LINDO DE SE VER!

Tartaruga reabilitada doa sangue e volta ao mar em Guarujá (SP)

Resgate foi há quatro meses e ela recebeu cuidados de técnicos do Instituto Gremar. Lesões eram no casco e membros posteriores

Da redação
Publicado em 06/05/2021, às 16h14 - Atualizado às 16h50

FacebookTwitterWhatsApp
Ação é considerada mais um resultado positivo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos - Reprodução/ Instituto Gremar
Ação é considerada mais um resultado positivo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos - Reprodução/ Instituto Gremar

Técnicos do Instituto Gremar devolveram ao oceano uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) na terça-feira, 4. A soltura aconteceu na Praia do Guaiuba, em Guarujá (SP). Ela ficou quatro meses em recuperação após ser encontrada com fraturas na carapaça, membros posteriores e ao longo de todo o corpo.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Antes de ser recolocada ao mar ela foi ‘voluntária’ em doação de sangue para outro animal da mesma espécie encontrado em situação semelhante, esse na Praia de Itaguaré, em Bertioga, distante a mais de 30km.

Os cuidados foram dados no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, também em Guarujá. O tratamento atrelou a limpeza diária das feridas, aplicação de óleo de copaíba, fisioterapia, laserterapia e até acupuntura. Apesar do quadro, ela reagiu muito bem.

A ação é considerada mais um resultado positivo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O resgate foi no dia 27 de dezembro na Praia de Santa Cruz dos Navegantes, também na Pérola do Atlântico.

Com a evolução clínica, incluída a recuperação dos movimentos dos membros posteriores e a cicatrização total das feridas, a tartaruga foi transferida para um grande tanque, onde pode nadar à vontade para fortalecer toda a musculatura.

Em publicação nas redes sociais, o Instituto Gremar ressaltou a satisfação em compartilhar o desfecho bem-sucedido de um caso tão complexo, especialmente sabendo que o animal, antes de voltar ao seu habitat, ainda teve papel determinante no processo de recuperação de outra tartaruga.

O segundo animal que, recebeu o sangue dela, permanece em reabilitação e, neste momento, apresenta quadro estável.

Monitoramento das praias

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado de Laguna (SC) à Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço o solicitante deve entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711-4120.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!