Saiba quais são os riscos de investir na bolsa | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte

Sistema Costa Norte de Comunicação

Logo do Jornal Costa Norte

Saiba quais são os riscos de investir na bolsa

Capital Research

Capital Research

Na Coluna Capital Research você encontra a opinião dos especialistas da nossa casa de análises de investimentos sobre os assuntos que mais impactam o seu dinheiro.

Atualmente, o mercado de ações está sendo bastante visado por pessoas que buscam investimentos de médio e longo prazo os quais sejam mais rentáveis do que a poupança. 


É inegável que os rendimentos desse tipo de investimento sejam maiores e melhores do que os mais conservadores e tradicionais, como a poupança, por exemplo. Entretanto, é preciso certo nível de conhecimento e cautela para não perder dinheiro e fazer apostas arriscadas dentro da Bolsa. 


Muitas pessoas ainda acreditam que somente os muito ricos podem aplicar dinheiro na Bolsa de Valores. Mas, não é bem assim! Hoje em dia o mercado financeiro está mais aberto e descomplicado, o que é ótimo para que o público geral possa se aventurar e conhecer novos tipos de investimento. 

O que é risco de investimento?

Para compreender os riscos envolvidos durante um investimento em ações na Bolsa de Valores, é necessário entender o que é risco de investimento. Sendo assim, risco de investimento nada mais é do que a probabilidade de alguma variável que não estava prevista impactar no desempenho de uma certa aplicação financeira.


Dessa forma, o risco está diretamente ligado à previsibilidade de retorno do investimento. Por isso é comum encontrar investidores que correm altos riscos visando um ótimo retorno. 


Entretanto, também é possível conseguir um bom rendimento sem se arriscar tanto, para isso é necessária cautela e conhecimento sobre o mercado das ações antes de começar a investir.


Micos da bolsa de valores

Os micos da bolsa de valores podem representar um risco para quem não conhece o funcionamento do mercado de ações. Normalmente, são ações de terceira linha, bastante procuradas por investidores experientes. Na maioria dos casos, são papéis de valor muito baixo e referentes a empresas que se encontram ou em processo de recuperação judicial ou que estão falidas. 


Esse é um exemplo de investimento de alto risco, visto que a possibilidade de retorno varia entre percentuais negativos e rentabilidade acima de 100%, não há como prever. Quanto maior for a variabilidade de retorno, maior serão os riscos de investimento. Assim é possível compreender porquê investimentos de baixo risco costumam dar retornos menores.

Riscos de investir em ações

Além dos micos da bolsa, existem outros tipos de riscos de investir em ações, que estão associados a diversos fatores além do status da empresa.

Risco de liquidez

O risco de liquidez se refere à dificuldade de encontrar compradores para ações que você quer vender. Esse tipo de perigo pode ser minimizado comprando papéis de empresas consolidadas no mercado, evitando os micos da bolsa. A boa liquidez de empresas sólidas faz com que as ações das mesmas tenham uma demanda maior na bolsa de valores. 

Risco da empresa

O primeiro passo antes de investir em uma empresa é pesquisar para saber se ela está em período de crescimento ou dando prejuízo para os acionistas. Além disso, é necessário também verificar os índices de rentabilidade e endividamento para ter certeza que o seu investimento está seguro. 


Fatores como esses devem ser sempre levados em consideração, principalmente porque as companhias que apresentam algum resultado negativo tendem a ser avaliadas negativamente pelo mercado financeiro. Essa avaliação impacta diretamente o preço das ações e na saúde financeira da empresa. 

Risco de mercado

O risco de mercado ocorre quando o preço das ações é desvalorizado por conta de variáveis macroeconômicas externas, completamente fora do controle da empresa. Sendo assim, interferências externas, como um aumento na intervenção estatal, variações na taxa de juros, inflação ou desemprego, podem apresentar certo risco de mercado.

Não tenha medo de investir

É natural que os primeiros investimentos sejam cautelosos e, por isso, valores baixos são aplicados. Entretanto, para quem quer ver seu dinheiro render mais do que a poupança o medo não é um aliado. Agora que já conhece os principais riscos de investir na bolsa, você é capaz de analisar e escolher quais valem a pena para você e seus objetivos. 


Sendo assim, para conseguir alcançar suas metas não é preciso ter medo e sim conhecimento. Vale a pena começar com cautela e seguir evoluindo nos investimentos até encontrar um ponto em que você se sinta seguro e confortável com os rendimentos. Dessa forma, cabe a cada investidor encontrar o seu perfil e adequar suas ações a ele. 

Comentarios

Previsão do tempo


MÁX

MIN

Estradas

Segurança

Colunas e Blogs

Geral

Política

Esporte

Variedades

Horóscopo Cigano

Horóscopo Cigano - de 21 a 27 de maio

  • Coroa - 21 a 27 de maio

    COROA - (20 DE ABRIL A 20 DE MAIO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e compreensão enfim você se adapta mais às questões pessoais, entende todas as situações e busca a paz interior. Mude o que for preciso porém não perca o foco dos seus objetivos, a semana tende a ser positiva também nas questões profissionais. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, ter e mente em ordem é fundamental neste momento de mudanças repentinas.

  • Candeias - 21 a 27 de maio

    CANDEIAS -  (21 DE MAIO A 20 DE JUNHO) É preciso parar de fantasiar certas situações, acordar para os bons momentos de luz e seguir com fé e entusiasmo, deixar de lado certas manhas pessoais, encarar de frente as questões e resolver de vez pois o tempo é precioso demais neste momento atual. No amor tudo tende a acontecer de uma maneira mais branda, seja apenas um pouco mais gentil e tudo volta ao normal, saber ouvir também é uma virtude.

  • Roda - 21 a 27 de maio

    RODA - (21 DE JUNHO A 21 DE JULHO) Vibrações positivas para o amor, uma nova fase de luz e bons presságios, você se sente bem depois de uma resposta favorável e segue com bons planos para a sua vida amorosa. Bom momento em questões familiares enfim a compreensão reina e tudo fica em paz. Essa será uma semana dedicada ao lado profissional, a busca pelo progresso é intensa e as boas respostas surgem devido ao seu empenho, até mesmo questões familiares ganham um novo sentido.

  • Sino - 21 a 27 de maio

    SINO - (23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO) Busque a sua paz interior, deixe de lado os seus medos e tente resolver de maneira positiva certas questões. A semana pede atitudes de sua parte, vá ao encontro da luz pessoal, siga a sua intuição os dias pedem mais atrevimento então encare as situações com otimismo, garra e muita fé! No amor o seu coração ainda carrega algumas dúvidas, seja mais firme em seus atos, decida de vez que caminho deseja seguir e se desprenda de tudo  que atrapalha a sua vida.

  • Moedas - 21 a 27 de maio

    MOEDAS -  (23 DE SETEMBRO A 22 DE OUTUBRO) É preciso se desapegar de certos pensamentos e sentimentos, focar em seus objetivos e fugir de situações desagradáveis, busque a paz interior algo ainda te incomoda de uma certa maneira, não se deixe levar pelo medo entenda os fatos e vire a página, crie uma nova história muito mais positiva e deixe ir, o tempo se encarrega de trazer novas respostas desde que você aprenda a desapegar daquilo que não te traz resposta alguma.

  • Adaga - 21 a 27 de maio

    ADAGA - (23 DE OUTUBRO A 21 DE NOVEMBRO) A capacidade de dar a volta por cima, a força interior que muda tudo de maneira positiva, a semana será marcada por situações agradáveis que elevam o seu astral. Bom momento para novos aprendizados e para os estudos, as boas oportunidades financeiras e trabalhistas também surgem em seus caminhos. No amor você consegue dar a volta por cima e resolve tudo de maneira positiva, a pessoa amada se apega mais à você

  • Ferradura - 21 a 27 de maio

    FERRADURA - (22 DE DEZEMBRO A 20 DE JANEIRO) A palavra da semana é capacidade! Você verá a capacidade que tem depois de passar por uma determinada situação. A força interior transforma os seus caminhos e você se dedica mais aos seus objetivos maiores. Bons planos, boas realizações enfim você desperta para o que realmente te traz bons resultados, deixa de lado os medos e segue em frente decidindo os seus caminhos com muita luz e energia positiva.

  • Taça - 21 a 27 de maio

    TAÇA - (21 DE JANEIRO A 29 DE FEVEREIRO) Realize os seus bons planos, faça valer todas as situações e não se prenda ao medo, os dias que se seguem serão meio complicados porém a sua força interior e a sua verdade serão libertadoras neste momento. Confie na sua intuição e siga em frente , você tem a capacidade de dar a volta por cima e estes momentos são fortes e significativos em sua vida. No amor e em outras questões pessoais tudo tende a melhorar dentro de alguns dias.

  • Capela - 21 a 27 de maio

    CAPELA - (20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO) Resoluções, mudanças e boas respostas marcam a sua semana. Chegou a hora de reavaliar seus planos trabalhistas e não se desesperar diante das situações. Bom momento para cuidar da sua saúde física e espiritual, encontrar a paz interior e deixar de lado certos assuntos desagradáveis. Muitas vezes você bate de frente com questões que não valem à pena, o momento requer mais maturidade e raciocínio lógico diante das situações.

  • Punhal - 21 a 27 de maio

    PUNHAL - (21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL) Momentos de luz e realizações, enfim você consegue respirar de maneira aliviada depois de um período de muitas batalhas. A semana tende a ser mais otimista e com novas realizações, bons projetos profissionais enfim este é o momento de organizar-se mais , seguir com entusiasmo e foco pois as boas oportunidades voltam a surgir em seus caminhos. No amor tende entender as crises da pessoa amada e não revide qualquer situação desagradável.

  • Estrela - 21 a 27 de maio

    ESTRELA - (22 DE JULHO A 22 DE AGOSTO) Fase de renovação , de fé e entusiasmo, a semana tende a ser agitada devido aos seus bons planos, apesar de ainda estar em certas crises amorosas você tende a pensar numa resolução para tal questão. O seu coração carrega algumas dúvidas com respeito ao amor, porém esses dias serão decisivos pois o destino se encarrega de trazer resoluções. Confie no seu potencial e não se deixe levar pelo desânimo, tudo pode mudar repentinamente.

  • Machado - 21 a 27 de maio

    MACHADO - (22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO) Força e entusiasmo, as novas respostas surgem em seus caminhos e a paz interior volta a reinar em sua mente e em seu coração. Uma nova resposta amorosa traz a paz desejada, você fica bem depois de esclarecer os assuntos mal resolvidos. Mesmo estando com muitas ocupações conseguirá encontrar tempo para se divertir e relaxar um pouco, e merecidamente o destino te traz duas importantes respostas que favorecerão o seu astral