SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Mais de 2 mil bitucas de cigarro são retiradas da praia de Maresias durante ação

Clean Up Day: além das bitucas, até uma panela de pressão foi encontrada na famosa praia do litoral norte de SP

Da redação
Publicado em 07/06/2023, às 14h58 - Atualizado às 15h17

FacebookTwitterWhatsApp
Durante a ação também foram encontradas tampas de metal e de garrafas pet, canudos, e outros tipos de lixo Mais de 2 mil bitucas de cigarro são retiradas da praia de Maresias durante ação Praia de Maresias - Reprodução/Site Melhores Destinos
Durante a ação também foram encontradas tampas de metal e de garrafas pet, canudos, e outros tipos de lixo Mais de 2 mil bitucas de cigarro são retiradas da praia de Maresias durante ação Praia de Maresias - Reprodução/Site Melhores Destinos

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), mais de duas mil bitucas de cigarro foram retiradas da areia da praia de Maresias, em São Sebastião, durante um mutirão de limpeza e conscientização ambiental realizado na terça-feira (6).

Durante a ação Clean Up Day também foram encontradas 210 tampas de metal, 82 tampas de garrafas pet, 147 canudos, 105 embalagens de plástico duro, 20 pedaços de tecido, 14 latas de alumínio, 96 pedaços de isopor, três chinelos, um isqueiro e até uma panela de pressão.

A ação fez parte do evento Pequenas atitudes somadas mudam o mundo, promovido pela prefeiturade São Sebastião,por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Semam). Por volta de 70 alunos da Escola Municipal Professora Edileusa Brasil Soares de Souza e Escola Estadual Professora Dulce César Tavares participaram do Clean Up Day.

"Achei a ação da prefeitura com as escolas sensacional. Acredito que poderia acontecer com mais frequência, porque a praia é um ambiente tão lindo e precisamos preservar essa beleza e os animais que vivem nesse habitat", comentou a estudante e surfista Sophia Gonçalves, 17 anos.

Para Daniela Butori, representante do projeto Plastic Fishermen, o propósito da iniciativa é conscientizar os jovens sobre o impacto do plástico no oceano e tornar a experiência de pegar lixo na praia em uma atividade legal.

"Precisamos engajar e ensinar as pessoas a pensarem no futuro. O Clean Up Day não é um dia de comemoração, mas um dia de muita ação e reflexão sobre o melhor destino que podemos dar para o lixo que produzimos".

Já a professora de ciências, Marina Carneiro da Costa, vê na ação a oportunidade de explicar, na prática, os impactos do lixo no meio ambiente. "Percebi que muitos dos meus alunos se sensibilizaram ao ver uma grande quantidade de microlixos espalhados pela praia. Depois de hoje, tenho certeza que eles vão pensar duas vezes antes de jogar qualquer lixo no chão", finalizou.

Leia também: Concessionárias investem na preservação da fauna nas rodovias de SP

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!