Dos versos cantados às estrofes escritas | Sistema Costa Norte de Comunicação
Logo do Jornal Costa Norte
|
Bertioga

Dos versos cantados às estrofes escritas


11 de outubro de 2013 às 10:33
Por Costa Norte

Por Antonio Pereira

Livro deverá ser lançado no próximo dia 20, no aniversário da rádio Praia FM


Um olhar humilde e uma fala bem calma. Na cabeça, um chapéu tipo Panamá e, nas mãos, calejadas pelas ferramentas da roça, uma pasta com uma centena de poemas. O encontro, em uma das salas do Sistema Costa Norte de Comunicação, é com o agora poeta José de Ribamar Lima, o Poeta Lima, um repentista ‘arretado’, nascido no sertão do Piauí e radicado em Bertioga há oito anos. Ele já gravou quatro discos e pretende, no próximo dia 20, lançar o livro Fagulha da Literatura, que retrata a história da cidade por meio de estrofes, características da literatura de cordel.
“Vim para Bertioga em 2004 para trabalhar, prestando serviços de manutenção em apartamentos na Riviera de São Lourenço, mas sempre tive a literatura de cordel e os repentes como uma forma de ficar ligado à minha terra natal, a cidade de Miguel Alves, no interior do estado do Piauí”, conta ele, que oferece, em proporções iguais, o carinho pela cidade onde nasceu e pela que escolheu para viver.
A data de lançamento do livro, o próximo dia 20, em plena festa de aniversário de 12 anos da rádio Praia FM - 106,1, segundo o poeta, não poderia ser melhor. “A rádio sempre foi maravilhosa comigo e poder presentear a rádio com uma lembrança de Bertioga será uma honra”, reforçou. Poeta Lima é um dos participantes do programa ‘Amigos da Praia’, comandado pelo diretor-presidente do Costa Norte Ribas Zaidan, e que vai ao ar aos sábados e domingos, a partir das 5 horas da manhã.
Algumas das histórias constantes na primeira publicação de poeta Lima foram mostradas com exclusividade à reportagem do Jornal Costa Norte (JCN), entre as quais: ‘O descobrimento de Bertioga’; ‘Garça branca que vai em direção a Guarujá’ (em alusão à balsa) e ‘Emancipação’.

Patrocínios
Lima ainda está em busca de patrocinadores que o ajudem a financiar a publicação do livro. Em troca, além do espaço publicitário, ele oferece shows de repentes. O telefone dele para contato é o (13) 99718-7261.

Últimas Notícias

Os melhores do litoral

Confira algumas das melhores dicas de todo o litoral