o tempo agir ele sempre traz a melhor resposta. Bom momento para cuidar da sua saúde.

  • Sino - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Moedas - 21 a 27 de fevereiro

    SINO_ Momento de luz e alegrias, fase de paz e bons presságios onde você começa a valorizar mais a pessoa amada, se desprende dos seus medos e busca a paz acima de tudo. A semana será voltada ao seu relacionamento, muita dedicação fará com que tudo volte ao normal. Às vezes é preciso ceder diante de certas situações para que tudo fique bem, não é perder mas sim agir com inteligência diante de um problema que encontra dificuldades de ser resolvido.

  • Adaga - 21 a 27 de fevereiro

    ADAGA_ Fase de paz e boas respostas, até mesmo questões amorosas mal resolvidas começam a ter melhores resultados, mas você está buscando algo mais significativo para os seus caminhos, portanto a pessoa amada vai precisar ser muito convincente para mudar a sua opinião. Em questões profissionais tudo acontece de maneira positiva e você tranquiliza o seu coração, semana favorável também para possíveis investimentos e também para transações financeiras.

  • Ferradura - 21 a 27 de fevereiro

    FERRADURA_ Você sente a necessidade de cuidar-se mais, tanto de maneira física como espiritual. A semana pode te trazer algumas dúvidas, principalmente em questões profissionais que ainda não foram resolvidos todos os assuntos, mas você terá o controle da situação depois de esclarecer certas pendências. No amor você precisa ser mais atenciosa(o) , saber entender a pessoa amada e não fazer julgamentos precipitados.

  • Taça - 21 a 27 de fevereiro

    TAÇA_ Os dias que se seguem serão mais tranquilos em questões profissionais, novas respostas trazem mais equilíbrio para os seus caminhos. Você está atento(a) a novas oportunidades e a semana será bem agitada , mas é preciso controlar a ansiedade para não estragar tudo. Fase positiva para o amor onde os desentendimentos se dissipam e as boas respostas surgem trazendo a luz e a paz desejada. Boa fase em questões familiares.

  • Capela - 21 a 27 de fevereiro

    CAPELA_ Uma nova luz levanta o seu astral, novas respostas tranquilizam o seu coração e você consegue mudar o que for preciso. No amor tudo fica bem depois de uma conversa franca, e os dias prometem ser melhores também em questões profissionais onde você obtém melhores respostas . Chegou a hora de realizar seus planos, fugir do comodismo e arriscar um pouco mais, pois o momento pede atitudes certas para que tudo fique melhor.

  • Punhal - 21 a 27 de fevereiro

    PUNHAL_ Apesar de certas situações ainda não terem muito sentido os dias que estão pela frente trarão melhores respostas. O seu coração enfrenta uma grande dúvida, mas tudo acontecerá de maneira positiva e você colocará fim a certas preocupações. Os dias são de muita energia positiva, de força e respostas, portanto não estranhe certas mudanças de planos no setor trabalhista e financeiro, tudo faz parte de uma nova fase mais segura.

  • Estrela - 21 a 27 de fevereiro

    ESTRELA_ Você está numa fase de raciocínio lógico, está pesando os prós e os contras de tudo, resolveu colocar a sua vida em ordem e começou a se desprender de todas as negatividades que estavam ao seu redor. Esta será uma semana voltada a  cuidados espirituais pois você sente a necessidade de voltar-se mais à sua fé. Chegou a hora de colocar fim em situações mal resolvidas e seguir novos caminhos com amor, fé e equilíbrio, apostando mais em seu potencial.

  • Machado - 21 a 27 de fevereiro

    MACHADO_ O seu coração enfrenta uma grande dúvida, você não sabe se permanece da maneira como está ou se coloca um fim em tudo, mas o destino se encarrega de trazer a resposta para os seus caminhos. Em questões profissionais uma nova resposta surge e você segue com mais entusiasmo e fé. Os dias serão de respostas positivas, mesmo que algumas questões estejam mal resolvidas de acordo com o seu ponto de vista, pois muitas vezes só é preciso ver melhor e deixar o ciúme de lado.