Saiba quais são os riscos de investir na bolsa | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Saiba quais são os riscos de investir na bolsa

Capital Research

Capital Research

Na Coluna Capital Research você encontra a opinião dos especialistas da nossa casa de análises de investimentos sobre os assuntos que mais impactam o seu dinheiro.

Atualmente, o mercado de ações está sendo bastante visado por pessoas que buscam investimentos de médio e longo prazo os quais sejam mais rentáveis do que a poupança. 


É inegável que os rendimentos desse tipo de investimento sejam maiores e melhores do que os mais conservadores e tradicionais, como a poupança, por exemplo. Entretanto, é preciso certo nível de conhecimento e cautela para não perder dinheiro e fazer apostas arriscadas dentro da Bolsa. 


Muitas pessoas ainda acreditam que somente os muito ricos podem aplicar dinheiro na Bolsa de Valores. Mas, não é bem assim! Hoje em dia o mercado financeiro está mais aberto e descomplicado, o que é ótimo para que o público geral possa se aventurar e conhecer novos tipos de investimento. 

O que é risco de investimento?

Para compreender os riscos envolvidos durante um investimento em ações na Bolsa de Valores, é necessário entender o que é risco de investimento. Sendo assim, risco de investimento nada mais é do que a probabilidade de alguma variável que não estava prevista impactar no desempenho de uma certa aplicação financeira.


Dessa forma, o risco está diretamente ligado à previsibilidade de retorno do investimento. Por isso é comum encontrar investidores que correm altos riscos visando um ótimo retorno. 


Entretanto, também é possível conseguir um bom rendimento sem se arriscar tanto, para isso é necessária cautela e conhecimento sobre o mercado das ações antes de começar a investir.


Micos da bolsa de valores

Os micos da bolsa de valores podem representar um risco para quem não conhece o funcionamento do mercado de ações. Normalmente, são ações de terceira linha, bastante procuradas por investidores experientes. Na maioria dos casos, são papéis de valor muito baixo e referentes a empresas que se encontram ou em processo de recuperação judicial ou que estão falidas. 


Esse é um exemplo de investimento de alto risco, visto que a possibilidade de retorno varia entre percentuais negativos e rentabilidade acima de 100%, não há como prever. Quanto maior for a variabilidade de retorno, maior serão os riscos de investimento. Assim é possível compreender porquê investimentos de baixo risco costumam dar retornos menores.

Riscos de investir em ações

Além dos micos da bolsa, existem outros tipos de riscos de investir em ações, que estão associados a diversos fatores além do status da empresa.

Risco de liquidez

O risco de liquidez se refere à dificuldade de encontrar compradores para ações que você quer vender. Esse tipo de perigo pode ser minimizado comprando papéis de empresas consolidadas no mercado, evitando os micos da bolsa. A boa liquidez de empresas sólidas faz com que as ações das mesmas tenham uma demanda maior na bolsa de valores. 

Risco da empresa

O primeiro passo antes de investir em uma empresa é pesquisar para saber se ela está em período de crescimento ou dando prejuízo para os acionistas. Além disso, é necessário também verificar os índices de rentabilidade e endividamento para ter certeza que o seu investimento está seguro. 


Fatores como esses devem ser sempre levados em consideração, principalmente porque as companhias que apresentam algum resultado negativo tendem a ser avaliadas negativamente pelo mercado financeiro. Essa avaliação impacta diretamente o preço das ações e na saúde financeira da empresa. 

Risco de mercado

O risco de mercado ocorre quando o preço das ações é desvalorizado por conta de variáveis macroeconômicas externas, completamente fora do controle da empresa. Sendo assim, interferências externas, como um aumento na intervenção estatal, variações na taxa de juros, inflação ou desemprego, podem apresentar certo risco de mercado.

Não tenha medo de investir

É natural que os primeiros investimentos sejam cautelosos e, por isso, valores baixos são aplicados. Entretanto, para quem quer ver seu dinheiro render mais do que a poupança o medo não é um aliado. Agora que já conhece os principais riscos de investir na bolsa, você é capaz de analisar e escolher quais valem a pena para você e seus objetivos. 


Sendo assim, para conseguir alcançar suas metas não é preciso ter medo e sim conhecimento. Vale a pena começar com cautela e seguir evoluindo nos investimentos até encontrar um ponto em que você se sinta seguro e confortável com os rendimentos. Dessa forma, cabe a cada investidor encontrar o seu perfil e adequar suas ações a ele. 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - 30 de julho a 6 de agosto

  • COROA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Fase de revoluções onde você vira o jogo e busca respostas de uma maneira mais agressiva, é preciso ter cautela com as palavras para não ter problemas maiores. Cuidado para não confundir o seu relacionamento amoroso com suas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, buscando o equilíbrio para lidar com algumas questões particulares. Questões familiares são melhores resolvidas depois de uma conversa amiga.

  • CANDEIAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) O momento não te favorece muito, porém tudo pode mudar dentro de um determinado tempo, basta você saber lidar com todas as situações e não se precipitar diante dos fatos. Cuide-se mais em questões profissionais, fuja do comodismo e arrisque um pouco mais, as questões que te rondam podem não estar favoráveis mas isso não quer dizer que você não tenha a capacidade para dar a volta por cima. Saiba lidar com todas as situações.

  • RODA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Fase de renovação, de entusiasmo e muita fé, você se depara com boas respostas porém os dias esclarecem os assuntos e você passa a se preocupar menos, tudo começa a fazer mais sentido enfim até mesmo há uma melhora nas questões de saúde. O momento é de bons pensamentos, bons sentimentos enfim aquela nuvem de preocupações familiares começa a se dissipar e os dias ficam melhores, mais oportunos.

  • SINO - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO)  Momento de renovação, de fé e entusiasmo, você volta a agir diante das situações, consegue mudar o que for preciso e vai um pouco mais além daquilo que você precisa. As mudanças favorecem o seu astral, mas você precisa resolver certos assuntos pendentes, encarar de frente certas situações que acabaram te trazendo uma certa dor de cabeça. No amor tente entender a pessoa amada, muitas vezes voc~e age com grosseria sem necessidade.

  • MOEDAS - 30 de julho a 6 de agosto

     (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) Você tende a mudar a sua maneira de agir nas questões profissionais, está mais tranquilo(a) diante dos assuntos financeiros porém ainda enfrenta certas dificuldades em particular. Controle-se diante dos fatos, busque a paz acima de tudo, deixe o tempo agir e liberte-se do passado vivendo uma vida mais equilibrada no presente. No amor tudo tende a ficar bem dentro de alguns dias, os relacionamentos começam a acontecer de maneira positiva.

  • ADAGA - 30 de julho a 6 de agosto

    ( 23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) Fase de fé e determinação, momento de luz e boas energias astrais, você busca novidades para os seus caminhos, está decidido(a) a inverter as situações e seguir uma nova jornada muito mais positiva. Garra e determinação não vão faltar neste momento de mudanças radicais e sentimentos fortes e intensos, será preciso fôlego para seguir com seus bons planos. No amor será preciso tomar cuidado com as palavras pois sem querer você pode ofender a pessoa amada.

  • FERRADURA - 30 de julho a 6 de agosto

    (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) Dias de luz e alegrias, momento de boas realizações e novidades que mudam o seu astral, é hora de agir diante das questões, favorecer a sua vida de maneira positiva. Concentre-se mais em seus objetivos, busque a paz espiritual para os seus caminhos, não se deixe levar pelos imprevistos que rondam a sua vida. Esqueça o passado e viva o presente, corra atrás dos seus objetivos com mais intensidade e muita fé.

  • TAÇA - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Será preciso muito equilíbrio e muita compreensão de sua parte para virar o jogo diante das questões, não se deixe levar pelos fatos, faça o que for preciso para vencer seus obstáculos, deixe pra lá tudo aquilo que só atrapalha os seus caminhos, vá viver as suas oportunidades de maneira positiva sem se deixar levar pelos acontecimentos. Mudanças em sua maneira de pensar e de agir, reviravoltas favoráveis que trazem a ti uma alegria a mais para continuar, para criar uma nova história.

  • CAPELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Você decide seguir com mais fé e entusiasmo, porém ainda enfrenta certas situações de maneira firme e decidida, sabe que está enfrentando grandes batalhas porém ainda mantém o foco dos seus objetivos. Mudanças costumam acontecer em seus caminhos para que você aprenda a se desapegar de situações nada favoráveis. Tente manter o foco dos seus objetivos e se liberte de tudo aquilo que de uma certa maneira te perturba.

  • PUNHAL - 30 de julho a 6 de agosto

     (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)  Momento de reorganizar seus planos buscando o equilíbrio diante de todos os assuntos.No amor tente ser compreensivo(a) para não resultar num término desnecessário. Tudo tem o tempo certo para acontecer portanto não insista em algo que ainda está longe de te dar uma resposta positiva, você pode estar perdendo tempo e outras boas oportunidades que com certeza te trarão melhores respostas profissionais e financeiras.

  • ESTRELA - 30 de julho a 6 de agosto

     (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO)  Fase de amor e fé, momento de boas realizações e de novidades que esclarecem os seus ideais, é hora de seguir em frente, aceitar os fatos e virar o jogo com mais entusiasmo e alegria, embora ainda existam certas questões a serem resolvidas você segue a sua intuição e as respostas surgem de maneira satisfatória em seus caminhos. Na busca de dias melhores tudo começa a acontecer de maneira positiva, você se liberta dos seus medos e encara uma nova jornada.

  • MACHADO - 30 de julho a 6 de agosto

     ( 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Boas vibrações, maravilhosas respostas, momento de luz e alegrias, fase de paz, de união e reviravoltas favoráveis em seus caminhos. Mudanças necessárias e oportunas surgem e você se depara com situações agradáveis que incentivam os seus bons projetos. Cuide-se bem sempre e não se deixe levar pelos imprevistos ao seu redor, continue focado(a) em seus objetivos pois você já sentiu que tudo tende a dar certo. No amor novas respostas surgem porém seu foco é outro nos dias de hoje.