REABILITAÇÃO

Cidade do litoral de SP teve reintegração de 46 animais silvestres em fevereiro

Muitos sofreram por consequência de atropelamentos, resíduos como lixo e linhas de pipa e pesca, ataques de animais domésticos e outras causas

Redação
Publicado em 29/02/2024, às 10h45 - Atualizado às 11h07

FacebookTwitterWhatsApp
Dos quase 50 animais reintegrados à natureza havia  33 aves, 12 mamíferos e um réptil - Divulgação/Gremar
Dos quase 50 animais reintegrados à natureza havia 33 aves, 12 mamíferos e um réptil - Divulgação/Gremar

Cerca de 50 animais silvestres foram reintegrados à natureza, na cidade de Itanhaém, durante o mês de fevereiro, pelo Instituto Gremar, como resultado do trabalho realizado no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Foram 46 animais, dos quais 33 aves, 12 mamíferos e um réptil.

O Cras é considerado um importante ponto de prestação de atendimento de resgate de animais aptos à reintrodução em seu habitat. A estrutura dispõe de um ambulatório para atendimento, recintos para aves e tanques para répteis terrestres e pequenos mamíferos, além de servir como base avançada de apoio a ações de resposta à fauna e para estudos e atividades de educação ambiental.

Quatro periquitos-ricos (Brotogeris tirica) estavam entre os animais reintegrados à natureza | Divulgação/Gremar
Quatro periquitos-ricos (Brotogeris tirica) entre os animais reintegrados à natureza | Divulgação/Gremar

Segundo o Gremar, as solturas foram de 16 diferentes espécies, entre filhotes órfãos e adultos debilitados. A maioria dos resgates ocorreu na primavera de 2023. Entre as 33 aves, havia oito andorinhões-do-temporal (Chaetura meridionalis); uma andorinha-grande (Progne chalybea); uma andorinha-do-campo (Progne tapera); quatro caburés (Glaucidium brasilianum); três canários-da-terra (Sicalis flaveola); dois bem-te-vis (Pitangus sulphuratus); um urubu-comum (Coragyps atratus); dois quiriquiris (Falco sparverius); quatro periquitos-ricos (Brotogeris tirica); um beija-flor tesoura (Eupetonema macroura); um bacurau (Nyctidromus abilcollis); três rolinhas-roxas (Columbina talpacoti) e dois avoantes (Zenaida auriculata). Dos mamíferos, 11 eram de gambás-de-orelha-preta (Didelphis aurita) e um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla). O réptil resgatado foi um cágado-pescoço-de-cobra (Hydromedusa tectifera).

Impacto

O Gremar afirma que cada vez mais animais silvestres são vítimas de perda de habitat devido ao impacto do desenvolvimento urbano desenfreado em áreas naturais. Por isso, muitos dos animais são encontrados em estado crítico, em consequência, principalmente, de atropelamentos, interação com resíduos sólidos (ingestão de lixo, linhas de pipa e pesca), ataques de animais domésticos e ferais, eletrocussão, intoxicação, colisão com vidraças e até mesmo maus tratos.

A orientação para o caso de avistamento de animal silvestre debilitado, em Itanhaém, é acionar o Instituto Gremar, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas, pelos telefones (13) 3426 8168, (13) 99711 4120 e (13) 3421 1604, via Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já durante os fins de semana, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Ambiental prestam apoio nessas ocorrências, com acionamento pelos telefones (13) 3425 3800 e (13) 3422 3765, respectivamente.

Gremar

Fundado em 2002, no Guarujá, litoral de São Paulo, o Gremar pretende mitigar o impacto negativo das atividades humanas sobre os animais marinhos e silvestres, propondo a mobilização da sociedade em sua redução e assegurando a sustentabilidade das futuras gerações.

Desde 2015, promove o monitoramento diário das praias de Bertioga, Guarujá, Santos e São Vicente, nas quais amplia a coleta de carcaças e o resgate de animais marinhos encalhados, que são encaminhados para reabilitação e, em casos bem-sucedidos, soltura.

Atualmente, possui duas bases: o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, na praia do Tombo, no Guarujá, com uma estrutura planejada e equipada, além de laboratórios clínicos especializados, e o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, na praia do Centro, em Itanhaém. Mais informações podem ser obtidas em www.gremar.org.br.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!