Envelhecimento da pele: descubra hábitos que o aceleram | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Envelhecimento da pele: descubra hábitos que o aceleram

Coluna AesCare

Engana-se quem pensa que nossos hábitos não interferem na saúde da pele. Muito pelo contrário, algumas ações podem contribuir para o envelhecimento precoce mais do que imaginamos!

E como todas queremos estar com a pele bonita e atraente, hoje trouxemos uma lista com os hábitos que aceleram o envelhecimento da pele.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Evitar o protetor solar

Esse mau hábito, além de acabar com o rejuvenescimento da pele, pode ser perigoso para a saúde.

Quando não usamos protetor solar, a radiação ultravioleta penetra sem barreiras em nosso órgão. Suas estruturas são danificadas e acabam atenuando os sinais do envelhecimento, deixando linhas de expressão e temidas rugas à mostra.

Para piorar ainda mais a situação, não usar o protetor solar evita a prevenção do câncer de pele, visto que a radiação pode alterar nossas células e gerar a doença.

Por isso, inclua em sua rotina o hábito de passar protetor solar diariamente, sobretudo nas áreas que mais são expostas, como: rosto, braços, mãos e colo.

Fumar

O cigarro é um dos piores aliados do envelhecimento.

Rico em nicotina, a substância prejudica toda a circulação corporal e acaba deixando a pele ressecada e maltratada.

Não ter boas noites de sono

Sabia que dormir bem não é questão de comodismo? Ter boas noites de sono é essencial para manter os níveis hormonais bem controlados e a saúde em dia.

Não é à toa que o sono é considerado reparador!

Ele é capaz de deixar a pele mais saudável e contribuir para a musculatura, deixando-a menos rígida.

Desta maneira, mantenha o corpo sempre bem descansado e respeite seus limites com relação ao sono – afinal, cada pessoa tem uma necessidade específica com relação às horas necessárias de sono.

Viver estressado

Em meio a um mundo tão agitado, é quase impossível ficar imune ao estresse. O grande problema é quando essa ação se torna um hábito e aumentamos muito a produção de cortisol (o hormônio do estresse) em nosso organismo.

Pessoas que vivem estressadas tem uma pele bem prejudicada: sem brilho, com menos elasticidade, mais rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez.

Além disso, muitas condições de estresse podem estar relacionadas até com o surgimento das terríveis acnes na idade adulta.

A condição também é responsável por minimizar a quantidade de colágeno sintetizada por nosso corpo – e isso prejudica também as articulações, estruturas essenciais para nossa qualidade de vida e mobilidade.

Para evitar o estresse, tente viver uma vida mais leve e com menos preocupações. Nesse sentido, práticas como meditação e yoga podem ajudar bastante, sendo cientificamente comprovadas.

Esquecer de cuidar da pele

Além de não passar o protetor solar, a falta de cuidados com a pele também prejudica muito sua saúde e favorecem o envelhecimento precoce.

Dentre os cuidados essenciais, que devem ser incluídos diariamente, temos:

Sim! Por maior que seja a preguiça, você deve retirar a maquiagem todos os dias.

A presença de impurezas na pele é um dos principais fatores que acentuam os sintomas do envelhecimento, deixando a aparência ainda mais feia com o passar do tempo.

Além disso, uma pele suja dá brecha para o surgimento de cravos e espinhas, acabando com a estética perfeita.

Portanto, cuide da pele diariamente!

Ter uma alimentação desequilibrada

Sabia que a alimentação é um fator essencial para manter sua pele saudável?

Quando temos uma alimentação desequilibrada, nosso corpo acaba ficando mais flácido e as marcas da idade começam a surgir.

Para evitar tais problemas, é necessário ter uma dieta rica em nutrientes que possam reduzir os radicais livres e contribuir para a produção de colágeno e elastina, proteínas essenciais para a pele.

Opte por alimentos ricos em vitaminas (principalmente A, C e E), licopeno, selênio e aqueles que auxiliam na produção de colágeno.

Preparamos uma listinha que pode te ajudar bastante:

Além disso, manter o corpo bem hidratado com água fará com que as reações metabólicas ocorram de maneira mais harmonizada, deixando a pele ainda mais cuidada.

Tratamentos para o rejuvenescimento facial

Graças aos avanços na área da estética, podemos contar com uma série de tratamentos para o rejuvenescimento facial.

Pensando nisso, trouxemos algumas técnicas que podem minimizar os sintomas do envelhecimento e deixar sua pele mais bonita e atraente. Vamos conferir?

Botox

Dentre os procedimentos mais queridinhos, o botox consiste na aplicação de toxina botulínica para paralisar os músculos da face.

Com isso, as expressões tendem a ficar mais suaves, ajudando no rejuvenescimento do rosto.

Sculptra

sculptra, também conhecido como ácido polilático, consiste em uma técnica de aplicação que estimula a formação e renovação do colágeno da pele – estrutura importantíssima para manter a firmeza e elasticidade desse órgão.

O grande benefício desse procedimento é que ele permite cuidar da flacidez da pele, diminuir as odiadas rugas e promover o preenchimento facial, deixando o volume mais elaborado e atraente.

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para quem quer: suavizar as rugas e linhas de expressão, minimizar o aspecto das olheiras e contornar melhor o rosto cuidando do preenchimento facial.

Considerações finais

Agora que você conferiu os principais hábitos que podem comprometer a saúde da sua pele e contribuir para o envelhecimento precoce, não esqueça de excluí-los de sua vida e prezar por uma pele mais saudável e bonita!

Se você não estiver satisfeita com sua aparência, não esqueça que procurar um médico especialista pode ajudar bastante a devolver a auto estima e manter a saúde bem cuidada!

Destaques

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Colunas e Blogs

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 19 a 26 de setembro

  • Coroa - 19 a 26 de setembro

    Mude o que for preciso só não desista dos seus bons planos, pois a semana pede um pouco mais de atrevimento de sua parte, arrisque um pouco mais e as respostas aparecerão pra você. Não deixe que o desânimo venha a te vencer, a semana requer mais atitude e foco nos seus objetivos. Tudo tende a dar certo, você só precisa vencer a si mesmo(a), seus medos e ansiedades e fugir das questões e pessoas negativas que insistem em te rondar.

  • Candeias - 19 a 26 de setembro

    Mudanças de comportamento e até de temperamento, você perde um pouco a paciência diante dos fatos, pois a semana está um pouco corrida e você precisa encontrar respostas financeiras, a correria acaba te trazendo alguns desafios e a incerteza de certas respostas acaba te deixando de coração apertado. No amor mudanças significativas acabam te deixando bem, aquele velho sentimento de culpa começa a se dissipar.

  • Roda - 19 a 26 de setembro

    Indecisões, semana bem balançada principalmente nas questões amorosas. Apegue-se ao que é necessário e fuja das questões banais que te rondam. Em questões familiares tem algo que não está bem, tente focar em seus objetivos e vá em frente rumo ao seu progresso, as questões familiares se resolvem com o tempo, e isso não deve atrapalhar o seu progresso. Bom momento para estudos e novos aprendizados.

  • Sino - 19 a 26 de setembro

    Tudo muda de acordo com o tempo, as consequências e até mesmo a maneira de você agir diante dos fatos. Pense na possibilidade de mudar as questões, vibre de maneira positiva e não se deixe levar por medo e ansiedade. Controle-se, pois a semana hoje pode apresentar certos desafios, mas em breve você pode ter melhores respostas. No amor tudo muda de acordo com o tempo, faça valer os seus bons planos, reúna forças e mude o que for preciso.

  • Moedas - 19 a 26 de setembro

    É tempo de recomeçar, de reconstruir seus planos, de criar uma nova oportunidade dentro de si mesmo, fazer valer cada momento, deixar de lado tudo o que for prejudicial e buscar focar em seus objetivos. Desapegue-se do passado, a semana requer mais foco no presente, nas boas oportunidades que o destino está colocando à sua frente. Tudo vai mudar dentro de alguns dias, e com certeza pra melhor se você tomar a decisão certa.

  • Adaga - de 21 a 28 de agosto

    Depois de uma fase de muitas lutas e indecisões, a semana traz respostas claras em todos os sentidos, nas questões de amizade e tudo mais enfim você consegue equilibrar o seu astral e vai em busca de dias melhores, de melhores respostas e toma boas decisões que favorecem não somente o seu lado pessoal como também nas questões profissionais. Fase de luz e fé e também de novos aprendizados que te traz um certo ânimo a mais.

  • Ferradura - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz para os seus caminhos, controle-se diante das questões, a semana tende a ser bem atarefada, porém exige mais de você, dos seus esforços, da sua dedicação pessoal, o que é seu precisa da sua essência, de suas mãos para ter mais valor, para brilhar diferente e sem sua presença nada existe. Valorize mais a sua criação, os seus projetos, a semana te abre um leque de oportunidades que devem ser bem aproveitadas.

  • Taça - 19 a 26 de setembro

    Deixe de lado o medo, a desconfiança, a semana pede um pouco mais de ousadia, de atrevimento de sua parte. Faça valer os seus esforços, corra atrás dos seus objetivos, apesar de ser uma semana bem atarefada tudo tende a mudar de acordo com a sua maneira de agir. No amor deixe de lado certas manhas, busque respostas significativas, evite confrontos que possam fazer com que você mude de opinião. Em questões familiares, deixe o tempo agir.

  • Capela - 19 a 26 de setembro

    Momento oportuno para boas realizações, fase de crescimento pessoal onde tudo tende a acontecer de maneira significativa. Os dias que se seguem serão de luz e bons presságios, momento de boas oportunidades onde você consegue realizar os seus objetivos. N amor certos desafios aparecem, mas tudo tende a ser diferente dentro de alguns dias. Aceite as mudanças, elas trarão melhores respostas em seus caminhos.

  • Punhal - 19 a 26 de setembro

    Busque a paz acima de tudo, você está enfrentando uma grande batalha, porém sabe das consequências e o quanto tem se esforçado para vencer. Tranquilize-se, a semana pede pra você recuar, deixar o tempo trazer uma nova resposta ou até mesmo deixar espaço para a resposta aparecer. O desespero atrapalha seus bons negócios, tente tranquilizar o seu coração. No amor uma nova resposta tranquiliza o seu coração.

  • Estrela - 19 a 26 de setembro

    Na busca de novidades você acaba deixando de lado certas questões importantes, procure manter-se em estado de alerta diante das situações, busque o foco dos seus objetivos, desprenda-se dos medos e encare uma nova jornada mais positiva, muitas questões foram deixadas de lado pela sua maneira de agir ou de pensar. O amor vai ser um desafio pra você nesta semana, procure focar mais em seus objetivos.

  • Machado - 19 a 26 de setembro

    Dias melhores estão por vir, momento de luz e boas realizações, você começa a se libertar de questões que na verdade só te traziam dores de cabeça. Mudanças significativas fazem com que você tenha mais equilíbrio e força de vontade para lidar com as situações. Uma grande vontade de partir para novos aprendizados, buscar mais conhecimento e progredir, seguir com fé e determinação. A liberdade é seu foco principal; livre-se de certas situações desagradáveis.