7 motivos que fazem do pet o melhor amigo das crianças | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

7 motivos que fazem do pet o melhor amigo das crianças

De tudo um pouco

De tudo um pouco

Na coluna De tudo um pouco, você encontra de viagens e tecnologia até moda e saúde. Mantenha-se informado com matérias das mais diferentes temáticas, com qualidade e um jornalismo informativo e 100% voltado para você.

Ter um bichinho de estimação é parte da infância de muitas crianças e, acredite, é muito importante para o desenvolvimento físico e emocional da turminha. Melhor ainda é quando elas são envolvidas na rotina do bichinho, seja no passeio, na escolha de brinquedos para os pets, na alimentação, etc., criando um enorme laço afetivo.

 

Quem tem chácara pode optar por animais de grande porte, como cavalos e pôneis. Em casas com quintal, as possibilidades também são maiores, como os cães de guarda. E mesmo quem vive em apartamento ou tem uma rotina corrida pode escolher um bichinho para complementar a família.

 

Há diversas raças que se adequam ao estilo de vida de cada núcleo familiar, e não há idade ideal da criança para que ela ganhe um animal de estimação. Para quem tem dúvida, um bate-papo com um veterinário pode ser uma boa para descobrir as principais características de cada raça e animal antes de tomar a decisão final.

Como escolher


No Brasil, o mais comum é ter cães e gatos como pets, mas não é preciso ficar restrito a esses animais. Peixes coloridos, passarinhos e até animais mais “exóticos”, como cavalo, coelho, tartaruga, chinchila e furão, podem ser opções dependendo da disponibilidade de tempo, espaço e orçamento que a família tem para investir.

 

Quem tem filhos cheios de energia, por exemplo, pode escolher cães mais animados, como o cocker spanniel, o pastor alemão ou outro bicho com o qual eles possam brincar e se cansar no dia a dia.

 

Já quem tem bebê pode optar por animais mais calmos, como os cães da raça Buldogue (inglês ou francês) ou passarinhos, como canário, calopsita e periquitos coloridos. O legal é permitir que a criança interaja com o pet desde cedo para poder conhecer os limites do animal e valorizar a convivência com ele.

Enxoval


A compra ou adoção de um bicho de estimação também requer um preparo da família para receber o novo membro. Isso inclui a aquisição de comedouro, bebedouro, cama, brinquedos, ração, vacinas, consultas com veterinário e até produtos de higiene.

 

Também é importante que todos entendam que há limites que precisam ser respeitados, como a alimentação do pet. Há muitas guloseimas e até frutas que fazem parte do nosso cardápio, mas que são totalmente proibidos para cães, gatos e pássaros, e que podem até colocar a vida do animal em risco.


Motivos para sorrir


Para quem ainda tem dúvidas se vale a pena ter um bichinho de estimação com crianças em casa, listamos a seguir sete motivos que tornam os pets boas opções para os pequenos:

    1. Paciência: a criança que tem um pet aprende que o bichinho tem vontade, medo, frio e sentimentos como ela. Por isso, deve ser respeitado quando está cansado, triste, etc;

    2. Responsabilidade: delegar a limpeza, o passeio e a alimentação do bichinho à criança vai ensiná-la sobre o cuidado com o outro;

    3. Vida e morte: a saúde do pet ajuda a tocar no tema da morte e do luto com os pequenos, ensinando sobre a finitude da vida e como lidar com isso;

    4. Amor incondicional: afinal, o bichinho demonstra seus sentimentos das mais variadas maneiras e sem querer nada em troca;

    5. Gastar energia: um cachorrinho pode ajudar a criança a correr, pular, passear e se divertir com as mais diferentes brincadeiras;

    6. Saúde física: a convivência com um animal de estimação ajuda a fortalecer o sistema imunológico infantil,

    7. Saúde mental: a presença do pet ajuda a reduzir a tristeza e a ansiedade, e diminui a solidão.


Posse responsável


Independentemente de qual for o animal de estimação escolhido, é importante salientar para a criança e para outros membros da família que o bichinho é um ser vivo totalmente dependente de seus tutores.

 

Apesar da aparência fofa dos pets quando são filhotes, também é bom reforçar que eles crescem e têm personalidade própria. Dessa forma, um bichinho fofinho quando é pequeno pode se tornar grande e mal-humorado quando cresce. Muitos também têm ciúme de seus tutores e podem reagir demonstrando isso com arranhões, mordidas e até fazendo as necessidades fora do lugar demarcado.

 

Abandonar um animal é crime. Por isso, antes de comprar ou adotar um pet, pense e repense a presença dele na vida familiar por muitos anos.

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 15 a 22 de novembro

  • COROA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    COROA - Nem sempre bater de frente com certas questões é a melhor maneira de resolvê-las, muitas vezes é preciso desviar de certos assuntos e pessoas, livrar-se de tudo o que possa atrapalhar os seus bons planos. No amor uma nova fase mais tranquila se segue, é hora de organizar seus pensamentos de maneira positiva, filtrar seus sentimentos e saber separar o seu lado amoroso do seu lado profissional, pois dessa maneira tudo estará bem em ambas as partes.

  • CANDEIAS - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    CANDEIAS - Momento de luz, fase de paz e alegrias enfim chegou a hora de viver seus bons planos, você começa a reorganizar os seus dias tanto no amor como em todos os setores. Você atravessa uma fase de mais otimismo e fé, encontra boas respostas em seus caminhos e busca direcionar seus bons pensamentos de maneira positiva. No amor a fase é tranquila e você busca entender a pessoa amada e até se surpreende com as boas atitudes da pessoa.

  • RODA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    RODA - Você busca melhorias em todos os sentidos, segue com mais entusiasmo diante das questões, vibra com mais positividade no ramo profissional e as respostas são bem positivas e a semana ganha forças com seus bons atos. Vibrações positivas para o lar enfim uma fase muito tranquila se segue, chegou a hora de virar o jogo com sabedoria e muita fé. Você tem uma maneira mágica de resolver as questões amorosas, busque essa sabedoria para lidar com tais questões.

  • SINO - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    SINO - Os dias que se seguem são mais positivos, momento de muita luz e raciocínio onde você consegue resolver certas questões que estão ao seu redor. Novidades podem te surpreender, mas será preciso ter calma ao tentar resolver certas questões amorosas, pois lidar com seus próprios pensamentos não é fácil, é preciso ter o equilíbrio ideal para não sufocar a pessoa amada. Você tem a capacidade de colocar tudo no lugar, mas será preciso usar o que você tem de melhor, que é a sua Fé.

  • MOEDAS - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    MOEDAS - Momento de luz, fase de paz e raciocínio onde você direciona seus pensamentos aos seus bons planos, se desprende de situações desagradáveis e segue com mais fé e entusiasmo diante das boas questões. Chegou a hora de colocar tudo no lugar, buscar a paz interior e viver da melhor maneira possível. O seu coração antes duvidoso agora segue com mais sabedoria e muita fé, entendendo o que realmente será bom em seus caminhos, seguindo um novo rumo de pensamentos e sentimentos.

  • ADAGA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    ADAGA - Momento de luz e alegrias, fase de paz e equilíbrio onde você consegue determinar os seus bons planos, seus pensamentos se direcionam para dias melhores, seus objetivos são maiores e dentro de alguns dias tudo estará resolvido da melhor maneira possível. O seu coração antes duvidoso agora enfrenta uma fase de otimismo e fé, encontra dentro de si uma porcentagem de forças que te ajuda a resolver importantes questões.

  • FERRADURA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    FERRADURA - Fase de paz e sabedoria, momento de organização pessoal onde você busca melhores respostas em todos os sentidos. Algo que você tinha dado por perdido ganha um novo sentido em sua vida, ressurge de uma maneira meio que inesperada surpreendendo os seus dias. A semana promete ser de novidades quentes e de respostas que realmente trazem um novo sentido em seus caminhos, apenas siga em frente que as boas respostas chegam em breve pra você.

  • TAÇA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    TAÇA - Dias de luz e sabedoria, fase de paz enfim você deixa de lado certos extremismos e opta por seguir uma vida mais tranquila, mais focada em seus objetivos. Momentos de muita sabedoria e discernimento, chegou a hora de seguir com fé em todos os sentidos, desprendendo-se dos seus medos, buscando mais solidez aos seus pensamentos. No amor uma nova resposta surpreende o seu coração, você vira a página e segue com mais foco em seus objetivos.

  • CAPELA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    CAPELA - Dias de luz e iluminação, fase de paz e raciocínio lógico onde tudo acontece de maneira positiva em seus caminhos. Uma nova fase mais tranquila, você se desprende de questões negativas que antes te traziam muitas dores de cabeça, e busca focar em seus objetivos maiores deixando de lado tudo o que for prejudicial, questões que te atrapalharam de uma certa forma, buscando melhorias em todos os sentidos. Momento de luz e determinação, a semana será quente porém de respostas.

  • PUNHAL - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    PUNHAL - Fase de raciocínio lógico, momento de luz e estabilidade financeira, resoluções de problemas que antes te preocupavam e muito, chegou a hora de deixar de lado tudo o que amarra seus caminhos e seguir com seus novos projetos, conquistar novamente o seu espaço com luz, garra e determinação. Mantenha o seu foco que tudo tende a dar certo, a semana promete ser de boas resoluções e até mesmo questões judiciais se resolverão da melhor maneira possível.

  • ESTRELA - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    ESTRELA - Uma nova luz se segue, os bons momentos direcionam seus pensamentos a novidades maiores, você consegue sim resolver certas questões e coloca tudo no lugar , o que antes te atrapalhava agora serve como ponte para dias melhores, sim a vida surpreende a muitos e com você não seria diferente, é hora de buscar as suas boas respostas, tanto amorosas como profissionais, pois enfim chegou a hora de estar bem em todos os sentidos.

  • MACHADO - DE 15 A 22 DE NOVEMBRO

    MACHADO - Novas respostas surpreendem o seu coração, os seus caminhos ganham luz e sabedoria, chegou o momento de reorganizar a sua vida pessoal, você está jogando fora muitos pensamentos que antes te atrapalhavam de uma certa forma, buscando sentimentos maiores focando mais em seus objetivos enfim as mudanças vieram para melhorar o seu astral, para que o seu lado profissional seguisse um novo rumo mais positivo e a sua vida amorosa tivesse mais sentido.