VOCÊ SABIA?

Por que mulheres desejam chocolate durante a TPM?

Entenda porque o hábito está relacionado a hormônios e neurotransmissores.

Henrique
Publicado em 12/08/2021, às 15h24 - Atualizado em 16/08/2021, às 11h23

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O período pré-menstrual pode ser bastante incômodo. Cólicas, alteração de humor, de apetite, gases, dores: tudo isso acontecendo ao mesmo tempo pode realmente afetar o dia a dia de quem sofre com uma tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Para driblar esses desconfortos, é comum que as pessoas busquem um alívio na comida. Doces, bebidas, chocolate quente e mesmo drinks. São várias as opções para quem quer relaxar. E não é à toa. O que se come ou que se tem vontade de comer na TPM tem ligação direta com o organismo. Por isso, aquela vontade de chocolate na TPM tem uma explicação. 

Os sintomas da TPM e o desejo por chocolate

Os sinais de que o período menstrual está chegando podem ser percebidos de inúmeras maneiras. Segundo a medicina, é possível observar mais de 100 tipos de sintomas de TPM, sendo alguns mais comuns que outros. Um dos que ocupa o topo da lista é a vontade de comer algo específico (geralmente alimentos doces ou gordurosos).

Mas porque esses sintomas aparecem? A TPM, como o nome sugere, acontece na fase pré-menstrual, quando há uma flutuação hormonal tão grande que é capaz de afetar diretamente os neurotransmissores do cérebro. A combinação de todas essas mudanças é o que faz com que o humor seja afetado, assim como a fome e o sono.

Ou seja: são muitas as mudanças neuroquímicas que acontecem no cérebro durante a TPM, o que faz com que o comportamento, de maneira geral, se altere, o que pode causar as vontades e desejos por comida. Mesmo sabendo dessas alterações hormonais que ocorrem, a medicina ainda não entrou em um consenso completo sobre as razões do desejo por comida. Enquanto alguns pesquisadores acreditam ser um resultado da variação hormonal, outros também pensam ser algo mais social, como se a pessoa buscasse certo conforto por meio do ato de comer. 

O consumo de chocolate durante a TPM    

O chocolate entra exatamente nesse momento. Seja por razões hormonais ou por um resultado “terapêutico”, o doce é visto como salvador em muitos casos. O chocolate é composto, principalmente, por açúcar e gordura, dois elementos muito desejados pelo cérebro em momentos de estresse, quando o órgão busca, a todo custo, conforto e sobrevivência. 

Tanto o açúcar quanto a gordura têm efeitos nos compostos químicos do cérebro. Ao consumir um chocolate, o órgão libera um neurotransmissor chamado serotonina, que causa uma sensação tão boa ao corpo que é um dos chamados “hormônios da felicidade”. Com a serotonina em alta pelo consumo de chocolate, os níveis de estresse podem diminuir, controlando também o humor e tornando o período de TPM muito mais confortável. Por isso, o chocolate passou a ser visto como uma maneira de escapar do estresse do período. 

Alimentação e TPM

Apesar de o chocolate promover todo esse bem-estar no momento pré-menstrual, isso não quer dizer que está liberado consumir grandes quantidades dele. O ideal mesmo é manter uma alimentação equilibrada, seja na TPM ou fora dela. Com uma dieta rica em fibras e com todos os nutrientes consumidos adequadamente, os sintomas tendem a ser menos incômodos. 

Entre os alimentos que podem ajudar a controlar os sintomas da TPM, de acordo com o HCOR, estão:

frutas e legumes com cores vermelhas e alaranjadas; 

banana;

espinafre, brócolis e couve-manteiga;

nozes, amêndoas, castanha do Pará;

leite e derivados magros;

semente de abóbora e girassol;

peixes.

O chocolate também aparece na lista, mas com porcentagem de 70% de cacau, para evitar picos glicêmicos que podem ser maléficos a longo prazo. Dessa forma, a alimentação saudável durante todo o mês é a indicação médica mais importante nesse caso. O chocolate deve ficar apenas para aqueles momentos mais críticos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!