7 motivos que fazem do pet o melhor amigo das crianças | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

7 motivos que fazem do pet o melhor amigo das crianças

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Ter um bichinho de estimação é parte da infância de muitas crianças e, acredite, é muito importante para o desenvolvimento físico e emocional da turminha. Melhor ainda é quando elas são envolvidas na rotina do bichinho, seja no passeio, na escolha de brinquedos para os pets, na alimentação, etc., criando um enorme laço afetivo.

 

Quem tem chácara pode optar por animais de grande porte, como cavalos e pôneis. Em casas com quintal, as possibilidades também são maiores, como os cães de guarda. E mesmo quem vive em apartamento ou tem uma rotina corrida pode escolher um bichinho para complementar a família.

 

Há diversas raças que se adequam ao estilo de vida de cada núcleo familiar, e não há idade ideal da criança para que ela ganhe um animal de estimação. Para quem tem dúvida, um bate-papo com um veterinário pode ser uma boa para descobrir as principais características de cada raça e animal antes de tomar a decisão final.

Como escolher


No Brasil, o mais comum é ter cães e gatos como pets, mas não é preciso ficar restrito a esses animais. Peixes coloridos, passarinhos e até animais mais “exóticos”, como cavalo, coelho, tartaruga, chinchila e furão, podem ser opções dependendo da disponibilidade de tempo, espaço e orçamento que a família tem para investir.

 

Quem tem filhos cheios de energia, por exemplo, pode escolher cães mais animados, como o cocker spanniel, o pastor alemão ou outro bicho com o qual eles possam brincar e se cansar no dia a dia.

 

Já quem tem bebê pode optar por animais mais calmos, como os cães da raça Buldogue (inglês ou francês) ou passarinhos, como canário, calopsita e periquitos coloridos. O legal é permitir que a criança interaja com o pet desde cedo para poder conhecer os limites do animal e valorizar a convivência com ele.

Enxoval


A compra ou adoção de um bicho de estimação também requer um preparo da família para receber o novo membro. Isso inclui a aquisição de comedouro, bebedouro, cama, brinquedos, ração, vacinas, consultas com veterinário e até produtos de higiene.

 

Também é importante que todos entendam que há limites que precisam ser respeitados, como a alimentação do pet. Há muitas guloseimas e até frutas que fazem parte do nosso cardápio, mas que são totalmente proibidos para cães, gatos e pássaros, e que podem até colocar a vida do animal em risco.


Motivos para sorrir


Para quem ainda tem dúvidas se vale a pena ter um bichinho de estimação com crianças em casa, listamos a seguir sete motivos que tornam os pets boas opções para os pequenos:

    1. Paciência: a criança que tem um pet aprende que o bichinho tem vontade, medo, frio e sentimentos como ela. Por isso, deve ser respeitado quando está cansado, triste, etc;

    2. Responsabilidade: delegar a limpeza, o passeio e a alimentação do bichinho à criança vai ensiná-la sobre o cuidado com o outro;

    3. Vida e morte: a saúde do pet ajuda a tocar no tema da morte e do luto com os pequenos, ensinando sobre a finitude da vida e como lidar com isso;

    4. Amor incondicional: afinal, o bichinho demonstra seus sentimentos das mais variadas maneiras e sem querer nada em troca;

    5. Gastar energia: um cachorrinho pode ajudar a criança a correr, pular, passear e se divertir com as mais diferentes brincadeiras;

    6. Saúde física: a convivência com um animal de estimação ajuda a fortalecer o sistema imunológico infantil,

    7. Saúde mental: a presença do pet ajuda a reduzir a tristeza e a ansiedade, e diminui a solidão.


Posse responsável


Independentemente de qual for o animal de estimação escolhido, é importante salientar para a criança e para outros membros da família que o bichinho é um ser vivo totalmente dependente de seus tutores.

 

Apesar da aparência fofa dos pets quando são filhotes, também é bom reforçar que eles crescem e têm personalidade própria. Dessa forma, um bichinho fofinho quando é pequeno pode se tornar grande e mal-humorado quando cresce. Muitos também têm ciúme de seus tutores e podem reagir demonstrando isso com arranhões, mordidas e até fazendo as necessidades fora do lugar demarcado.

 

Abandonar um animal é crime. Por isso, antes de comprar ou adotar um pet, pense e repense a presença dele na vida familiar por muitos anos.

    Comentarios

    Previsão do tempo


    MÁX

    MIN

    Estradas

    Segurança

    Colunas e Blogs

    Geral

    Política

    Esporte

    Variedades

    Horóscopo Cigano

    Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

    • Coroa - 21 a 27 de maio

      COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

    • Candeias - 21 a 27 de maio

      CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

    • Roda - 21 a 27 de maio

      RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

    • Sino - 21 a 27 de maio

      SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

    • Moedas - 21 a 27 de maio

      MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

    • Adaga - 21 a 27 de maio

      ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

    • Ferradura - 21 a 27 de maio

      FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

    • Taça - 21 a 27 de maio

      TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

    • Capela - 21 a 27 de maio

      CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

    • Punhal - 21 a 27 de maio

      PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

    • Estrela - 21 a 27 de maio

      ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

    • Machado - 21 a 27 de maio

      MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral