ESTÍMULO

Projeto estimula interesse de meninas em ciência e tecnologia

Programa em São Sebastião pretende auxiliar e promover a igualdade de gênero, no acesso a ciências exatas e projetar novas cientistas

Redação
Publicado em 30/04/2024, às 14h37 - Atualizado às 14h52

FacebookTwitterWhatsApp
Parceria entre Embraer e Verdescola  atenderá meninas - Divulgação Instituto Verdescola
Parceria entre Embraer e Verdescola atenderá meninas - Divulgação Instituto Verdescola

O Instituto Verdescola, em parceria com o Instituto Embraer, lança, no próximo dia 2 de maio, às 14 horas, em São Sebastião, o projeto Ciência Delas. O programa visa a igualdade de gênero, promovendo o acesso de meninas ao setor, por meio do Ciência Diversa.  O gênero feminino costuma ser pouco representado nas áreas conhecidas como STEM (ciência, tecnologia, engenharias e matemática, na sigla em inglês). Para ajudar a equalizar o quadro, a parceria Embraer/Verdescola  atenderá meninas, capacitando-as para as ciências. 

Mulheres são minoria no mundo científico

Segundo a Unesco, organismo das Nações Unidas para a Educação e Cultura, apenas 35% dos estudantes de áreas STEM são mulheres. Entre os cientistas, o número é ainda menor: cerca de 33% somente. O projeto Ciência Delas surge dessa disparidade e da necessidade de mais equidade no mundo científico.  

Raquel de Oliveira, diretora-executiva do Instituto Verdescola, explica que existe uma dívida histórica em relação às mulheres, principalmente, as em vulnerabilidade social, que precisa ser combatida. "Acreditamos que o futuro da ciência precisa ser diverso e plural, e estamos comprometidos em criar condições para que as próximas gerações de pessoas cientistas, homens e mulheres, possam vir de CEPs e endereços geralmente hoje associados a vulnerabilidades e exclusão social.  Olhamos, neste momento, em especial para as meninas, pois temos uma dívida histórica em relação ao gênero." 

O lançamento do projeto realiza-se na avenida Marginal, número 44, Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte. É uma iniciativa multidisciplinar, com oportunidades de participação em oficinas práticas, ações de empoderamento, promoção de valores e conhecimento científico. "A proposta do projeto Ciência Delas é oferecer um ecossistema onde as meninas possam explorar seu interesse pela ciência e tecnologia e terem acesso às experiências inspiradoras de outras mulheres", completa Raquel. 

O evento terá a participação de Adriana Lopes Alves, analista de Desenvolvimento Social do Instituto Embraer; Kátia Vaskys, a primeira mulher a ser presidente da multinacional IBM (International Business Machines Corporation); Dani Ugolini da Plastic Fisherman, além das 40 meninas que fazem parte do projeto, juntamente com as famílias.  

O Instituto Verdescola atende desde sua fundação, em 2005, cerca de mil crianças, adolescentes e jovens, atuando desde 2008 em comunidades de São Sebastião. O Instituto Embraer é responsável pelas ações sociais da Empresa Brasileira de Aeronaves. Fundado em 2001, mantém duas escolas de ensino médio em São José dos Campos, no vale do Paraíba, sede da empresa, e em Botucatu, interior paulista. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!