Preenchimento com PMMA: saiba o que é e os principais riscos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Preenchimento com PMMA: saiba o que é e os principais riscos

Coluna AesCare

Os preenchimentos faciais podem ser excelentes para melhorar o contorno do rosto e minimizar o envelhecimento precoce.

Mas cuidado: é importante entender bem como funciona cada procedimento e ver quais são suas indicações. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o preenchimento com PMMA, entendendo como funciona e quais os riscos relacionados. 

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

O que é PMMA?
PMMA é uma sigla que corresponde ao composto polimetilmetacrilato, um material utilizado para preenchimento de volume.

O procedimento de preenchimento com PMMA também pode ser chamado de bioplastia e geralmente é realizado em pequenas áreas, seguindo indicações de segurança. 

Qual é o problema desse tipo de procedimento?
O uso de PMMA para preenchimentos gera uma série de dúvidas e muitos profissionais não gostam sequer de utilizá-lo. 

Isso acontece porque esse produto, que é um tipo de plástico, nem sempre tem boa qualidade no mercado e deve ser utilizado apenas em pequenas áreas.

Por se tratar de um implante definitivo, só pode ser recomendado por cirurgiões plásticos ou dermatologistas, seguindo as quantidades reais que cada paciente necessita, sem exageros.

Os principais problemas envolvidos com esse tipo de procedimento envolvem:
•    Enrijecimento da região de preenchimento;
•    Possibilidade de surgir infecções ou alergias;
•    Surgimento de dores;
•    Chances de rejeições pelo organismo;
•    Possibilidade de necrose tecidual;
•    Formação de nódulos e outros tipos de complicações. 

Com todos esses riscos, alguns tipos de PMMA são proibidos para tratamentos estéticos no Brasil, seguindo as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Quais são as indicações do preenchimento com PMMA?
Com o efeito de preenchimento, o PMMA serve para:
•    Acabar com o bigode chinês;
•    Corrigir imperfeições do nariz;
•    Definir o contorno da face;
•    Melhorar a aparência de olheiras;
•    Alterar a região do queixo, mandíbula e maçãs do rosto;
•    Correção de perdas efetivas de gordura na face – principalmente para pacientes aidéticos.

Como funciona o procedimento?
O composto é aplicado através de microcânulas, se tratando de uma cirurgia plástica que deve ser realizada em ambiente hospitalar, por professional da área. 

Todo o método consiste no implante definitivo de PMMA, que é injetado na forma de pequenas esferas (microesferas) -  devendo ser realizado em mínimas quantidades para garantir a segurança do paciente em questão. 

Quais são os riscos dessa técnica?
As esferas de PMMA podem causar sérias complicações no organismo, que ocorrem principalmente como resposta a um processo imunológico natural e de defesa do corpo. 
Geralmente, o organismo responde com alergias e reações inflamatórias. Além da possibilidade aumentada para dores, formação de nódulos, rejeição do organismo e enrijecimento de toda a região.
Para evitar problemas, o cirurgião sempre deve utilizar o mínimo de volume possível e prezar por materiais de qualidade – que tendem a ter o custo bem mais elevado que os demais, tornando o procedimento inviável para grandes preenchimentos. 
Como risco final, podemos citar a possibilidade do produto se espalhar para outras regiões do corpo, causando problemas ainda mais sérios. 

O Antes e o Depois
Se aplicado no rosto, o PMMA pode acabar com o bigode chinês, melhorar o contorno da face e aumentar a região das maçãs do rosto. No nariz, o implante pode modelar a área e aspecto da estrutura.  
Com tais medidas, os sinais do envelhecimento acabam ficando menos evidentes e a pele fica mais firme. 
Embora algumas pessoas optem pela aplicação nas panturrilhas e bumbum, para aumentar o volume, cabe análise médica detalhada sobre as quantidades seguras a serem aplicadas. 

Qual a diferença entre PMMA e hidrogel?
Depois da complicação que aconteceu com Andressa Urach, que foi parar na UTI após realizar duas técnicas de bioplastia, incluindo hidrogel e PMMA, a dúvida se tornou ainda maior a cerca dos procedimentos. 
Como você viu, o PMMA se trata de um implante definitivo, enquanto que o hidrogel passar por uma fase de absorção.
Embora ambos tenham a mesma aplicação, o material e duração de cada procedimento são bem diferentes. 
O grande problema que aconteceu com a famosa é que eles foram aplicados para o preenchimento do bumbum, se tratando de uma quantidade muito maior do que a recomendada pela Anvisa. 
Por esse motivo, o bom senso do cirurgião se faz ainda mais importantes nesses casos. Além disso, tenha em mente que para o aumento de volume de grandes regiões, como coxas e bumbum, é melhor pensar em alternativas, como próteses de silicone. 

Outras opções de procedimentos
•    Para rejuvenescer

Se você quer deixar o rosto mais preenchido e jovem, que tal se beneficiar com o uso de ácido hialurônico? Considerado biocompatível, esse material não é definitivo, sendo absorvido pelo corpo com o passar dos meses.
Graças ao fato de ser um componente natural do organismo, as chances de rejeições são mínimas e os riscos pequenos – quando realizados por um profissional qualificado, tornando o procedimento ainda mais seguro e recomendado pelos cirurgiões. 

•    Para dar mais volume às regiões

Em casos que a paciente quer dar uma turbinada na região, aumentando o volume – como nas coxas e bumbum, a opção ideal é fazer o uso de próteses de silicone.
O material é protegido pela prótese e impede o deslocamento para outras partes do corpo, fazendo com que seja bem seguro. Além disso, ele pode ser usado em grandes regiões (como glúteos) sem as pequenas complicações das esferas de PMMA. 
Converse bem com o seu cirurgião, ele com certeza irá apresentar as melhores opções para o caso, prezando sempre pela sua saúde e bem-estar. 

•    Outros aspectos importantes

Depois de conferir o que é PMMA e como funciona o procedimento, é bom pensar bem antes de se submeter a essa técnica, visto que o implante é definitivo.

    Embora ela possa trazer riscos para a saúde, seus resultados de preenchimento promovem maior contorno facial e até mesmo a possibilidade de corrigir algumas imperfeições. 

    Consulte sempre um profissional de cirurgia plástica habilitado para resolver os seus anseios, colocando a saúde em primeiro lugar!

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.