SERVIÇOS INTERROMPIDOS

Fortes chuvas deixam população isolada e Ubatuba decreta estado de emergência

Cheia do rio causou queda de ponte no bairro Folha Seca e isolou população; serviço de coleta seletiva está suspenso, temporariamente, por causa das chuvas

Estéfani Braz
Publicado em 08/03/2024, às 22h28 - Atualizado em 09/03/2024, às 08h45

FacebookTwitterWhatsApp
Fortes chuvas afetaram diversos setores em Ubatuba - Divulgação/ PMU
Fortes chuvas afetaram diversos setores em Ubatuba - Divulgação/ PMU

A prefeitura de Ubatuba, no litoral norte, decretou situação de emergência no município, por causa das fortes chuvas que provocaram transtornos à população. A medida é válida por 180 dias, retroativa a 6 de março, e pretende facilitar os procedimentos para resolução de problemas urgentes como a realização de obras. 

Até a sexta-feira (8), o acumulado de chuvas, em dois dias, chegou a uma média de  347mm, com danos materiais e ambientais. Além disso, causou prejuízos sociais e econômicos. Segundo a Defesa Civil da cidade, foram registrados deslizamentos de terras, na rodovia Oswaldo Cruz, que permanece interditada, e quedas de árvores na estrada do Monte Valério. 

População isolada

Moradores estão isolados após queda de ponte
Prefeitura de Ubatuba, Defesa Civil municipal e estadual e Exército se reuniram para prestar ajuda comunitária aos moradores da região do bairro Folha Seca - Divulgação/ PMU

A queda da única ponte, que ligava o bairro Folha Seca à região central de Ubatuba, causou o isolamento da população. Na sexta-feira (8), prefeitura, Defesa Civil municipal e estadual e Exército se reuniram para prestar ajuda comunitária aos moradores da região.

As primeiras providências foram o envio de água potável e de suprimentos, por embarcação, com apoio do Corpo de Bombeiros e pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar. As equipes técnicas também se reuniram com a comunidade, para explicar as medidas que estão sendo tomadas.

Segundo a prefeitura, a região tem cerca de 800 moradores e, em dezembro do ano passado, o Conselho Municipal do Meio Ambiente aprovou o uso de verbas da Taxa de Proteção Ambiental (TPA) para obras na ponte da Folha Seca. O Exército fez uma vistoria durante a manhã, para iniciar as formas de travessia da população, com a utilização de balsa e passarela, para transpor o rio de forma emergencial.

Engenheiros do estado de São Paulo já estão na cidade para colaborar nos ajustes do projeto da construção da ponte definitiva.

Serviços prejudicados

As fortes chuvas impactaram a coleta seletiva, realizada pela Cooperativa de Reciclagem Coco&Cia. Segundo a cooperativa, a travessia dos caminhões foi prejudicada, já que ponte  estava alagada; há interrupção temporária do serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos.

Em meio a essa situação, a cooperativa solicita a compreensão da população e pede que todos continuem separando os materiais em suas residências, que serão recolhidos assim que as condições permitirem.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!