O que analisar na hora de escolher um cartão de crédito? | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

O que analisar na hora de escolher um cartão de crédito?

Coluna IQ

Coluna IQ

Na coluna do iq, você encontra as melhores dicas para se organizar financeiramente, novidades sobre cartões de crédito, finanças pessoais e muito mais.

Com tantas opções disponíveis no mercado, é complicado escolher o melhorcartão de crédito. Para isso, é preciso ficar atento a certos detalhes na hora de analisar as propostas das operadoras. Aqui, vamos lhe dar algumas dicas para fazer uma boa análise e escolher o melhor cartão para você.

Existem alguns fatores primordiais para escolher um bom cartão de crédito. Antes de pedir um cartão, é preciso avaliar quais são os benefícios que ele pode trazer e se ele encaixa em seu perfil de consumidor. Há cartões que são bons para certos perfis de clientes e ruins para outros, o importante é achar o melhor cartão para o seu estilo.

Confira abaixo as nossas dicas para avaliar e escolher o melhor cartão de crédito para você:

Disponibilidade de crédito

Existem algumas modalidades de cartões de crédito no mercado e estas possuem disponibilidades de crédito diferentes. Os cartões podem ser pré-pagos e pós-pagos, e cada um destes modelos serve para diferentes perfis de consumidores.

Os cartões pré-pagos são parecidos com uma recarga de celular, você efetua o pagamento de crédito para usá-lo posteriormente no cartão, ou seja, ele não possui um limite, mas você não pode ultrapassar os créditos efetuados.

Esse tipo de cartão é bastante indicado para pessoas que não queiram ter um compromisso com o cartão. Assim, quando preciso, ele mesmo recarrega e utiliza o dispositivo. Nesse modelo, geralmente o consumidor não paga anuidade e nem outro tipo de gastos.

Já os cartões pós-pagos são aqueles que estipulam um limite para o consumidor, mediante análise de crédito. O cliente pode realizar compras até atingir o limite e o valor das compras do mês é cobrado mensalmente por fatura. Esse tipo de cartão é indicado para quem precisa contar com o cartão de crédito no dia a dia.

Isenção ou valor de anuidade

Muitos cartões ainda cobram a taxa de anuidade. A anuidade é cobrada para cobrir a prestação de serviços da operadora. Geralmente, ela é cobrada em parcelas acrescidas na fatura durante o ano.

Outras operadoras limitam a anuidade. Em alguns cartões, o cliente deixa de pagar a anuidade, caso atinjam um teto de gastos. Assim, ao passar do limite mínimo, a taxa não é cobrada. Essa é uma boa para pessoas que já tem uma ideia mais definida do quanto pretendem gastar no cartão de crédito.

E existem operadoras que oferecem cartões de crédito isentos de anuidade. Assim, independente dos gastos mensais, o consumidor não precisa se preocupar com essa cobrança. Essa é a melhor opção.

Programa de fidelidade e parceiros

Uma das principais vantagens dos cartões de crédito são os programas de fidelidade. Geralmente, estes programas lhe ajudam a acumular pontos por compras em sites parceiros ou mesmo lhe dão um cashback (devolvem parte do dinheiro da compra).

Dessa forma, avaliar os programas de fidelidades dos cartões é uma excelente maneira de saber qual lhe oferece mais vantagens em compras e viagens.  A dica é procurar por cartões que possuam um sistema de pontuação vantajoso e que conte com parceiros conhecidos por você.

Com isso, você pode unir o útil ao agradável realizando compras em lojas que você já compra normalmente e acumulando pontos para trocar por produtos, viagens, etc. Também fique atento a taxa de serviço pelo uso do programa, existem operadoras que cobram uma taxa mensal para que os clientes tenham acesso aos benefícios de seus programas de fidelidade.

Bandeira do cartão

A bandeira do cartão de crédito é outro ponto importante para ser avaliado. São as bandeiras dos cartões que determinam a cobertura de uso nacional ou internacional. Existem bandeiras que são rejeitadas por pontos comerciais, então é bom ficar de olho.

A nossa dica é escolher por cartões de crédito com as bandeiras Visa ou Mastercard. Essas são as duas bandeiras mais conhecidas no país. Dificilmente, cartões com essas bandeiras serão rejeitados, mesmo em locais mais distantes dos centros urbanos.

Taxa de juros e outras tarifas

Antes de escolher um cartão é importante estar ciente sobre todas as taxas e tarifas cobradas pela operadora do serviço. Existem diversas opções no mercado, e com isso o valor de taxa de juros varia bastante. Por isso, aqui cabe uma ampla pesquisa antes de escolher o seu cartão.

Além da taxa de juros, a operadora pode cobrar taxas de manutenção e administração do cartão, cobrar taxa para emissão de cartão adicional ou 2° via, e ter taxas mais pesadas no crédito rotativo.

Essas taxas podem e vão fazer diferença no valor final de sua fatura, então é essencial que você fique de olho e esteja ciente de todas as taxas envolvidas antes de pedir o cartão. Já existem operadoras que oferecem cartões sem nenhuma tarifa, então dê uma procurada e vejam se realmente elas valem a pena.

E aí, anotou todas as dicas? Estes são os principais fatores que devemos analisar na hora de escolher um cartão de crédito. Esse pequeno dispositivo pode nos ajudar bastante, mas é preciso que ele se encaixe em nosso perfil de consumidor. 

Comentarios

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Continua após publicidade

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo - 18 a 24 de março

  • Coroa - 18 a 24 de março

    COROA_ Momento de muita fé e devoção, você se apega aos seus princípios e busca a verdadeira paz interior, foge de situações desagradáveis e deseja a estabilidade acima de tudo. Mesmo que ainda existam certos obstáculos tudo ainda pode ficar bem, basta que para isso você busque a verdadeira paz para os seus caminhos. A sua força não está no ataque e sim na resistência, controle-se e tudo vai ficar bem, confie pois a sua Fé já realizou verdadeiros milagres.

  • Candeias - 18 a 24 de março

    CANDEIAS_ Fase de luz e dedicação, momento oportuno para recomeçar, mesmo diante de verdadeiros desafios a sua força interior conta e muito essa semana. Vibrações positivas te impulsionam para melhores respostas e aquela pequena dúvida que antes parava os seus dias vai embora te deixando o caminho aberto para novas conquistas. Você deve sempre se lembrar da sua capacidade, mesmo tendo grandes imprevistos.

  • Roda - 18 a 24 de março

    RODA_ Momento de muita dedicação familiar, de fé e devoção, embora muitas questões ainda permaneçam em seus caminhos a semana promete boas resoluções, o fim das grandes preocupações onde você consegue um tempo para si mesmo(a) se desapegando de velhos pensamentos que só fizeram seus dias se complicarem. Nas questões profissionais tudo começa a fazer mais sentido e você se depara com boas respostas em seus caminhos.

  • Sino - 18 a 24 de março

    SINO_ As respostas que você precisa começa a surgir em seus caminhos, uma nova luz traz a paz interior que você precisa. Depois de muita dedicação e até mesmo muita Fé tudo começa a acontecer de uma maneira mais favorável. Apesar de as mudanças serem significativas em sua vida tudo o que está ao seu redor precisa de um novo sentido, uma nova direção e você quer focar nas novidades porém um determinado assunto mal resolvido ainda te incomoda. Encare-o!

  • Moedas - 18 a 24 de março

    MOEDAS_ Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e dedicação à pessoa amada, você se desprende dos medos e busca a paz acima de tudo, encontra boas respostas e busca focar em seus objetivos. Ainda há como reverter certos quadros, basta manter o foco, manter a paz dentro de você, lembrar de seus reais valores e saber que mesmo estando no meio de certas situações tudo tem uma resposta, e o mais importante, você vai encontrá-la

  • Adaga - 18 a 24 de março

    ADAGA_ Dias de luz, paz e dedicação pessoal, você sente a necessidade de recompor as suas energias, quer buscar o melhor para você, sente que tudo pode ser diferente depois de mudar o foco dos seus objetivos. Momento de refazer seus planos, de ir em busca da sua resposta, de criar novas oportunidades sem medo do que está por vir. É o destino agindo de uma maneira diferente em seus caminhos fazendo com que você acredite em seu potencial.

  • Ferradura - 18 a 24 de março

    FERRADURA_ Fase de renovação, de alegria e otimismo, você sente a necessidade de mudar para melhor, de encontrar respostas verdadeiras, de valorizar os seus objetivos. A semana promete boas respostas em questões trabalhistas, novidades em questões profissionais e muito equilíbrio nas questões amorosas. A pessoa amada se mostra mais compreensiva e tudo muda para melhor, estando em equilíbrio até mesmo as preocupações familiares começam a se afastar.

  • Taça - 18 a 24 de março

    TAÇA_ Você precisa acordar para a realidade, vencer seus medos e encarar os seus objetivos de frente, não se deixe levar pela ansiedade, pelos acontecimentos ao seu redor, é preciso focar em seus objetivos, buscar a paz interior acima de tudo, refazer seus planos e voltar a acreditar que tudo pode ser diferente e que tem um novo sentido também. Acredite pois tudo vai acontecer de uma nova maneira e você vai enfrentar bons desafios em breve porém precisa agir, ir ao encontro daquilo que te interessa.

  • Capela - 18 a 24 de março

    CAPELA_ Novidades surpreendem os seus caminhos, momento de muita dedicação pessoal onde você quer a estabilidade acima de tudo. Uma nova questão profissional faz com que você desperte aquela velha vontade de vencer, e a dedicação vem logo atrás fazendo toda a diferença em seus caminhos. Boas respostas, boas soluções enfim a semana promete ser de novas conquistas então não perca tempo com confusões banais.

  • Punhal - 18 a 24 de março

    PUNHAL_ Liberte-se dos seus medos, encare a realidade de frente, é hora de encontrar as respostas para os seus dias. No meio de muitas indecisões chegou a hora de agir pois, esta sim é a sua energia, onde você se sente bem e está conectado(a) com a sua essência. Até mesmo no amor as questões amenizam e as respostas aparecem, é tudo uma questão de tempo para a situação melhorar, pois você sabe o que plantou e não teme a colheita.

  • Estrela - 18 a 24 de março

    ESTRELA_ Uma fase de luz e dedicação, momento de boas realizações onde você conquista o seu espaço com mais tranquilidade. Mesmo estando com muitas dúvidas a semana traz respostas significativas em seus caminhos, mudando para melhor tudo aquilo que está ao seu redor. As conquistas costumam acontecer depois de um breve silêncio em sua vida quando você se desapega das preocupações tudo acontece em seus caminhos.

  • Machado - 18 a 24 de março

    MACHADO_ Uma overdose de energia positiva muda a sua semana para melhor, todas as respostas chegam para você de maneira satisfatória. Aquele medo de arriscar se dissipa e os dias se tornam melhores. A sua Fé é transformadora e tudo acontece de maneira positiva, você verá que os dias que se seguem serão de muita luz pessoal, de boas respostas. No amor novas conquistas fazem com que você se sinta bem, e a sensação de liberdade surge em seu coração de maneira satisfatória.