PARA O FERIADÃO

Passeios em trilhas e canoagem no litoral promovem lazer e conhecimento

Bertioga, no litoral paulista, possui 12 trilhas abertas à visitação monitorada e opção de canoagem para todos no rio Jaguareguava

Mayumi Kitamura
Publicado em 11/10/2023, às 11h36

FacebookTwitterWhatsApp
Canoagem no rio Jaguareguava é opção com águas cristalinas #pratodosverem Foto colorida. Um grupo com canoas adaptadas, com apoios, navega em águas cristalinas, que refletem o verde das árvores do entorno - Divulgação/Jaguareguava Ecoturismo
Canoagem no rio Jaguareguava é opção com águas cristalinas #pratodosverem Foto colorida. Um grupo com canoas adaptadas, com apoios, navega em águas cristalinas, que refletem o verde das árvores do entorno - Divulgação/Jaguareguava Ecoturismo

Vai passar o feriado prolongado na Baixada Santista, mas a primeira ideia de lazer que veio à mente foi a praia? Com mais de 60% de área preservada, as cidades da região têm muito mais a oferecer. Das nove cidades, Bertioga tem o maior percentual de área verde - mais de 90% -, por isso também, tem como vocação natural o ecoturismo.

Conhecer as trilhas da cidade permite uma dose extra de frescor e também de conhecimento. Passando por várias espécies da flora da Mata Atlântica, os monitores ambientais, que devem ser obrigatoriamente contratados para guiar 11 das 12 trilhas abertas à visitação, indicam as curiosidades e aspectos de tudo o que poderia passar despercebido, como patas de animais silvestres pelo caminho e até o líquen vermelho encontrado em algumas árvores, um indicador natural da pureza do ar.

Condutora de turismo da Associação Bertioguense de Ecoturismo (Abeco), Letícia Trindade Luiz, explica que esse acompanhamento por monitores é feito também para garantir o menor impacto ao meio ambiente. É uma imersão na natureza, mas mantendo tudo em seu devido lugar. “Se cada um que vem, pega um pouquinho, vai levando e acabando com todo esse sistema”, disse ela, referindo-se às pedras e até a argila, que pode ser usada no local para se banhar, mas não levar.

Foto colorida retangular. Seis pessoas, de costas, andam por uma trilha, trajando bonés ou chapéus, calças e botas. A mata ao redor tem diferentes tipos de vegetação.
Trilhas de Bertioga estão inseridas nos Parques Estaduais Restinga de Bertioga e Serra do Mar. Foto: Divulgação/PMB

Além das pegadas, outra forma de contemplação e aprendizado da fauna é com a observação de aves, o birdwatching. O biólogo Odemir de Freitas Júnior, também ornitólogo e monitor ambiental, conta que o último levantamento indicava mais de 400 espécies de aves avistadas na cidade e os melhores locais para observação são as trilhas do São Lourenço, da Cachoeira do Guaratuba e até mesmo as praias. “Agora que estamos na época de receber aves migratórias (principalmente da América do Norte), recomendo ficar atento a todas as praias, principalmente lá no Sesc e na praia do Itaguaré (que também é parque, mas possui uma trilha autoguiada)”, comentou. Ainda, ele realiza passeios de observação de aves na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Riviera, onde há controle de entrada.

Sabendo disso, que tal escolher a trilha para o feriadão? Confira as mais indicadas de acordo com o seu perfil aqui.

Canoagem

Um passeio refrescante e cheio de descobertas, passando pelos ecossistemas da Mata Atlântica é a canoagem no rio Jaguareguava, cujo nome vem do tupi-guarani, que traduzido seria algo como “local onde a onça bebe água”. Quem navega pelas suas águas, se depara com diferentes trechos em meio às águas cristalinas. 

“Em um curto espaço de remada, a gente consegue perceber nitidamente a transição do manguezal para a restinga, que são dois ecossistemas dentro do bioma da Mata Atlântica. Além de você estar praticando um esporte delicioso de se realizar, nesse curto espaço você tem essa aula perfeita sobre a Mata Atlântica”, comentou Bruno Guazzelli Filho, proprietário da agência Jaguareguava Ecoturismo, que possui suporte para atender a todos os públicos, inclusive canoas adaptadas para pessoas com deficiência.  

E a beleza em navegar pelo Jaguareguava também está na contemplação silenciosa, já que muitas aves mostram sua exuberância e, a depender da época, os sortudos podem até se deparar com a beleza do voo de guarás vermelhos.

Foto retangular colorida. Cinco pássaros vermelhos, de pescoço e pernas alongadas, estão em uma área rasa de rio. A cor da água reflete o verde do redor. Ao fundo, folhagens.
Guarás vermelhos no rio Jaguareguava. Foto: Reprodução/Jaguareguava Ecoturismo

Nesse passeio também é possível conhecer até um pedaço da história de Bertioga. Já no começo do trajeto, os visitantes passam sob a ponte da Banana, cuja estrutura, datada de 1929, foi utilizada para o escoamento das plantações de bananas para o Porto de Santos.

Com todos esses atrativos, que tal agendar seu passeio e preparar a mochila com roupas de banho, água, lanche, repelente e protetor solar? Para visitar as trilhas, o agendamento pode ser feito diretamente com a Fundação Florestal, responsável pelos Parques Estadual Restinga de Bertioga (Perb) e Estadual Serra do Mar (Pesm) pelo (13) 3317 2094 ou com as operadoras autorizadas Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO) pelo (13) 99728 9614 ou Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB) no (13) 99693 7598. Já a agência Jaguareguava Ecoturismo, que realiza os passeios de canoagem, pode ser contatada nos telefones (11) 94702 0906 ou (11) 94700 3923.

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!