TRÂNSITO

Para melhor fluidez viária, faixa reversível é reativada na entrada de Santos

Operação é mantida entre 7h e 9h e funcionará diariamente, exceto aos sábados, domingos e feriados; confira os detalhes da ação da CET-Santos

Redação
Publicado em 15/05/2024, às 09h12 - Atualizado às 09h24

FacebookTwitterWhatsApp
Faixa de rolamento adicional, em direção à avenida São Francisco, foi reativada - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Faixa de rolamento adicional, em direção à avenida São Francisco, foi reativada - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) voltou a ativar a faixa de rolamento adicional, na entrada da cidade, em direção à avenida São Francisco, no centro. De acordo com a companhia, a medida pretende melhorar a fluidez viária neste sentido. A operação é mantida entre 7h e 9h e funcionará de segunda a sexta feira, com exceção dos sábados, domingos e feriados.

A partir da praça Lions, no Valongo, cones e balizadores sinalizam a faixa adicional no contrafluxo da avenida Getúlio Vargas, que leva ao elevado Aristides Bastos, pelo qual os condutores também trafegam em faixa reversível implantada na pista centro/bairro e, assim, chegam à avenida São Francisco.

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Na avenida Martins Fontes, já na altura do Cemitério da Filosofia (Saboó), há sinalização para comunicar os condutores sobre a faixa adicional em funcionamento mais à frente. Isso porque, ela não serve àqueles que trafegam pela via e têm como destino o túnel ou o terminal do Valongo.

Nos dois trechos da faixa adicional (Getúlio Vargas e no elevado), há sinalização com painéis que alertam os motoristas sobre trânsito no contrafluxo. Um semáforo foi implantado na faixa reversível da avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a rua Cristiano Otoni, e funciona somente no horário da operação. O equipamento visa garantir a segurança no local.
Pelo menos dez agentes da CET-Santos atuam em campo, para garantir o funcionamento do esquema operacional, monitorado também pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO).

No final de 2022, a companhia passou a implantar o esquema e obteve resultados positivos, com 24%, dos cerca de 6 mil veículos em circulação no período de pico da manhã, no trecho, utilizando a faixa reversível. A operação foi suspensa em razão das obras de restauração do elevado Aristides Bastos Machado (entregue no fim do ano passado) e dos bloqueios na praça dos Andradas, por causa das intervenções para implantação da segunda linha do VLT (veículo leve sobre trilhos). Desde a semana passada, a praça está liberada ao trânsito em todos os sentidos de circulação.

Com informações de prefeitura de Santos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!