RECICLAGEM

Riviera de São Lourenço coleta mais de 210 toneladas de recicláveis em 2024

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera atua no bairro há mais de 30 anos; Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17)

Redação
Publicado em 17/05/2024, às 16h02 - Atualizado às 16h19

FacebookTwitterWhatsApp
De janeiro a abril deste ano, foram recolhidas e destinadas 214,96 toneladas de recicláveis - Divulgação Sobloco Construtora
De janeiro a abril deste ano, foram recolhidas e destinadas 214,96 toneladas de recicláveis - Divulgação Sobloco Construtora

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Reciclagem, nesta sexta-feira 17 de maio, o serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos da Riviera de São Lourenço, bairro de Bertioga, no litoral de São Paulo, anunciou que, de janeiro a abril de 2024, foram recolhidas e destinadas 214,96 toneladas de recicláveis, com média mensal de 53,74t. Foram 79,91 toneladas de papel; 30,90, de plásticos; 8,24, de ferro; 92,32, de vidro e 3,59, de alumínio. Com esses números, o programa bateu a marca de 8,5 mil toneladas de resíduos recolhidos desde seu início, em 1992.

O bairro planejado foi um dos pioneiros e é o único no Brasil, dentre os resultantes da iniciativa privada, a contar com um sistema desse tipo, há mais de 30 anos. O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, criado pela Sobloco Construtora, empresa responsável pela realização global do empreendimento é, atualmente, operacionalizado pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos bateu a marca de 8,5 mil toneladas de resíduos recolhidos desde seu início, em 1992
O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos bateu a marca de 8,5 mil toneladas de resíduos recolhidos desde seu início, em 1992 - Divulgação - Sobloco Construtora

 Na Central de Triagem da Riviera, realiza-se a separação de papéis, papelão, plástico, vidro, metais, eletrônicos, lâmpadas e outros materiais recicláveis. Os papéis, papelões e latas são prensados e enfardados para otimizar a destinação. Ao atingir o volume necessário, os materiais são colocados em caminhões, nos quais são transportados até as empresas que realizam a reciclagem.

A Associação dos Amigos da Riviera também faz a coleta dos resíduos vegetais, como restos de podas e aparas, além de cocos descartados dos carrinhos de praia. Os resíduos são picados para redução de volume e otimização do transporte e  destinados à produção de composto orgânico ou biomassa.

Segundo informou a diretora-adjunta de marketing da Sobloco, Beatriz Almeida, o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera faz parte do Sistema de Gestão Ambiental do empreendimento, certificado desde 2000 pela norma ISO 14001; o serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos reduz drasticamente o volume de detritos comuns recolhidos pela prefeitura de Bertioga, minimizando os problemas causados pelo lixo na cidade.

Beatriz ressalta, ainda, que o programa está em harmonia com o Dia Mundial da Reciclagem, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), para estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto e reaproveitamento dos materiais e bens de consumo.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!