VIDA MARINHA

Fotógrafo flagra cardume de raias em São Sebastião, no litoral de SP

Evento nada comum na costa brasileira foi registrado quando o fotógrafo Rafael Mesquita Ferreira procurava por baleias-jubarte

Paulo Henrique Chaves
Publicado em 10/05/2024, às 16h01

FacebookTwitterWhatsApp
Cardume de raias na costa de São Sebastião (SP) - Rafael Mesquita
Cardume de raias na costa de São Sebastião (SP) - Rafael Mesquita

O fotógrafo Rafael Mesquita foi surpreendido, ontem (9), ao se deparar com um imenso cardume de raias, na costa sul de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Rafael procurava por uma baleia, vista na região, e que estaria com um cabo enroscado no corpo. Mas o que encontrou, a menos de três quilômetros da costa de São Sebastião, foi algo bem diferente e raríssimo. “Logo que eu subi o drone, para minha surpresa, tinha esse cardume gigante de raia, que eu não tinha visto, só vi pelo drone”, explica Rafael.

cardume de raias nas proximidades de São Sebastião
Raias da espécie ticonha nas proximidades de São Sebastião - Rafael Mesquista

Focado inicialmente na busca pela baleia-jubarte, possivelmente ferida, a atenção do fotógrafo se voltou para a beleza inesperada das raias em um balé aquático. “Fui filmar o cardume, que para mim aquilo era novidade; eu estava mais interessado em filmar o cardume de raias do que as baleias ali naquele momento”.

Mas as surpresas do dia não pararam por aí, no meio da filmagem das raias, possivelmente da espécie conhecida como ticonha (Rhinoptera), uma baleia-jubarte se juntou ao grupo de raias, deixando o espetáculo ainda mais bonito. “Eu estava filmando e uma das jubartes entrou no meio do cardume assim, eu não estava esperando aquilo, eu não imaginei que iria entrar uma baleia ali, o que ficou mais legal ainda, porque foi uma grande surpresa, uma coisa muito linda”, sentencia Rafael.

Segundo Rafael Mesquita, o evento é raro na costa brasileira. “Aparentemente, no Brasil, não tem registro de agrupação dessa espécie de raia, que é do gênero Rhinoptera, não dá pra saber se rhinoptera bonasus ou rhinoptera brasiliensis, mas é uma das duas. De qualquer forma, de nenhuma das duas tem registros de agregações tão grandes assim, então é uma coisa bem legal que merece mais investigação”, comemora o fotógrafo.

Temporada de jubartes está próxima

baleia jubarte na costa de São Sebastião - SP
Baleia-jubarte na costa de São Sebastião - Rafael Mesquita

Com a chegada do frio, vem também a temporada de aproximação das baleias-jubarte na costa brasileira. O cetáceo vem à procura das águas mais quentes do litoral brasileiro, durante o inverno do hemisfério sul. O litoral paulista faz parte do roteiro das jubartes, sendo possível fazer passeios de barco para o avistamento da espécie.

Paulo Henrique Chaves

Paulo Henrique Chaves

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!