3 Vantagens de optar por portas embutidas na hora de construir

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 08/04/2022, às 12h23 - Atualizado às 14h41

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Com as mudanças na economia e também na estética, cada dia o m² é mais valioso, e apartamentos, residências e escritórios ficam mais e mais apertados. Isso pode ser benéfico para quem quer pagar menos por um espaço minimalista, porém também complicado, já que conseguir encaixar tudo dentro desse espaço pode ser um grande desafio. As portas, por exemplo, são um detalhe muito importante para separar cômodos e adicionar um toque extra em uma casa, porém com tamanho menor de residência é difícil saber qual o tipo ideal de porta para adicionar em cada casa.

As portas de correr são perfeitas para essa e outras situações, e ainda dão um toque diferenciado ao local. Assim como as portas convencionais no estilo abre e fecha com maçaneta, a porta de correr oferece inúmeras possibilidades para combinar com o restante do ambiente. Uma porta de correr pode adicionar um charme extra para qualquer espaço, além de economizar em tomar espaço da casa, o que pode ser ideal para condomínios e apartamentos pequenos.

As portas de correr proporcionam áreas livres para passagem em locais como varandas, salas, copas, quartos, entre outros, sendo assim é muito bom entender como colocar esse tipo de porta em casa, quais os modelos conhecidos e qual o material utilizado para fazer esses modelos, além de quais seriam as vantagens de poder ter uma dessas portas embutidas dentro de casa.

Onde instalar uma porta embutida em casa?

Quem já conhece as portas embutidas ou portas de correr podem ter algumas questões sobre onde adicionar esse tipo de porta no momento da construção de sua casa minimalista. O sistema de portas embutidas funciona em paredes de drywall, porém também em paredes de alvenaria.

Ao decidir pela utilização desse modelo em uma reforma ou construção, deve-se verificar se a parede pode ser perfurada sem causar problemas estruturais. Também é essencial checar possíveis tubulações que possam passar pela parede, assim evitando problemas no futuro. As portas embutidas podem ser colocadas entre uma cozinha, sala, varanda ou qualquer outro espaço da casa que o dono desejar.

O ideal é usar portas embutidas em espaços pequenos, como uma sala de estar pequena, um corredor pequeno, porém não é recomendado usar elas em um local onde há muita movimentação, pois seu abrir e fechar é mais demorado que as portas comuns e pode irritar algumas pessoas. O ideal é instalar essas portas em um local onde o dono precise otimizar o espaço da melhor forma possível.

Quais os modelos de portas embutidas

O modelo mais comum das portas embutidas seria em uma direção, porém há vários tipos de fechamentos e aberturas de portas de correr, o que faz com que existam tipos diferentes que se adequam para tipos diferentes de espaços. Podem ter apenas uma folha indo em uma direção, duas folhas, do tipo que puxa uma a outra, ou duas folhas do tipo que desliza para lados opostos.

Quais os materiais usados para uma porta de correr?

Normalmente, as portas de correr são feitas de madeira tipo MDF, porém elas podem ser personalizadas pelo dono o quanto a pessoa desejar, podendo adicionar estampas, figuras e mais para a porta combinar com o ambiente e a personalidade ou estética da casa.

Especialistas dizem que a escolha pelo material da porta deve considerar a região, seja ela urbana, litoral ou interior, o clima, considerando a insolação, ventilação, ruído etc. e o local, seja na sala, quarto, cozinha, área interna ou externa etc., além de seguir critérios como conforto termo acústico, luminosidade e privacidade.

Vantagens por optar em usar portas embutidas na hora de construir

Quem está no processo de construção de sua casa ou apartamento precisa reconhecer as vantagens de colocar uma dessas portas embutidas em sua casa para economizar espaço, dinheiro e tempo. Há três vantagens que essas portas oferecem sobre as portas comuns que é possível mencionar para uma pessoa tomar sua decisão durante a construção e planejamento de um imóvel.

Salva espaço

Como já mencionado antes, a maior vantagem que esse tipo de porta oferece seria maior espaço em locais pequenos. Por isso, apartamentos, salas de estar pequenas, corredores pequenos e outros espaços minimalistas.

Diversos tipos de materiais disponíveis

As portas embutidas possuem muitos tipos de materiais que combinam com cada tipo de espaço e estética. Podemos dizer que MDF é a mais comum, porém há portas de vidro, ferro, metal, alumínio, fibra de vidro e muitas outras portas de modelos diferentes.

O trilho pode ou não ser aparente

Dependendo da estética da casa, uma pessoa pode ou não querer que o trilho da porta fique aparente e robusto, portanto há vários modelos de trilho e ainda há também a oportunidade de instalar a porta diretamente na parede dependendo do material da parede.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!