RESGATADOS

Polícia Ambiental encontra porcos-do-mato em cativeiro no litoral paulista

Animais estavam com boa saúde, alimentação, abrigo contra as intempéries e sem sinais de maus-tratos; tutor foi multado em R$ 2 mil

Da redação
Publicado em 26/09/2021, às 11h56 - Atualizado às 12h27

FacebookTwitterWhatsApp
Animais não tinham sinais de maus-tratos e foram encaminhados ao Instituto Rio Itariri Polícia Ambiental encontra porcos-do-mato em cativeiro no litoral paulista - Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Animais não tinham sinais de maus-tratos e foram encaminhados ao Instituto Rio Itariri Polícia Ambiental encontra porcos-do-mato em cativeiro no litoral paulista - Divulgação/Polícia Militar Ambiental

As equipes da Polícia Militar Ambiental, em operação conjunta com a Fundação Florestal, pelo município de Mongaguá, atenderam a uma denúncia de animal silvestre em cativeiro e encontraram um porco-do-mato (Pecari tajacu).

*Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorte no Telegram! 

Em contato com o dono da residência e, ao ser indagado se cria o animal em questão, o homem informou que o cria e recentemente trouxe outro que encontrou machucado para tratar. 

Um dos animais aparentava ser adulto, já o outro era jovem e estava sendo medicado para melhor recuperação.  

O proprietário da residência foi indagado como e quando conseguiu os animais e informou que o animal adulto foi encontrado em seu sitio há dois anos, ainda filhote.

O animal jovem foi encontrado na mesma propriedade há cerca de três semanas, machucado, foi trazido para a residência para que recebesse os cuidados necessários. 

Realizada pesquisa para saber se o animal em questão encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção, foi verificado no decreto 63853, de 27 de novembro de 2018, que o animal não está dentro da listagem de animais ameaçados de extinção no Estado de São Paulo. 

Os animais, aparentemente com boa saúde, alimentação e abrigo contra as intempéries, e sem sinais de maus-tratos. 

Foi confeccionado auto de infração por ter em cativeiro, tendo como medida administrativa multa no valor de R$ 2.000,00, majorada em virtude de estar na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar e foi efetuada a apreensão do animal, que foi recolhido para o Instituto Rio Itariri, na cidade de Pedro de Toledo. 

Ocorrência será encaminhada via oficio para o 2° distrito policial de mongaguá por cometimento de crime baseafo no artigo 29 parágrafo 3° da lei 9605/98, de crimes ambientais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!