Preenchimento com PMMA: saiba o que é e os principais riscos | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Preenchimento com PMMA: saiba o que é e os principais riscos

Coluna AesCare

Coluna AesCare

Somos uma comunidade que promove o compartilhamento colaborativo de informações reais relacionadas à cirurgia plástica e auxílio na gestão da jornada cirúrgica.

Os preenchimentos faciais podem ser excelentes para melhorar o contorno do rosto e minimizar o envelhecimento precoce.

Mas cuidado: é importante entender bem como funciona cada procedimento e ver quais são suas indicações. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o preenchimento com PMMA, entendendo como funciona e quais os riscos relacionados. 

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

O que é PMMA?
PMMA é uma sigla que corresponde ao composto polimetilmetacrilato, um material utilizado para preenchimento de volume.

O procedimento de preenchimento com PMMA também pode ser chamado de bioplastia e geralmente é realizado em pequenas áreas, seguindo indicações de segurança. 

Qual é o problema desse tipo de procedimento?
O uso de PMMA para preenchimentos gera uma série de dúvidas e muitos profissionais não gostam sequer de utilizá-lo. 

Isso acontece porque esse produto, que é um tipo de plástico, nem sempre tem boa qualidade no mercado e deve ser utilizado apenas em pequenas áreas.

Por se tratar de um implante definitivo, só pode ser recomendado por cirurgiões plásticos ou dermatologistas, seguindo as quantidades reais que cada paciente necessita, sem exageros.

Os principais problemas envolvidos com esse tipo de procedimento envolvem:
•    Enrijecimento da região de preenchimento;
•    Possibilidade de surgir infecções ou alergias;
•    Surgimento de dores;
•    Chances de rejeições pelo organismo;
•    Possibilidade de necrose tecidual;
•    Formação de nódulos e outros tipos de complicações. 

Com todos esses riscos, alguns tipos de PMMA são proibidos para tratamentos estéticos no Brasil, seguindo as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Quais são as indicações do preenchimento com PMMA?
Com o efeito de preenchimento, o PMMA serve para:
•    Acabar com o bigode chinês;
•    Corrigir imperfeições do nariz;
•    Definir o contorno da face;
•    Melhorar a aparência de olheiras;
•    Alterar a região do queixo, mandíbula e maçãs do rosto;
•    Correção de perdas efetivas de gordura na face – principalmente para pacientes aidéticos.

Como funciona o procedimento?
O composto é aplicado através de microcânulas, se tratando de uma cirurgia plástica que deve ser realizada em ambiente hospitalar, por professional da área. 

Todo o método consiste no implante definitivo de PMMA, que é injetado na forma de pequenas esferas (microesferas) -  devendo ser realizado em mínimas quantidades para garantir a segurança do paciente em questão. 

Quais são os riscos dessa técnica?
As esferas de PMMA podem causar sérias complicações no organismo, que ocorrem principalmente como resposta a um processo imunológico natural e de defesa do corpo. 
Geralmente, o organismo responde com alergias e reações inflamatórias. Além da possibilidade aumentada para dores, formação de nódulos, rejeição do organismo e enrijecimento de toda a região.
Para evitar problemas, o cirurgião sempre deve utilizar o mínimo de volume possível e prezar por materiais de qualidade – que tendem a ter o custo bem mais elevado que os demais, tornando o procedimento inviável para grandes preenchimentos. 
Como risco final, podemos citar a possibilidade do produto se espalhar para outras regiões do corpo, causando problemas ainda mais sérios. 

O Antes e o Depois
Se aplicado no rosto, o PMMA pode acabar com o bigode chinês, melhorar o contorno da face e aumentar a região das maçãs do rosto. No nariz, o implante pode modelar a área e aspecto da estrutura.  
Com tais medidas, os sinais do envelhecimento acabam ficando menos evidentes e a pele fica mais firme. 
Embora algumas pessoas optem pela aplicação nas panturrilhas e bumbum, para aumentar o volume, cabe análise médica detalhada sobre as quantidades seguras a serem aplicadas. 

Qual a diferença entre PMMA e hidrogel?
Depois da complicação que aconteceu com Andressa Urach, que foi parar na UTI após realizar duas técnicas de bioplastia, incluindo hidrogel e PMMA, a dúvida se tornou ainda maior a cerca dos procedimentos. 
Como você viu, o PMMA se trata de um implante definitivo, enquanto que o hidrogel passar por uma fase de absorção.
Embora ambos tenham a mesma aplicação, o material e duração de cada procedimento são bem diferentes. 
O grande problema que aconteceu com a famosa é que eles foram aplicados para o preenchimento do bumbum, se tratando de uma quantidade muito maior do que a recomendada pela Anvisa. 
Por esse motivo, o bom senso do cirurgião se faz ainda mais importantes nesses casos. Além disso, tenha em mente que para o aumento de volume de grandes regiões, como coxas e bumbum, é melhor pensar em alternativas, como próteses de silicone. 

Outras opções de procedimentos
•    Para rejuvenescer

Se você quer deixar o rosto mais preenchido e jovem, que tal se beneficiar com o uso de ácido hialurônico? Considerado biocompatível, esse material não é definitivo, sendo absorvido pelo corpo com o passar dos meses.
Graças ao fato de ser um componente natural do organismo, as chances de rejeições são mínimas e os riscos pequenos – quando realizados por um profissional qualificado, tornando o procedimento ainda mais seguro e recomendado pelos cirurgiões. 

•    Para dar mais volume às regiões

Em casos que a paciente quer dar uma turbinada na região, aumentando o volume – como nas coxas e bumbum, a opção ideal é fazer o uso de próteses de silicone.
O material é protegido pela prótese e impede o deslocamento para outras partes do corpo, fazendo com que seja bem seguro. Além disso, ele pode ser usado em grandes regiões (como glúteos) sem as pequenas complicações das esferas de PMMA. 
Converse bem com o seu cirurgião, ele com certeza irá apresentar as melhores opções para o caso, prezando sempre pela sua saúde e bem-estar. 

•    Outros aspectos importantes

Depois de conferir o que é PMMA e como funciona o procedimento, é bom pensar bem antes de se submeter a essa técnica, visto que o implante é definitivo.

    Embora ela possa trazer riscos para a saúde, seus resultados de preenchimento promovem maior contorno facial e até mesmo a possibilidade de corrigir algumas imperfeições. 

    Consulte sempre um profissional de cirurgia plástica habilitado para resolver os seus anseios, colocando a saúde em primeiro lugar!

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.